12 gatos gigantes que você precisa conhecer

12 gatos gigantes que você precisa conhecer

Os gatos conservam a nobreza e a coragem de um autentico felino alguns, inclusive, se assemelham pela personalidade e tamanho sendo realmente enormes. Essas raças de gatos gigantes são incrivelmente impressionantes! Neste artigo do PeritoAnimal você vai ver informações sobre 12 gatos gigantes que você precisa conhecer.

Raças de gatos gigantes

Esses são os 12 gatos gigantes que você precisa conhecer:

  1. Maine Coon;
  2. Selkirk rex;
  3. Ragdoll;
  4. Ragamuffim;
  5. Gato de Bengala;
  6. Highlander;
  7. Gato de pelo curto brasileiro;
  8. Van Turco;
  9. Norueguês da floresta;
  10. Chausie;
  11. Britânico de pelo curto;
  12. Britânico de pelo grande.

Maine coon

Esses felinos são originários do estado de Maine nos Estados Unidos, o que explica seu primeiro nome. O termo "coon" é uma abreviação de "racoon" que significa "guaxinim" em inglês. O nome deste gato gigante remete ao mito sobre sua origem, na qual, afirma-se que essa raça de gato foi resultado de um cruzamento entre um gato selvagem e um guaxinim.

Um Maine Coon macho pode alcançar os 70 centímetros de tamanho e pesar mais de 10 quilos. Esse tamanho impressionante revela um animal carinhoso, sociável e bastante brincalhão, com uma distinta habilidade de miar em diversos tons. Além disso, os Maine Coon em geral, gostam de água pois a sua pelagem é impermeável. Definitivamente é um excelente pet para as famílias com crianças.

Saiba mais sobre essa raça de gato em: Cuidados de um Maine Coon

Imagem: reprodução/taringa.net

Selkirk rex

Essa raça de gato tem um corpo robusto, com uma musculatura bem desenvolvida e normalmente pesa cerca de 7 quilos quando atinge a fase adulta. Os Selkirk rex se destacam não só pelo seu corpo mas também por terem um pelo grande e ondulado.

Em muitos países é conhecido como "o gato poodle". Justamente pelo tipo de pelagem que tem, precisam de escovação periódica para evitar nós e emaranhados.

Imagem: reprodução/telegraf.rs

Ragdoll

Ragdoll significa literalmente "boneca de pano". Essa raça de gato é resultado do cruzamento entre raças como Persa, Siamês e Gato da Birmânia. Sua personalidade costuma ser tranquila e um pouco preguiçoso pois é um gato muito dorminhoco. Entre os cuidados básicos de um Ragdoll está a necessidade de companhia, esses gatinhos definitivamente não gostam de solidão.

Uma característica dos Ragdoll é que demoram mais tempo na fase infantil, quer dizer, tardam até os três anos para completar seu desenvolvimento total e alcançar a idade adulta. Quando cresce, um gato ragdoll macho pode superar os 90 centímetros de tamanho e pesar até 9 quilos.

Imagem: reprodução/reddit.com

Ragamuffim

Assim como os Ragdoll, os Ragamuffim tem uma infância muito larga, entre os 2 a 3 anos. É uma raça de gato gigante que pode viver até os 18 anos, tem uma personalidade sociável, brincalhona e bastante ativa, o que facilita a adaptação desse gato na vida doméstica. Além disso, é uma excelente raça de gatos para crianças, já que costumam brincar sem colocar as garras para fora.

Um Ragamuffim macho adulto tem um corpo alto e robusto, pode chegar a pesar 13 quilos sem desenvolver sintomas de obesidade. Uma característica muito própria dessa raça de gato é que sua cabeça costuma ser maior em comparação com o corpo.

Imagem: reprodução/ragamuffinkittens.co.uk

Gato de Bengala

Esses felinos são atléticos e super ativos, tem muita semelhanças a um leopardo, principalmente pela sua pelagem. Um Gato de Bengala costuma manter uma forma física magra e elegante por toda a vida, pesando entre 6 a 10 quilos e podendo medir 30 centímetros de altura.

