15 animais ameaçados de extinção no Brasil

15 animais ameaçados de extinção no Brasil

O Brasil é um dos países com maior biodiversidade em sua fauna e flora nativas. Estima-se que entre 10 e 15% de todas as espécies do mundo habitam os ecossistemas brasileiros. No entanto, o país sul-americano possui mais de 1.150 animais em risco de extinção, o que significa que mais de 9,5% da fauna está em estado de risco ou vulnerabilidade atualmente.

Neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos 15 animais ameaçados de extinção no Brasil, que chamam a atenção por serem espécies muito emblemáticas da fauna brasileira e cujas populações passaram por um processo radical de declínio nas últimas décadas, principalmente devido à caça e ao desmatamento em seu habitat natural. Continue lendo!

Nomes dos animais ameaçados de extinção no Brasil

Essa é uma lista com os 15 nomes dos animais em risco de extinção no Brasil. Nas outras seções você vai ver uma descrição completa de cada animal, além dos motivos pelos quais eles estão em risco de extinção.

  1. Boto-cor-de-rosa;
  2. Lobo-guará;
  3. Ariranha;
  4. Cuxiú-preto;
  5. Jacutinga;
  6. Lagartixa-de-areia;
  7. Muriqui-do-Norte;
  8. Pica-pau-amarelo;
  9. Sapo-folha;
  10. Tartaruga-de-couro;
  11. Tatu-bola;
  12. Uacari;
  13. Morceguinho-do-cerrado;
  14. Mico-leão-dourado;
  15. Onça-pintada.

                              15 animais em risco de extinção no Brasil

                              Segundo o Catálogo Taxonômico das Espécies do Brasil, realizado por iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, já foram registradas cerca de 116.900 espécies de animais vertebrados e invertebrados que compõem a fauna brasileira. Mas, como já mencionamos na introdução, quase 10% das espécies são animais que correm risco de extinção no Brasil.

                              Os animais em risco de extinção no Brasil são classificados nas três categorias a seguir, dependendo do seu estado de conservação: vulnerável, em perigo ou crítico. Logicamente, as espécies criticamente ameaçadas são aquelas que correm maior risco de desaparecer e requerem atenção imediata das autoridades, iniciativas privadas e organizações sem fins lucrativos com ações protecionistas.

                              Segundo as avaliações realizadas entre 2010 e 2014 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, a Mata Atlântica é o bioma mais afetado nas últimas décadas, com mais de 1.050 espécies ameaçadas. Esses estudos também revelam que, entre os animais vertebrados em risco de extinção no Brasil, existem cerca de 110 mamíferos, 230 aves, 80 répteis, 40 anfíbios e mais de 400 peixes ameaçados (marinhos e continentais).

                              Considerando esses números altos e lamentáveis, é evidente que nem chegaremos perto de mencionar todas as espécies ameaçadas nos ecossistemas brasileiros. No entanto, fizemos um grande esforço para selecionar os 15 animais ameaçados de extinção no Brasil que se destacam por serem animais típicos do Brasil ou endêmicos do país. Depois desta breve explicação, podemos seguir para a nossa lista de animais em risco de extinção.

                              Boto-cor-de-rosa

                              O golfinho rosa do Amazonas (Inia geoffrensis), conhecido como boto-cor-de-rosa no Brasil, é o maior golfinho de água doce do mundo, sendo caracterizado pela coloração rosada de sua pele. Na cultura folclórica brasileira, existe uma lenda bem conhecida que diz que esses cetáceos costumavam se aproveitar da grande beleza para seduzir mulheres jovens e solteiras na região amazônica.

                              Infelizmente, o boto cor-de-rosa está entre os animais com maior risco de extinção no Brasil, uma vez que sua população diminuiu mais de 50% nos últimos 30 anos, principalmente devido à pesca e à construção de hidrelétricas nos volumosos corpos d'água dos rios amazônicos.

                              Lobo-guará

                              O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo originário da América do Sul, habitando principalmente a região dos Pampas e os grandes pântanos do Brasil (o famoso Pantanal brasileiro). Caracteriza-se por seu corpo alto e magro, com linhas bem estilizadas, pelo avermelhado mais escuro nas pernas (quase sempre pretas). O desmatamento de seu habitat e a caça são as principais ameaças à sobrevivência dessa espécie.

                              Ariranha

                              A ariranha (Pteronura brasiliensis), conhecida popularmente como lobo-do-rio, é um mamífero aquático de água doce, reconhecido como uma lontra gigante e está entre os 15 animais ameaçados de extinção no Brasil. Seu habitat natural se estende da região amazônica ao Pantanal brasileiro, mas sua população diminuiu intensamente graças à contaminação das águas (principalmente por metais pesados, como o mercúrio), pesca e caça ilegal.

                              Cuxiú-preto

                              O cuxiú-preto (Chiropotes satanas) é uma espécie de macaco de pequeno porte, nativo da Amazônia, que vive principalmente na floresta amazônica brasileira. Sua aparência é muito marcante, não apenas por seu pelo completamente preto e brilhante, mas também pelos cabelos longos e densos que formam uma espécie de barba e topete em sua cabeça, fazendo com que eles nunca passem despercebidos.

