Partilhar

10 mitos e verdades sobre cães

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 29 novembro 2017
10 mitos e verdades sobre cães

Ver fichas de  Cachorros

São muitos os mitos que rodeiam o mundo do cachorro: enxergam a preto e branco, um ano humano equivale a sete anos de cachorro, comem erva para se purgarem... Quantas coisas como estas ouvimos dos cachorro e acreditamos que são verdade? O que há de verdade em tudo isto?

Neste artigo do PeritoAnimal queremos desmentir algumas das invenções mais famosas que temos vindo a ouvir. Não perca estes 10 mitos e verdades sobre os cães.

Também lhe pode interessar: Verdade ou mito sobre gatos

1. Um ano humano equivale a sete anos caninos

Falso. É verdade que os cães envelhecem mais rapidamente que os humanos, mas é impossível calcular a equivalência em anos de cada um de forma exata. Este tipo de previsão é orientativa e muito subjetiva.

Tudo depende do desenvolvimento do cão, nem todos têm a mesma esperança de vida, os cães pequenos podem viver mais que os grandes. O que sim é certo é que, tendo em conta a esperança média de vida dos cães, a partir dos 2 anos consideram-se adultos e a partir dos 9, idosos.

10 mitos e verdades sobre cães - 1. Um ano humano equivale a sete anos caninos

2. Os cachorros só enxergam a preto e branco

Falso. Na verdade, os cachorros veem o mundo a cores. É verdade que não o percebem da mesma forma que nós, mas podem distinguir cores como o azul e o amarelo e têm mais dificuldades com as cores quentes, como o vermelho e o rosa. Os cachorros são capazes de discriminar entre diversas cores e isso está comprovado cientificamente.

10 mitos e verdades sobre cães - 2. Os cachorros só enxergam a preto e branco

3. Se o cão tem o nariz seco significa que está doente

Falso. Quantas vezes se assustou porque o nariz do seu cachorro estava seco e pensava que tinha febre? Embora a maior parte do tempo os cachorros tenham o nariz úmido, podem ficar com ele seco devido ao calor ou porque acabam de acordar de um cochilo, como você quando dorme com a boca aberta. Só deve se preocupar se apresenta outros sintomas mais estranhos como sangue, muco, feridas, caroços, etc.

10 mitos e verdades sobre cães - 3. Se o cão tem o nariz seco significa que está doente

4. Os cães comem erva para se purgarem

Uma meia verdade. Existem várias teorias a este respeito, mas na verdade nem todos os cães vomitam depois de comerem erva, por isso este não parece ser o motivo principal. Pode ser que a comam porque assim ingerem fibra ou simplesmente porque gostam.

10 mitos e verdades sobre cães - 4. Os cães comem erva para se purgarem

5. Antes de esterilizar uma cadela é bom que tenha uma ninhada

Falso. Ser mãe não melhora a saúde e não faz com que se sinta mais realizada, por isso é totalmente desnecessário que fiquem grávidas. De fato, é melhor esterilizá-las o quanto antes para evitar problemas de saúde como quistos, tumores ou gravidez psicológica.

10 mitos e verdades sobre cães - 5. Antes de esterilizar uma cadela é bom que tenha uma ninhada

6. Os cães potencialmente perigosos são muito agressivos

É totalmente falso. Os cachorros potencialmente perigosos consideram-se perigosos pela sua força e musculatura, assim como pela porcentagem de danos registrados em centros hospitalares. No entanto devemos ter em conta que este valor é um pouco orientativo, tendo em conta que as feridas de cachorros pequenos não costumam acabar em centros clínicos, não se completando assim a estatística.

Infelizmente, muitos deles são educados para as lutas, por isso ficam agressivos e desenvolvem problemas psicológicos, daí a sua má fama. Mas a verdade é que se os educar bem não serão mais perigosos que qualquer outro cão. A prova disso é a referência que é feita pelo Kennel Club sobre o American Pitt bull terrier, que o descreve como um cachorro amigável, inclusivamente com os estranhos.

10 mitos e verdades sobre cães - 6. Os cães potencialmente perigosos são muito agressivos

7. Os cachorros potencialmente perigosos bloqueiam a mandíbula ao morder

Falso. Este mito é provocado novamente pela força que estes cães têm. Devido à musculatura poderosa que têm, quando mordem pode parecer que têm a mandíbula bloqueada, mas podem voltar a abrir a boca como qualquer outro cão, simplesmente podem não o querer fazer.

10 mitos e verdades sobre cães - 7. Os cachorros potencialmente perigosos bloqueiam a mandíbula ao morder

8. Os cachorros lambem as feridas para se curarem

Uma meia verdade. Quantas vezes ouviu que os cachorros podem curar uma ferida lambendo-se. A verdade é que lamber um pouco pode ajudar para limpar a ferida, mas ao fazê-lo em excesso impede a cicatrização, caso contrário porque usariam o colar elizabetano quando são operados ou se magoam.

Se observar o seu cachorro lambendo de forma compulsiva uma ferida, talvez se encontre perante um granuloma acral, algo que deve ser tratado imediatamente.

10 mitos e verdades sobre cães - 8. Os cachorros lambem as feridas para se curarem

9. Os cachorros adoram ser abraçados

Falso. Na verdade os cachorros odeiam os abraços. O que para você é um gesto de carinho, para eles é uma intromissão do seu espaço pessoal. Também os faz retrair e ficarem bloqueados, sem a possibilidade de escapar, o que faz com que sintam estresse e desconforto.

10 mitos e verdades sobre cães - 9. Os cachorros adoram ser abraçados

10. A boca dos cachorros é mais limpa que a nossa

Falso. Este é o último ponto dos mitos e verdades sobre cães que lhe vamos mostrar. O fato de você ter um cachorro perfeitamente desparasitado não quer dizer que a sua boca esteja limpa. Quando vai pela rua provavelmente lambe coisa que você jamais lamberia, assim sendo, a higiene da boca de um cachorro não é maior que a de um humano.

10 mitos e verdades sobre cães - 10. A boca dos cachorros é mais limpa que a nossa

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 mitos e verdades sobre cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre 10 mitos e verdades sobre cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

10 mitos e verdades sobre cães
1 de 11
10 mitos e verdades sobre cães

Voltar ao topo da página