Essa raça de gato é muito inteligente, eles aprendem bastante rápido quando são estimulados, o que facilita o adestramento. Podem ser uma ótima companhia para as crianças mas precisam de exercícios físicos frequentes para gastar energia e evitar sintomas associados ao estresse.

Imagem: reprodução/wired.com

Highlander

Essa raça de gato tem grandes olhos e orelhas que chamam a atenção, é fruto do cruzamento entre a raça de gato Curl Americano e Lince, o resultado foi um gato gigante que pode pesar até 9 quilos quando adulto. Se o seu tamanho pode assustar alguns, sua personalidade conquista a maioria. É um gato dócil, muito brincalhão e carinhoso, que precisa de um ambiente tranquilo e afetuoso para não sofrer sintomas de estresse.

Gato de pelo curto brasileiro

Essa raça de gato é descendente dos gatos de rua brasileiros e foi foi reconhecida recentemente. Por essa razão, ainda é difícil estabelecer padrões estéticos e comportamentais para esses felinos. O que se destaca é o seu porte imponente, um gato de pelo curto brasileiro pode pesar mais de 10 quilos sem apresentar qualquer sintoma de sobrepeso.

Van Turco

Tal como o nome desse gato gigante indica, essa raça de gato é originária dos arredores do lago Van, na Turquia. No seu habitat natural foi exposto a verões calorosos e invernos muito frios, por isso, esses felinos desenvolveram uma capacidade impressionante de adaptação.

Os Van Turco não são muito altos mas são muito robustos, podendo pesar até 8 quilos quando adulto. Também têm algumas particularidades: são muito vocais e adoram o contato com a água, não é raro ver ele jogando ou refrescando-se.

Para quem considera a hipótese de adotar um Van Turco, deve ter em conta que se trata de uma raça de gato dominante, que precisa de muita atenção e paciência para apresentar essa raça a outros gatos. O ideal é inicial o processo de socialização desde filhotes, nas primeiras 8 semanas de vida.

Imagem: reprodução/metro.co.uk

Norueguês da floresta

Essa raça de gato gigante destaca-se pela sua abundante e espessa pelagem, que permite a fácil adaptação em climas de extremo frio, como são os países escandinavos. O Norueguês da floresta são robustos e podem pesar até 9 quilos quando atingem a fase adulta, mas não é uma raça de gato muito alta. Uma curiosidade é que esses felinos são catalogados como endêmicos na Noruega.

Imagem: reprodução/purrspurrsmeow.blogspot.com.es

Chausie

Um Chausie se assemelha muito a uma puma, animal selvagem, não só pela aparência mas também pelo instinto aguçado de caçador e energia abundante. Essa raça de gatos gigantes precisa de muita atenção, atividades físicas frequentes, estimulação mental e socialização. Um macho adulto dessa raça de gato pode alcançar 9 quilos.

Britânico de pelo curto

O britânico de pelo curto é a raça de gato de origem inglesa mais antiga. Assim como a maioria dos gatos de clima frio, também se destaca pela pelagem abundante. Tem o instinto de caça bastante aguçado e uma personalidade dócil e sociável, que lhes permite um bom convívio com outros gatos e cachorros. Um macho adulto dessa raça pode pesar entre 7 e 8 quilos.

Imagem: reprodução/dailytelegraph.com.au e catshowbook.wordpress.com

Britânico de pelo grande

Essa raça de gato gigante é mais jovem que seus parentes de pelo curto. Um macho Britânico de pelo grande é robusto e pode pesar mais de 9 quilos. Sua pelagem grande foi considerada anteriormente como um desvio de padrão da raça, no entanto, atualmente é uma característica estética muito admirada.

Veja também: Conselhos para um cachorro e um gato se darem bem

Imagem: reprodução/@jarsenau YouTube

Se deseja ler mais artigos parecidos a 12 gatos gigantes que você precisa conhecer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....