12 animais que quase não dormem

12 animais que quase não dormem

Você tem curiosidade em conhecer alguns exemplos de animais que não dormem? Ou conhecer aqueles animais que descansam por pouquíssimas horas? Antes de mais nada, você deve saber que diversos fatores influenciam nos tempos de sono mas diferente do que se acreditava há alguns anos atrás o tamanho do cérebro não está diretamente associado aos animais dormirem mais ou menos. Continue lendo PeritoAnimal e descubra os 12 animais que quase não dormem!

Existem animais que não dormem?

Antes de conhecer as espécies que dormem poucas horas, é preciso responder à pergunta "existem animais que não dormem?". A resposta é: a princípio, não. Antigamente acreditava-se que a maior necessidade de tempo de sono estava associada ao tamanho da massa cerebral. Quer dizer, quanto mais desenvolvido fosse o cérebro mais horas de descanso o indivíduo precisava. No entanto, não existem estudos concretos que comprovem essa crença.

Existem vários fatores que podem influenciar no sono dos animais, por exemplo:

  • Temperatura do ecossistema que a espécie habita;
  • Necessidade de permanecer atento aos predadores;
  • Possibilidade de adotar posições cômodas para dormir.

Pelas razões que mencionamos anteriormente, os animais domésticos podem se permitir maiores horas de sono do que os animais selvagens. Eles não enfrentam perigo de predadores e vivem em ótimas condições de ambiente, por isso os riscos de se entregarem à inconsciência do sono desaparecem. Apesar disso, existem animais selvagens que dormem muito, como o bicho-preguiça que precisa dormir muito por causa da pobreza de nutrientes da sua dieta.

Para a comunidade científica foi difícil falar sobre o sono dos animais, pois desde o princípio tentaram comparar os padrões de sono dos animais com os dos seres humanos. No entanto, hoje em dia foi comprovado que a maioria das espécies dormem ou adotam algum tipo de descanso, inclusive os insetos. Então, existe algum animal que nunca dorme? A resposta é desconhecida, principalmente porque ainda existem espécies de animais sendo descobertas.

Com essa explicação, é possível afirmar que ao invés de existirem animais que não dormem, existem alguns animais que dormem menos que outros. E claro, dormem de maneiras diferentes do ser humano.

E já que não há animais que não dormem, a seguir apresentamos uma lista dos animais que quase não dormem, ou seja, que possuem menor quantidade de sono que os demais.

Girafa (Giraffa camelopardalis)

A girafa é um dos animais que dormem pouco. Elas apenas dormem 2 horas por dia, mas em intervalos de apenas 10 minutos que dividem ao longo do dia. Caso as girafas dormissem mais elas se tornariam uma presa fácil para os predadores da savana africana, como os leões e a hienas. Além disso, são animais que domem em pé.

Cavalo (Equus caballus)

Os cavalos também são animais que domem em pé já que, em liberdade, podem ser atacados. Eles dormem cerca de 3 horas por dia. Nessa posição apenas chegam ao sono NREM, quer dizer, dormem sem que seja produzido o movimento rápido dos olhos característico dos mamíferos.

Em ambientes mais seguros os cavalos podem deitar para dormir e apenas nessa posição é capaz de alcançar a fase do sono REM, aquela que se fixa o aprendizado.

Ovelha doméstica (Ovis aries)

A ovelha é um mamífero ungulados que desde a antiguidade foi domesticada pelos humanos. Destaca-se pelos hábitos gregários e diurnos. Afinal, como as ovelhas dormem? E por quanto tempo?

As ovelhas dormem apenas 4 horas diárias e acordam com muita facilidade, pois as condições para o sono delas devem ser ótimas. São animais nervosos e se encontram em constante ameaça de serem atacados, portanto qualquer som estranho deixa as ovelhas em alerta imediato.

Burro (Equus asinus)

O burro é outro animal que dorme em pé pelas mesmas razões que os cavalos e girafas. Eles dormem cerca de 3 horas diárias e, tal como os cavalos, podem deitar para alcançar um sono mais profundo.

Tubarão branco (Carcharodon carcharias)

O caso do tubarão branco e de outras espécies de tubarões é muito curioso, eles dormem em movimento mas não porque se sentem ameaçados. O tubarão possui braquias e é através delas que respiram. No entanto, seu corpo não apresenta opérculos, estruturas ósseas necessárias para proteger as braquias. Por esse motivo, precisam estar em contante movimento para respirar e não podem parar para descansar. Além disso, seu corpo não possui bexiga natatória, portante se ele parar vai afundar.

O tubarão branco e todas as espécies de tubarões são animais que apenas podem dormir em movimento. Para isso, eles entram nas correntes marinhas e o fluxo da água os transportam sem que eles tenham que fazer qualquer tipo de esforço. Para saber mais detalhes, confira nosso artigo sobre como os peixes dormem.

