Partilhar

10 motivos para passear com o seu cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 fevereiro 2019
10 motivos para passear com o seu cachorro

Ver fichas de  Cachorros

O cachorro é um animal que precisa de passear entre 2 e 3 vezes por dia, mas sabe porque é assim? Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar porque é tão importante passear com o seu cachorro, porque o jardim não substitui o passeio e muitas outras coisas que, talvez desconheça.

Não se esqueça que se trata de um hábito muito importante que deve levar a cabo diariamente. O fato de não o fazer pode ser muito prejudicial para o seu pet, não se esqueça disso. Continue lendo e descubra 10 motivos para passear com o seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Dicas para motivar o meu cachorro a brincar

1. Para fazer as suas necessidades

O primeiro motivo, e o mais importante, para levar a passear um cachorro, é para lhe permitir fazer as suas necessidades até ficar satisfeito.

À exceção dos filhotes que ainda não podem sair à rua ou que ainda estão aprendendo a urinar, não é muito bom permitir que o cachorro urine e defeque em casa. Além de causar mau cheiro, estará criando um ambiente prejudicial que pode acarretar graves problemas de saúde para cachorros e humanos.

10 motivos para passear com o seu cachorro - 1. Para fazer as suas necessidades

2. Permite-lhes continuar a socializar

A socialização é o processo através do qual o nosso cachorro aprende a relacionar-se com outros cães, pessoas e com os diferentes ambientes e objetos. Apesar de um cachorro iniciar a sua socialização quando é filhote, na sua etapa adulta continuará a ser importante se relacionar corretamente com tudo o que referimos antes para evitar medos, agressividade ou comportamentos pouco apropriados.

Descubra mais sobre a socialização do cachorro neste artigo do PeritoAnimal.

10 motivos para passear com o seu cachorro - 2. Permite-lhes continuar a socializar

3. Podem cheirar, uma forma de aliviar o estresse

O terceiro dos 10 motivos para passear com o seu cachorro é mais importante do que acredita. Deixar que o seu cachorro cheire proporciona-lhe bem-estar e alivia o seu estresse. Sabe porquê?

Embora muitas pessoas acreditam que cheirar urina é algo desagradável, se o cachorro tiver seguido corretamente o seu calendário de vacinação não nos devemos preocupar com nada. É um comportamento natural que os ajuda a orientar, a conhecer outros cachorros que vivem na sua zona e que além disso proporcionar-lhes relaxamento. Permite que o seu cachorro cheire.

10 motivos para passear com o seu cachorro - 3. Podem cheirar, uma forma de aliviar o estresse

4. Exercitam-se

Ao contrário dos cachorros idosos, cães com problemas nas suas articulações e filhotes em desenvolvimento, é muito importante que o cachorro se exercite o tempo apropriado segundo as suas necessidades. Isso irá ajudá-lo a dormir melhor, a aliviar a ansiedade e a ser um cachorro feliz e sem privações. Existem muitos tipos de exercícios para cães adultos que podem inclui-lo também a si ou apenas a ele.

Para um cachorro ser feliz deveria desfrutar de, pelo menos, 5 minutos sem guia diariamente.

10 motivos para passear com o seu cachorro - 4. Exercitam-se

5. Marcam o seu território

Os cães marcam o seu território para comunicar com outros cachorros sem estar presentes. O cheiro da urina é único e específico em cada cachorro e transmite muito mais do que chegamos a pensar. Uma fêmea pode dizer a outros machos que está no cio e qualquer cachorro pode estar dizendo a outros que esse é o seu espaço e que não devem invadi-lo.

10 motivos para passear com o seu cachorro - 5. Marcam o seu território

6. Precisam de explorar

Os cães são animais curiosos e aventureiros. Sair à rua proporciona-lhes um sem fim de estímulos diferentes que fazem com que se sintam entretidos seguindo rastros ou descobrindo coisas novas. Uma simples planta pode ser motivo de estudo, comprove-o! Qualquer situação diferente que possa lhe oferecer vai melhorar e muito a qualidade do passeio para o seu cachorro.