                              Atualmente, é considerado em um estado crítico de perigo de extinção, pois sua sobrevivência é ameaçada pela escassez de alimentos causada pelo desmatamento, caça e tráfico ilegal de espécies exóticas.

                              Imagem: Reprodução/Fábio Manfredini em flickr.com

                              Jacutinga

                              A jacutinga (Aburria jacutinga) é uma espécie de ave endêmica da Mata Atlântica brasileira que também está entre os 15 animais em risco de extinção no Brasil. Sua plumagem é principalmente preta, com algumas penas brancas ou cor de creme nas laterais, no peito e na cabeça.

                              Seu bico pode apresentar uma tonalidade esverdeada e sua pequena papada característica exibe uma combinação de azul e vermelho intenso. Hoje, essa é uma das aves com maior risco de extinção nos ecossistemas brasileiros e já é extinta em várias regiões do Nordeste e Sudeste do país.

                              Lagartixa-de-areia

                              A lagartixa-de-areia (Liolaemus lutzae) é um tipo de lagartixa endêmica do estado do Rio de Janeiro. Seu nome popular vem de seu habitat natural, encontrado nas faixas de areia que se estendem ao longo de todo o litoral fluminense, com aproximadamente 200 km de extensão.

                              Com a urbanização imparável e a poluição progressiva das praias no Rio, a sobrevivência dessas lagartixas se tornou algo inviável. De fato, estima-se que 80% de sua população tenha desaparecido e as lagartixas-de-areia estejam entre os animais em risco de extinção no Brasil classificados como em estado crítico.

                              Muriqui-do-Norte

                              No Brasil, a palavra "muriqui" é usada para denominar várias espécies de macacos de pequeno e médio porte que habitam os ecossistemas cobertos pela Mata Atlântica e são geralmente animais típicos do Brasil.

                              O muriqui-do-Norte (Brachyteles hypoxanthus), também conhecido como o mono-carvoeiro, destaca-se por ser o maior primata que habita o continente americano e também por estar entre os 15 animais ameaçados de extinção no Brasil, onde está seu principal habitat. Seu status de conservação passou a ser considerado crítico nas últimas décadas devido à caça indiscriminada, à ausência de legislação efetiva para proteger essa espécie e ao intenso desmatamento que continua ocorrendo em seu habitat natural.

                              Pica-pau-amarelo

                              O pica-pau-amarelo (Celeus flavus subflavus), como é chamado no Brasil, é uma ave muito importante para a cultura popular, pois inspirou a famosa obra da literatura infantil e juvenil chamada "Sitio do pica-pau amarelo", escrita por Monteiro Lobato e adaptada para a televisão e cinema com enorme sucesso.

                              Esta é uma ave endêmica do Brasil, que naturalmente é muito parecida com os outros tipos de pica-pau, mas se destaca por ter uma plumagem predominantemente amarela. Está entre os 15 animais ameaçados de extinção no Brasil, pois estima-se que restam apenas cerca de 250 indivíduos hoje e seu habitat está constantemente ameaçado pelo desmatamento e queimadas.

                              Imagem: Reprodução/icesi.edu.co

                              Sapo-folha

                              O sapo-folha (Proceratophrys sanctaritae) é uma espécie endêmica do Brasil, descoberta em 2010 na Serra de Timbó, localizada no estado da Bahia, na região nordeste do país. Sua aparência é muito marcante, com o corpo em um formato muito semelhante ao de uma folha e cores predominantemente marrons ou ligeiramente esverdeadas, que facilitam sua camuflagem em seu ambiente.

                              Infelizmente, juntamente com sua descoberta, também foi constatado seu estado crítico de conservação, já que pouquíssimos indivíduos conseguem resistir à escassez de alimentos causada pelo desmatamento que seu habitat vem sofrendo para dar origem a novas plantações de cacau e banana, bem como para a expansão da atividade pecuária.

                              Imagem: Reprodução/inaturalist.ca

                              Tartaruga-de-couro

                              A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), conhecida também como tartaruga-gigante ou tartaruga-de-quilha, é a maior espécie de tartaruga marinha do mundo e vive nos oceanos tropicais e temperados do continente americano. No Brasil, esses répteis se aproximam da costa do Espírito Santo todos os anos para desovar e seguem sendo vítimas de caça ilegal, apesar dos esforços de organizações e iniciativas protecionistas.

                              Em alguns países, o consumo de sua carne, ovos e óleo não apenas continua sendo permitido, como também são produtos de alto valor no mercado. Isso incentiva a captura e a caça indiscriminadas e dificulta a proteção dessa espécie. Infelizmente, a tartaruga-de-couro está em um estado crítico de conservação, sendo atualmente um dos animais ameaçados de extinção extinção no Brasil com maior risco.

                              Tatu-bola

                              O tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) é uma espécie de tatu endêmica do Nordeste brasileiro, que ganhou reconhecimento internacional após ser escolhida como mascote oficial da Copa do Mundo da FIFA em 2014. Esta espécie de aparência tão peculiar e bonita se destaca como um dos animais mais adaptados à região mais árida do país, a Caatinga.