Golfinho comum (Delphinus capensis)

O golfinho comum e outras espécies de golfinhos apresentam similaridades com o tipo de sono dos tubarões, ou seja, estão na lista de animais que dormem pouco. Embora eles durmam em intervalos de até 30 minutos, precisam estar próximos da superfície. São animais marinhos e fazem parte da família dos mamíferos, sendo assim precisam respirar fora da água para sobreviver.

Os golfinhos descansam, no máximo, meia hora antes de sair para a superfície para respirar mais ar. Além disso, durante esse processo de descanso metade do seu cérebro permanece acordado com o objetivo de não superar o tempo ideal de descanso e, claro, permanecer alerta diante de qualquer predador.

Baleia-da-Groenlândia (Balaena mysticetus)

A baleia-da-Groenlândia e outras espécies da família Balaenidae também são mamíferos marinhos, ou seja, dormem perto da superfície para estarem mais próximos do ar.

Diferente dos golfinhos, a baleia aguenta até uma hora em baixo da água, esse é o tempo máximo que dedica a cada tempo de sono. Como acontece com os tubarões, precisam estar em contante movimento para não afundar.

Fragata-grande (Fregata minor)

A fragata-grande, também conhecida como tesourão-grande, é uma ave que cria seus ninhos próximos das costas dos oceanos. Muitas pessoas consideram que são animais que não dormem mas, na verdade, são animais que dormem de olho aberto.

Essa ave passa a maior parte da sua vida no ar, voando de um continente para outro. Precisa cobrir grandes extensões e não pode parar para descansar, por isso é capaz de dormir com uma parte do cérebro enquanto a outra permanece acordada. Dessa forma, continua voando enquanto descansa.

Há outros animais que dormem com olho aberto?

Como você viu, a fragata-grande é um dos animais que dormem com o olho aberto. Esse comportamento também é encontrado em outras aves, golfinhos e crocodilos. Mas isso não quer dizer que esses animais não durmam e, sim, que, devido à sua evolução, conseguem dormir sem fechar os olhos.

Agora que você já conhece mais de um animal que dorme com olho aberto, vamos continuar com nossa lista de animais que quase não dormem.

Animais que não dormem à noite

Algumas espécies preferem descansar durante o dia e permanecerem acordadas durante à noite. A escuridão é um bom momento para caçar presas e, por outro lado, é mais fácil de se esconder dos predadores. Alguns animais que não dormem à noite são:

1. Morcego-nariz-de-porco-de-kitti (Craseonycteris thonglongyai)

É o morcego-nariz-de-porco-de-kitti e outras espécies de morcegos permanecem acordados durante toda a noite. são animais sensíveis às mudanças de luz, por isso preferem à vida noturna.

2. Bufo-real (Bubo bubo)

O bufo-real é uma ave de rapina noturna que pode ser encontrada no continente asiático, europeu e africano. Apensar de também poder ser vista durante o dia, prefere dormir durante as horas de luz e caçar durante a noite.

Graças à esse sistema, o bufo-real pode se camuflar em árvores até estar próximo de sua presa, da qual consegue pegar com rapidez.

3. Aye-aye (Daubentonia madagascariensis)

O aye-aye é uma espécie endêmica de Madagascar. Apesar da sua aparência estranha, forma parte da família dos primatas. Destaca-se por ter um dedo largo, utilizado para caçar insetos, e pelos grandes olhos brilhantes.

4. Borboleta-coruja (Caligo memnon)

A borboleta-coruja é uma espécie de hábitos maioritariamente noturnos. Suas asas contam com uma particularidade, o padrão de manchas é parecido com os olhos de uma coruja. Ainda não está claro como outros animais interpretam esse padrão, porém essa pode ser uma maneira de afastar possíveis predadores. Além disso, por ser uma borboleta noturna, reduz o nível de perigo pois a maioria das aves estão descansando durante essas horas.

Imagem: Reprodução/Alchetron - Morcego-nariz-de-porco-de-kitti
Imagem: bufo-real
Imagem: Reprodução/Flickr nomis-simon - Aye-aye
Imagem: borboleta-coruja

Se deseja ler mais artigos parecidos a 12 animais que quase não dormem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Daubentonia madagascariensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T6302A16114609.
  • Velayos, J. L. (ED.). (2009). Medicina del sueño. Enfoque multidisciplinario. Madrid: Editorial Panamericana.
  • Carcharodon carcharias. The IUCN Red List of Threatened Species 2009: e.T3855A10133872.
  • Delphinus capensis. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T6337A12663800.
  • Balaena mysticetus. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T2467A50347659.
  • Clarke, A. (2017). Environmental enrichment for the resting horse. Equine Health, 34: 1 -4.
  • Rattenborg, N. Voirin, B. et al. (2016). Evidence that birds sleep in mid-flight. Nature Communications, volume 7, 12468. Consulta: https://www.nature.com/articles/ncomms12468
  • Bubo bubo. The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22688927A113569670.