PARTILHAR

10 raças de cães mais propensas à obesidade

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 12 setembro 2016
10 raças de cães mais propensas à obesidade
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A obesidade é um problema de saúde que pode trazer consequências graves, embora possa não o parecer. Existem determinadas raças caninas propensas à obesidade. Por esse motivo, se está pensando em adotar um cachorro, é muito importante que saiba se é propenso a sofrer deste problema relacionado com o peso corporal.

Além de uma alimentação inadequada ou excessiva, o fato de não realizar o exercício essencial para cada raça é um fato que ajuda a que determinadas raças caninas tenham mais tendência a engordar.

Por este motivo, no PeritoAnimal queremos lhe mostrar as 10 raças de cães mais propensas à obesidade, para que possa cuidar delas de forma saudável se alguma delas for o seu pet.

1. Pug

O Pug é uma raça canina com uma grande tendência a adquirir sobrepeso. Ao contrário de outras raças o exercício que o Pug pode suportar é ínfimo. Devido à sua constituição musculada, o Pug tem dificuldade para respirar. Por isso, submetê-lo a um exercício prolongado repercutirá negativamente na sua saúde, uma vez que castigará o seu sistema cardíaco.

Por conseguinte, o Pug deve comer de forma moderada, uma vez que o exercício intenso fica descartado.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - 1. Pug

2. Dachshund

Esta raça de cachorro, conhecida também como "cão salsicha", tem tendências muitas vezes a ser obeso. O Dachshund ou Teckel sofre de uma morfologia complexa: tem um corpo longo e de tamanho médio. Totalmente desproporcionado para as patas tão curtas que tem. Isso significa que tem um estômago proporcional com o tamanho do seu corpo, mas excessivo para o comprimento das suas patas.

Esta raça tem ainda outro problema, o comprimento do seu corpo faz com que possa sofrer de uma doença na sua coluna vertebral, chamada de discal intervertebral. O sobrepeso agrava esta tendência, por isso esta raça deve ser alimentada de forma moderada.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - 2. Dachshund

3. Labrador Retriever

O Labrador Retriever é a raça canina mais propensa a engordar, segundo a opinião geral de todos os veterinário do mundo. Felizmente conta com uma constituição vigorosa que lhe permite desenvolver uma capacidade de exercício muito considerável.

Por isso, deve dar uma alimentação correta ao seu cão Labrador Retriever, nutrindo-o com rações de qualidade hipocalóricas. Este cachorro deve se exercitar um mínimo de 30 minutos, duas vezes por dia.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - 3. Labrador Retriever

4. Terrier Escocês

Esta magnífica raça tem uma tendência genética a sofrer de hipotiroidismo. Por isso, se sofrer da doença pode ter tendência a engordar em excesso e também outras condições de caráter cardíaco e dérmico.

O Terrier Escocês é um cão com capacidades para realizar um exercício suficiente. Por este motivo, se observar que o seu Terrier Escocês começa a engordar, leve-o de imediato ao veterinário.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - 4. Terrier Escocês

5. Basset Hound

Este magnífica cachorro pode se manter magro se usar uma ração adequada, na quantidade ideal e obrigando-o a realizar o exercício necessário.

O cão Basset Hound é um cão muito calmo e que tem um apetite considerável. Além disso, é bastante preguiçoso e gosta de passar um bom tempo deitado no sofá. Mas se você gosta do seu pet e quer cuidar da sua saúde, não deve permitir que ele faça isso o tempo todo.

Dê-lhe comida suficiente sem ultrapassar o limite definido pelo veterinário e obrigue-o a fazer o exercício físico necessário.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - 5. Basset Hound

6. Beagle

Esta raça canina encantadora, tal como no caso anterior, pode se manter magra. A questão é encontrar um equilíbrio entre o alimento ingerido e o exercício desenvolvido.

A verdade é que como consequência do seu apetite, o Beagle é propenso a engordar. Mas também se trata de uma muito dinâmica que gosta de brincar e de realizar exercício. Limite a sua ingestão alimentar e dê-lhe a oportunidade de brincar consigo. Com isso, conseguirá ter um Beagle saudável.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - 6. Beagle

7. Rough Collie

O Rough Collie trata-se de um excelente pet canino. É um cachorro extraordinariamente ágil e com capacidade para fazer muito exercício. No entanto, sofre de tendência para engordar se o alimentar demais. O veterinário deverá indicar-lhe a correta nutrição do seu Collie que deve seguir, também conhecido como Shetland Sheepdog.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - 7. Rough Collie

8. Buldogue Inglês

O Buldogue Inglês é um cachorro com muito apetite, por isso deve restringir-lhe o alimento à quantidade mínima que seja saudável. O seu veterinário poderá ajudá-lo indicando-lhe o melhor alimento para ele e em que quantidades.

Uma vez que o Buldogue fique com sobrepeso, é praticamente impossível fazê-lo perder peso. Acontece o mesmo que o Pug, a sua constituição física não é ideal para praticar exercício forte. Um grande esforço pode prejudicar o Buldogue, devido às suas dificuldades respiratórias.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - 8. Buldogue Inglês

9. Pastor Alemão

O Pastor Alemão precisa de uma grande quantidade de exercício. Se não lhe conseguir proporcionar essa quantidade de exercício é possível que ganhe peso.

Por conseguinte, a quantidade de alimento deve ser proporcional à quantidade de exercício que o Pastor Alemão pode executar de forma cotidiana. Não é a mesma coisa ter um Pastor Alemão numa quinta em que pode correr até ficar esgotado, do que ter um Pastor Alemão em um apartamento em que só sai para passear 2 vezes por dia.

O sobrepeso pode agravar a tendência a sofrer de displasia de quadril que sofrem muitos Pastores Alemães.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - 9. Pastor Alemão

10. Boxer

O Boxer é propenso a sofrer de hipotiroidismo. Uma das consequências dessa doença é o aumento de peso. É conveniente que o veterinário controle todos os anos se existem problemas com a glândula tireoide. O Boxer tem capacidade para realizar uma quantidade de exercício considerável. Se existir uma proporção correta entre a ingestão de alimento e o exercício, o Boxer irá se manter em forma.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - 10. Boxer

Quer adotar uma destas raças?

A obesidade é um problema grave para a saúde do cachorro, uma vez que pode originar problemas musculares e causar o aparecimento de algumas doenças como a displasia de quadril ou a artrite. Para o evitar será muito importante prevenir a obesidade em cachorros de forma adequada, por isso entre no nosso artigo e siga as nossas recomendações.

10 raças de cães mais propensas à obesidade - Quer adotar uma destas raças?

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 raças de cães mais propensas à obesidade, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 raças de cães mais propensas à obesidade
1 de 12
10 raças de cães mais propensas à obesidade

Voltar ao topo da página ↑