10 raças de cães ingleses

10 raças de cães ingleses

Existem no mundo mais de 400 raças de cães, cada uma com características únicas e surpreendentes, classificadas em diferentes federações caninas ao redor de todo o mundo. De fato, é curioso que tenha sido precisamente no Reino Unido, durante a época vitoriana, que se originaram mais de 80% das raças de cães que conhecemos hoje em dia.

As raças de cães britânicas são especialmente curiosas e diferentes entre si, por isso, neste artigo do PeritoAnimal, te convidamos a conhecer 10 raças de cães ingleses, onde você poderá descobrir as mais populares.

1. Bulldog inglês

O bulldog inglês é a primeira das nossas 10 raças de cão britânicas. Seu comportamento é tranquilo e confiável, por isso ele convive com crianças sem problema algum. É uma raça muito amada para ser adotada por famílias. Sua pelagem é de cor branca com manchas marrons, embora também seja possível encontrar indivíduos com pelagem unicolor, seja branca ou marrom, em variadas tonalidades. Suas orelhas são curtas e a cabeça grande, com olhos arredondados e negros. Devido à sua morfologia, o bulldog inglês é considerado um cão braquicéfalo, e é comum que essa raça sofra com diversas patologias respiratórias, oculares, dermatológicas, entre outras.

2. Yorkshire terrier

Yorkshire terrier é uma raça de cães ingleses pequenos que pesam entre 3 e 4 quilos e têm uma vida média de entre dez e quinze anos. É um cachorro muito carinhoso com crianças, pois tem uma personalidade brincalhona. Sua pelagem é cinza escura azulada desde a parte posterior da cabeça até a cauda, e o resto do corpo é dourado, num tom similar à juba de um leão. É uma raça muito saudável que não costuma adoecer com frequência; no entanto, necessita visitar o veterinário regularmente.

3. Cocker spaniel inglês

O cocker spaniel inglês é uma raça de cachorro inglês muito antiga que, no passado, era utilizada para caçar. Trata-se de um cachorro muito fiel e apegado aos seus donos, de caráter brincalhão e carinhoso. No entanto, observa-se que os indivíduos de cor dourada apresentam uma tendência à agressividade. [1]

Seu corpo é forte e atlético e pesa cerca de 15 quilos. A pelagem pode ser de uma única cor, bicolor ou mesclada. É uma raça muito inteligente, por isso é recomendável educá-la e adestrá-la desde cedo para desenvolver todas as suas habilidades.

4. Border collie

O border collie é considerado o cão mais inteligente do mundo segundo a lista de cães mais inteligentes de Stanley Coren. Ele foi criado originalmente como um animal de pastoreio devido ao seu comportamento enérgico, seus dotes atléticos e sua grande capacidade de compreender e obedecer ordens. Sua pelagem mais comum é branca e preta, sejam os pelos curtos ou longos.

As enfermidades comuns dessa raça são a surdez, as cataratas, a displasia do quadril e luxação do cristalino. Eles precisam realizar visitas regulares ao veterinário para manter sua boa saúde.

5. Setter inglês

O setter inglês é uma raça de cachorro inglês ágil, inteligente e com habilidades de caça e controle de gado, embora atualmente muitas pessoas o adotem apenas por sua beleza. Sua pelagem pode ser branca e preta, tricolor ou marrom com manchas esbranquiçadas. Suas orelhas podem ser longas ou curtas e, além disso, possui um focinho alongado e nariz proeminente com olhos muito arredondados, o que lhe dá uma aparência elegante e refinada.

O setter inglês é um cão saudável em geral, mas é comum que sofra de algumas doenças como a surdez, a dilatação gástrica e problemas cutâneos, entre outros.

6. Mastim inglês

O mastim inglês é uma raça de tamanho gigante que era utilizada como cão de guerra há mais de 2000 anos. Ao final da Segunda Guerra Mundial estava quase extinto, mas ao longo do tempo conseguiu se recuperar. Atualmente é considerado um excelente cão de guarda, além de ser amigável, terno e brincalhão.

Esta raça mede cerca de 80 centímetros de comprimento e tem pelagem curta e áspera, normalmente de um tom bege ou areia, enquanto o focinho e o nariz são escuros. O mastim inglês pode padecer de ectrópio, torção gástrica e cálculos renais. No entanto, é em geral uma raça bastante saudável e forte.

7. Galgo inglês

O galgo inglês ou greyhound é um cão inglês de aparência atlética, elegante e veloz. Sua cabeça é alongada e estreita, com olhos escuros e orelhas compridas e levemente caídas. Quanto à sua personalidade, trata-se de uma raça independente, por isso gosta de ter seu próprio espaço, embora isso não o impeça de ser terno e carinhoso.

Sua pelagem é marrom clara, embora também possa ser bicolor com manchas esbranquiçadas. Tem uma expectativa de vida de 12 anos. É uma raça ideal para conviver com crianças, seja em casas ou apartamentos.

8. Toy spaniel

O toy spaniel, ou king charles spaniel, como também é conhecido, é uma raça de cachorro britânico com aparência elegante e refinada. Tem esse nome porque era a raça de cão favorita do rei Charles III. É um cão de tamanho pequeno, mas de aparência robusta e peluda. Suas orelhas são longas e caídas, enquanto seu focinho é curto. Gosta de atividades ao ar livre e seu caráter é extremamente dócil e carinhoso.

Quanto à sua saúde, a raça é propensa a várias doenças oculares e respiratórias, no entanto, existe uma patologia hereditária que costuma afetar a raça, principalmente as linhagens inglesas, chamada siringomielia. Esta patologia é extremamente grave e dolorosa para o cão. [2]

9. Foxhound inglês

O foxhound inglês, assim como outros mencionados nesta lista, era utilizado a princípio como cão de caça inglês, pois é capaz de percorrer grandes distâncias sem se cansar facilmente; além disso, possui grande agilidade e força. Costumam medir cerca de 60 centímetros de comprimento e pesar cerca de 40 quilos em sua idade adulta.

Sua pelagem é curta e normalmente tricolor: branca, preta e marrom. É um animal muito saudável, por isso não costuma adoecer com facilidade. Tem a particularidade de ser muito barulhento, pois late bastante. Adora estar ao ar livre e se esfregar no chão.

10. Bull terrier inglês

Terminamos a lista com o bull terrier inglês, uma raça de cachorros ingleses que se destaca por seu caráter ativo e sociável com as pessoas, assim como por sua força e agilidade. Geralmente, observamos indivíduos de cor branca, no entanto, também podemos encontrar cães desta raça tigrados, ruivos, negros ou tricolores.

É uma raça de tamanho médio, e seu peso é de cerca de 25 quilos, mas não tem limites quanto a peso ou estatura. As doenças mais comuns desta raça são a acrodermatite e a displasia da válvula mitral.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 raças de cães ingleses, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Referências
  1. Podberscek, Anthony L., and James A. Serpell. "The English Cocker Spaniel: preliminary findings on aggressive behaviour." Applied Animal Behaviour Science 47.1 (1996): 75-89.
  2. Rusbridge, Clare. "Chiari‐like malformation with syringomyelia in the Cavalier King Charles spaniel: long‐term outcome after surgical management." Veterinary surgery 36.5 (2007): 396-405.
Bibliografia
  • Dog breeds disorders, CIDD Database UPEI