Partilhar

10 sinais de velhice no cachorro

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 7 novembro 2018
10 sinais de velhice no cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Se o seu melhor amigo supera os 7 anos provavelmente dentro de algum tempo começará a notar estes 10 sinais de velhice no cachorro. Trata-se, basicamente, de uns fatores que aparecem por causa da idade. Conhecê-los irá ajudar a entender melhor o seu cachorro e a cuidar dele como ele merece nesta etapa da sua vida.

Se observar alguma urina em lugar menos normais ou atitudes de desorientação, não se preocupe, são coisas da idade. Agora deverá aprender a conviver com isso e a reorientar o seu cachorro para tornar a vida de ambos mais confortável.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e não se esqueça de prestar atenção aos links que lhe oferecemos no final do artigo, relacionados com cachorros idosos e os seus cuidados.

Também lhe pode interessar: 10 sinais de estresse em cães

1. Começam a falhar os sentidos

Tal como as pessoas, com a idade os cachorro começam a perder a firmeza dos seus sentidos. Problemas como a surdez ou a cegueira são habituais nos cachorros idosos. Por esse motivo, devemos começar a procurar novas formas de comunicação com o cachorro e oferecer-lhe um trato mais meigo e cuidadoso.

Nestes casos devemos estar atentos e lembra de colocar todos os seus pertences (cama, brinquedos, comedouro) sempre nos mesmos lugares para que não se sinta confundido e possa se deslocar por casa tranquilamente.

2. Aparecem alguns problemas urinários

É muito habitual que os cachorro de idade avançada urinem alguma vez em casa. Não lhes devemos ralhar nem castigar. Simplesmente limpe a urina quando ele não estiver a ver. Para tentar evitar esta situação deve oferecer-lhe passeios mais regulares mas mais curtos para não se cansar.

10 sinais de velhice no cachorro - 2. Aparecem alguns problemas urinários

3. Desenvolvem as doenças degenerativas

Algumas doenças degenerativas aparecem com a idade e costumam provocar mal-estar e tristeza no cachorro. Será conveniente recorrer ao veterinário para que nos aconselhe algum remédio se tiver uma forte sensação de dor. Entretanto, será fundamental proporcionar ao cachorro uma cama confortável em que possa relaxar. Estas são algumas das doenças degenerativas mais comuns:

Infelizmente, os cães também são susceptíveis a sofrer doenças neurodegenerativas como é o caso do alzheimer em cachorros. Isso repercute diretamente em uma mudança do comportamento e do aparecimento de condutas estranhas e pouco coerentes. A paciência e o carinho serão fundamentais.

Deve saber que os cachorros que sofrem alxheimer podem esquecer-se de onde se encontra a sua comida ou onde está o seu dono. Supervisioná-lo e garantir o seu bem-estar deve ser uma prioridade para você.

4. Observam-se alterações na pele

Existem muitas mudanças no pelo do cachorro que indicam que o nosso melhor amigo se aproxima da velhice: o pelo branco, os calos ou problemas nas almofadas das patas costumam ser mais habituais. É importante comentar ao nosso veterinário habitual o aparecimento de calosidades ou de rachaduras nas almofadas.

10 sinais de velhice no cachorro - 4. Observam-se alterações na pele

5. Sonolência e cansaço

Os cachorros mais velhos precisam de mais descanso que os adultos, incansáveis e ativos, por esse motivo será importante deixar repousar tranquilamente o tempo que ele necessite. Começará a observar que cada vez tem menos efusividade ao receber você, mas no entanto mostra-se muito meigo e delicado quando está com você.

Alguns destes problemas podem estar relacionados com a dor que alguma doença lhes possa provocar.

Devemos saber que os cães idosos não devem ser forçados a realizar exercício, uma vez que isso pode originar danos nos músculos e ossos. Descubra alguns exercícios para cachorro com displasia de quadril.

6. Aparecimento de cáries e tártaro

A dentição do cachorro costuma ser afetada com o passar do tempo. Para isso, será importante limpar os dentes do cachorro de forma regular e proporcionar-lhe snacks de higiene bucal. Cuidar da dentição do cachorro idoso é muito importante para que possa continuar se alimentando com facilidade.

10 sinais de velhice no cachorro - 6. Aparecimento de cáries e tártaro

7. Caráter tranquilo e estável

O caráter do cachorro idoso é, simplesmente, adorável. Com o passar do tempo os seus beijos são mais delicados e próximos, e o seu comportamento é mais tranquilo e estável. Embora deva começar a evitar passeios longos e exercício ativo, pode continuar a desfrutar de um cachorro brincalhão e feliz.

8. Mudanças de peso

Os cachorros idosos costumam sofrer mudanças de peso significativas. Devemos destacar a importância de terem um peso apropriado e evitar a obesidade a todo o custo, uma vez que isso se repercutirá diretamente no aparecimento de algumas doenças degenerativas. Descubra como prevenir a obesidade em cachorros.

Não se esqueça que nesta etapa deverá fazer a mudança para uma ração sênior ou +7, um produto focado nas necessidades concretas do animal nesta etapa. Não duvide em comentar estas mudanças ao seu veterinário de confiança.

10 sinais de velhice no cachorro - 8. Mudanças de peso

9. Fica mais dependente

O cachorro compreende que sofre mudanças físicas e mentais importantes e tudo isso faz com que vire mais dependente do sue núcleo familiar. Devemos apoiá-lo e guiá-lo para aqueles estímulos que lhe proporcionem segurança e conforto.

10. Aparecimento de tumores

O aparecimento de tumores é habitual em cachorros de idade avançada. Será muito importante recorrer ao veterinário o mais rápido possível assim que sejam detetados. O especialista irá indicar se é um tumor benigno ou maligno e como devemos proceder. É muito importante tratar este problema o quanto antes.

10 sinais de velhice no cachorro - 10. Aparecimento de tumores

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 sinais de velhice no cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Geriatria.

Escrever comentário sobre 10 sinais de velhice no cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

10 sinais de velhice no cachorro
1 de 6
10 sinais de velhice no cachorro

Voltar ao topo da página