                              Apesar de sua grande resistência e adaptabilidade, a população de tatu-bola foi reduzida quase pela metade nas últimas duas décadas, devido à caça e à predação e contaminação de seu habitat natural.

                              Uacari

                              O uacari (Cacajao hosomi) é outro dos primatas nativos da região amazônica que infelizmente está entre os 15 animais ameaçados de extinção no Brasil. É caracterizado por seu tamanho médio, rosto pequeno com grandes olhos esbugalhados e pelo escuro com reflexos avermelhados.

                              Por vários séculos, essa espécie habitou as terras indígenas das tribos Yanomami, vivendo em harmonia com seus membros. No entanto, a redução das reservas indígenas, a caça ilegal destinada ao tráfico de espécies e o desmatamento têm ameaçado sua sobrevivência nas últimas décadas e hoje os macacos-uacari estão em um estado crítico de conservação.

                              Imagem: Reprodução/http://www4.icmbio.gov.br/

                              Morceguinho-do-cerrado

                              O morceguinho-do-cerrado (Lonchophylla dekeyseri), como é conhecido no Brasil, é uma das menores espécies de morcegos que habitam o continente americano, pesando cerca de 10 a 12 gramas e está entre os animais de hábitos noturnos.

                              Este animal é endêmico do cerrado brasileiro, onde vive principalmente nas cavernas e buracos das regiões com presença de Mata Atlântica. Além do desmatamento e da degradação ambiental, a ausência de uma infraestrutura e organização turística que respeite a fauna e a flora nativas também é uma das maiores ameaças à sua sobrevivência.

                              Mico-leão-dourado

                              O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), como é chamado no Brasil, é a espécie de mico-leão mais representativa da fauna brasileira, e quase desapareceu graças à caça indiscriminada para o tráfico de espécies exóticas e ao desmatamento de seu habitat natural

                              Sua situação se tornou tão crítica que os últimos representantes vivos da espécie estavam limitados às pequenas reservas naturais do estado do Rio de Janeiro. Com a criação e o crescimento de projetos e iniciativas protecionistas, estima-se que será possível recuperar gradualmente parte de sua população no país. No entanto, por enquanto, o mico-leão-dourado permanece entre os animais em risco de extinção com perigo mais elevado.

                              Onça-pintada

                              A belíssima onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino que vive nos ecossistemas americanos, sendo conhecida também como jaguar no Brasil. Originalmente, esses animais ocupavam praticamente todos os biomas brasileiros, mas a caça, o avanço das atividades agrícolas e o desmatamento de seu habitat causaram um declínio radical em sua população.

                              Sua pele continua tendo alto valor no mercado e ainda é comum os proprietários de terras matarem esses felinos para proteger seu gado, assim como fazem com as onças-pardas. Por tudo isso, a onça-pintada está em risco de extinção no Brasil e seu status de conservação é ainda mais crítico em países vizinhos, como a Argentina e o Paraguai, onde a espécie está prestes a ser extinta.

                              Arara-azul é um dos animais em risco de extinção no Brasil?

                              Depois do enorme sucesso do filme animado "Rio", diversas polêmicas e perguntas foram levantadas sobre o estado de conservação da arara-azul, como é conhecida no Brasil. Mas antes de saber se essas belas aves se encontram ameaçadas de extinção no Brasil, devemos esclarecer uma questão muito importante.

                              É comum chamar de arara-azul quatro espécies diferentes, pertencentes aos gêneros Anodorhynchus (no qual se encontram 3 destas 4 espécies) e Cyanopsitta, que se destacam por terem uma plumagem total ou principalmente em tons de azul. Essa variedade de espécies gerou certa confusão ao se falar sobre o estado de conservação da arara-azul.

                              Mas quando falamos sobre a arara-azul mais popular, nos referimos à espécie Cyanopsitta spixii, que protagoniza o filme "Rio". Atualmente, essa espécie está extinta na natureza, pois não há mais indivíduos vivendo livremente em seu habitat natural. Os últimos espécimes sobreviventes (menos de 100) são desenvolvidos de forma controlada em cativeiro e são protegidos por iniciativas que buscam recuperar a população de araras-azuis da fauna brasileira. No entanto, não é correto dizer que a espécie desapareceu, dados que pudemos ouvir no ano de 2018.

                              Se deseja ler mais artigos parecidos a 15 animais ameaçados de extinção no Brasil, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

                              Bibliografia
                              • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Listas das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/lista-de-especies?start=400>. Acesso em: 04 Oct. 2019.
                              • Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Catálogo Taxonómico de la Fauna de Brasil. Disponível em: <http://fauna.jbrj.gov.br/fauna/listaBrasil/ConsultaPublicaUC/ConsultaPublicaUC.do>. Acesso em 04 Oct. 2019.
                              • Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Portaria nº 444/2014 - Fauna ameaçada. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=121&data=18/12/2014>. Acesso em 04 Oct. 2019.