10 mitos e verdades sobre cães



Ver fichas de Cachorros
São muitos os mitos que rodeiam o mundo do cachorro: enxergam a preto e branco, um ano humano equivale a sete anos de cachorro, comem erva para se purgarem... Quantas coisas como estas ouvimos dos cachorro e acreditamos que são verdade? O que há de verdade em tudo isto?
Neste artigo do PeritoAnimal queremos desmentir algumas das invenções mais famosas que temos vindo a ouvir. Não perca estes 10 mitos e verdades sobre os cães.
- Um ano humano equivale a sete anos caninos
- Os cachorros só enxergam a preto e branco
- Se o cão tem o nariz seco significa que está doente
- Os cães comem erva para se purgarem
- Antes de esterilizar uma cadela é bom que tenha uma ninhada
- Os cães potencialmente perigosos são muito agressivos
- Os cachorros potencialmente perigosos bloqueiam a mandíbula ao morder
- Os cachorros lambem as feridas para se curarem
- Os cachorros adoram ser abraçados
- A boca dos cachorros é mais limpa que a nossa
1. Um ano humano equivale a sete anos caninos
Falso. É verdade que os cães envelhecem mais rapidamente que os humanos, mas é impossível calcular a equivalência em anos de cada um de forma exata. Este tipo de previsão é orientativa e muito subjetiva.
Tudo depende do desenvolvimento do cão, nem todos têm a mesma esperança de vida, os cães pequenos podem viver mais que os grandes. O que sim é certo é que, tendo em conta a esperança média de vida dos cães, a partir dos 2 anos consideram-se adultos e a partir dos 9, idosos.

2. Os cachorros só enxergam a preto e branco
Falso. Na verdade, os cachorros veem o mundo a cores. É verdade que não o percebem da mesma forma que nós, mas podem distinguir cores como o azul e o amarelo e têm mais dificuldades com as cores quentes, como o vermelho e o rosa. Os cachorros são capazes de discriminar entre diversas cores e isso está comprovado cientificamente.

3. Se o cão tem o nariz seco significa que está doente
Falso. Quantas vezes se assustou porque o nariz do seu cachorro estava seco e pensava que tinha febre? Embora a maior parte do tempo os cachorros tenham o nariz úmido, podem ficar com ele seco devido ao calor ou porque acabam de acordar de um cochilo, como você quando dorme com a boca aberta. Só deve se preocupar se apresenta outros sintomas mais estranhos como sangue, muco, feridas, caroços, etc.

4. Os cães comem erva para se purgarem
Uma meia verdade. Existem várias teorias a este respeito, mas na verdade nem todos os cães vomitam depois de comerem erva, por isso este não parece ser o motivo principal. Pode ser que a comam porque assim ingerem fibra ou simplesmente porque gostam.

5. Antes de esterilizar uma cadela é bom que tenha uma ninhada
Falso. Ser mãe não melhora a saúde e não faz com que se sinta mais realizada, por isso é totalmente desnecessário que fiquem grávidas. De fato, é melhor esterilizá-las o quanto antes para evitar problemas de saúde como quistos, tumores ou gravidez psicológica.

6. Os cães potencialmente perigosos são muito agressivos
É totalmente falso. Os cachorros potencialmente perigosos consideram-se perigosos pela sua força e musculatura, assim como pela porcentagem de danos registrados em centros hospitalares. No entanto devemos ter em conta que este valor é um pouco orientativo, tendo em conta que as feridas de cachorros pequenos não costumam acabar em centros clínicos, não se completando assim a estatística.
Infelizmente, muitos deles são educados para as lutas, por isso ficam agressivos e desenvolvem problemas psicológicos, daí a sua má fama. Mas a verdade é que se os educar bem não serão mais perigosos que qualquer outro cão. A prova disso é a referência que é feita pelo Kennel Club sobre o American Pitt bull terrier, que o descreve como um cachorro amigável, inclusivamente com os estranhos.

7. Os cachorros potencialmente perigosos bloqueiam a mandíbula ao morder
Falso. Este mito é provocado novamente pela força que estes cães têm. Devido à musculatura poderosa que têm, quando mordem pode parecer que têm a mandíbula bloqueada, mas podem voltar a abrir a boca como qualquer outro cão, simplesmente podem não o querer fazer.

8. Os cachorros lambem as feridas para se curarem
Uma meia verdade. Quantas vezes ouviu que os cachorros podem curar uma ferida lambendo-se. A verdade é que lamber um pouco pode ajudar para limpar a ferida, mas ao fazê-lo em excesso impede a cicatrização, caso contrário porque usariam o colar elizabetano quando são operados ou se magoam.
Se observar o seu cachorro lambendo de forma compulsiva uma ferida, talvez se encontre perante um granuloma acral, algo que deve ser tratado imediatamente.

9. Os cachorros adoram ser abraçados
Falso. Na verdade os cachorros odeiam os abraços. O que para você é um gesto de carinho, para eles é uma intromissão do seu espaço pessoal. Também os faz retrair e ficarem bloqueados, sem a possibilidade de escapar, o que faz com que sintam estresse e desconforto.

10. A boca dos cachorros é mais limpa que a nossa
Falso. Este é o último ponto dos mitos e verdades sobre cães que lhe vamos mostrar. O fato de você ter um cachorro perfeitamente desparasitado não quer dizer que a sua boca esteja limpa. Quando vai pela rua provavelmente lambe coisa que você jamais lamberia, assim sendo, a higiene da boca de um cachorro não é maior que a de um humano.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 mitos e verdades sobre cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.