10 motivos para passear com o seu cachorro - 6. Precisam de explorar

7. Melhoram a relação com os seus donos

Outro dos 10 motivos para passear com o seu cachorro é que passear melhora a sua relação consigo. Para os cachorros passear é um dos seus momentos do dia favoritos. Levá-lo você a passear faz com que goste ainda mais de você e se emocione cada vez que lhe colocar a coleira e o arnês. Um cachorro que passeia é um cachorro feliz e mais assim se o levar você, o seu humano favorito.

10 motivos para passear com o seu cachorro - 7. Melhoram a relação com os seus donos

8. Recebem as vitaminas do sol

Se não sabia porque os cachorros gostam de tomar sol, agora já sabe um pouco mais. O grande astro proporciona aos cachorros vitamina D, favorece a produção de serotonina e melhora o sono. Além disso, alivia a dor das articulações que os cachorros idosos podem sofrer. Levando-o a passear estará a ajudá-lo a receber os raios solares necessários.

10 motivos para passear com o seu cachorro - 8. Recebem as vitaminas do sol

9. Divertem-se e muito!

Para os cães o passeio é um sinônimo de diversão e alegria, algo que lhes proporciona felicidade, por esse motivo é muito importante sair para passear com o seu cachorro cheio de positividade. Leve música consigo ou aprecie os benefícios de se exercitar um pouco mais, ele irá se sentir muito mais feliz.

Se você não tem possibilidade de passear com o seu cachorro as vezes necessárias, contrate um serviço de Dog Walker.

10 motivos para passear com o seu cachorro - 9. Divertem-se e muito!

10. É o seu momento do dia

Para finalizar com os 10 motivos para passear com o seu cachorro vamos referir algo muito importante: o passeio é o momento do dia que deve ser único e exclusivamente para o cachorro. Evite praticar obediência a cada minuto, tirar-lhe a guia ou tentar que lhe preste atenção o tempo todo. É o momento mais importante para ele e deve estar focado exclusivamente no seu bem-estar. Deixe-o desfrutar!

Você gostou do nosso artigo e está se questionando se será melhor passear o seu cachorro antes ou depois de comer? Leia o nosso artigo sobre essa matéria!

10 motivos para passear com o seu cachorro - 10. É o seu momento do dia

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 motivos para passear com o seu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre 10 motivos para passear com o seu cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Daniel Santos
Olá, tenho algumas dúvidas que talvez possa esclarecer. Meu amigo não gosta de sair na rua, ele prefere a área comum do prédio onde moramos, quando saímos para passear nos primeiros minutos ele parece muito interessado no passeio, pois logo quer retornar para a área comum do prédio. Sem informação necessário eu faço a vontade dele, retorno e o solto da guia para que possa andar pelo espaço, porém ele não explora, fica perto de mim até que eu ande com ele. Eu faço isso, mas acho estranho ele não gostar ou parecer não gostar de passear. Não é possível soltar a guia na rua, pois ele ainda não tem 'maturidade', 'noção' dos perigos e se afasta de mim sem saber dos perigos que o cercam (automóveis), também é muito sociável e pula nas pessoas para receber carinho indiscriminadamente, eu não deixo sem a guia por esses motivos. Gostaria de saber como lidar com a situação, não tenho o menor conhecimento sobre adestramento animal. Obrigado.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Daniel! O seu amigo de quatro patas é filhote ou já é adulto? Dependendo se se trata de um cachorro filhote ou adulto, as causas podem ser várias, desde não ter sido ensinado a passear corretamente, a medo, estresse, traumas ou até dor. Deixo aqui este artigo para que possa entender o que pode estar acontecendo com seu cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-andar-na-rua-o-que-fazer-20227.html

10 motivos para passear com o seu cachorro
1 de 11
10 motivos para passear com o seu cachorro

Voltar ao topo da página