10 curiosidades sobre chihuahuas

10 curiosidades sobre chihuahuas

O chihuahua é uma das raças de cachorros mexicanos mais populares. O nome dele vem do maior estado do México. Este cachorro se destaca muito provavelmente devido ao caráter dele, características físicas e a alegria que ele possui e transmite.

Você tem um cachorro chihuahua ou cruzado desta raça? Gostaria de saber mais sobre eles? Neste artigo do PeritoAnimal vamos compartilhar com você 10 curiosidades sobre chihuahuas. Continue lendo!

1. O chihuahua é originário da civilização Tolteca

Segundo o standard da FCI[5]o chihuahua é um cachorro selvagem que foi capturado e domesticado durante a época da civilização dos Toltecas. Se trata de uma das culturas pré-colombianas presentes durante os séculos X e XII.

Algumas teorias afirmam que os ancestrais do chihuahua atual viviam em Tula (Tollan-Xicocotitlan) no estado de Hidalgo, no México. Esta teoria se baseia na conhecida figura de "Techichi", que é considerara a percursora da raça chihuahua atual.

Imagem: www.the-saleroom.com

2. Personalidade do chihuahua - um dos cachorros mais valentes

O chihuahua se destaca por ser um cachorro alerta[6]e muito valente[5]tal como indica a FCI e a AKC, respetivamente. Também se considera um cachorro inteligente, vivaz, devoto, inquieto, sociável e fiel.

Embora cada cachorro seja distinto, o certo é que de uma forma geral esta raça cria um vínculo afetivo muito forte com os tutores, chegando a se mostrar muito apegado. Também é habitual que tente chamar a atenção e seja ciumento.

3. Treme

Você alguma vez viu um chihuahua vestido? Provavelmente muitas vezes no inverno. Não se trata de uma moda, é devido ao facto desta raça ser especialmente sensível às baixas temperaturas, tal como indica a AKC[6].

O seu chihuahua treme muito? Nem sempre é devido ao frio. Muitas vezes, a origem do tremor é devido à excitação, ao medo ou a uma possível hipoglicemia. Existem muitas causas!

4. O nome dele não é

Efetivamente, o nome verdadeiro desta graça é "chihuahueño", que significa em tarahumara (língua utoazteca) "local árido e arenoso". Os chihuahuas receberam este nome devido ao local em que se encontravam, Chihuahua, México.

5. Nascem com uma zona mole no crânio

Tal como os bebês humanos, os filhotes de chihuahua nascem com um ponte mole no crânio (moleira). Isso se deve ao facto das fontanelas (ossos do crânio) não terminarem de se encaixar corretamente. Em princípio, deveriam terminar de se desenvolver durante a etapa adulta da vida.

Trata-se de um defeito congênito[1]habitual nas raças de tamanho toy, como o shih tzu, o yorkshire terrier ou o bichon maltês, mas também pode ser provocado pela hidrocefalia, uma inflamação no cérebro, um tumor cerebral ou uma doença que bloqueie a drenagem do líquido cefalorraquidiano.

Num artigo [2]da página Universities Federation for Animal Welfare sobre problemas genéticos do chihuahua, é mencionada a hidrocefalia primária (presença de água no cérebro) como uma das doenças congênitas mais habituais.

A hidrocefalia provoca pressão e dor no cérebro do cachorro, assim como uma diminuição da espessura dos ossos do crânio. Esta doença está associada ao pequeno tamanho que algumas raças possuem.

6. É o cachorro mais pequeno do mundo

O chihuahua é o cachorro mais pequeno do mundo, tanto em altura como comprimento. Segundo o Guiness World Records, o cachorro vivo mais pequeno (em comprimento) [3]é Brandy uma chihuahua fêmea que mede 15,2 cm desde a ponta do nariz até à cauda. Vive em Florida, Estados Unidos.

Também está registrado que o cachorro vivo mais pequeno (em altura) [4]é outra chihuahua fêmea chamada Miracle Milly, que mede 9,65 cm. Vive em Dorado, Porto Rico.

7. Prefere companheiros da própria raça

Bem socializado, o chihuahua é um cachorro que se relaciona bem com quase todas as raças de cachorros, inclusive com gatos. Porém, é frequente observar que os cachorros chihuahua preferem outros cachorros da mesma raça que eles para socializar. Este facto encontra-se nas curiosidades do AKC. [6]

8. É um dos cachorros mais populares do mundo

O chihuahua é uma das raças de cachorro mais populares e amadas de todo o mundo. Começou a ser conhecida nos Estados Unidos depois da emissão dos anúncios do Taco Bell, no qual aparecia a cachorrinha Gidget (que substituiu a Dinky). Paris Hilton, Hillary Duff, Britney Spears e Madonna são alguns dos muitos famosos que decidiram adotar um cachorro desta raça.

9. A raça com mais variedade de cores

Segundo o standard da FCI [5]o cachorro chihuahua tem duas variedades: de pelo curto ou de pelo comprido. Em ambos os exemplares podemos encontrar todo o tipo de cores ou combinações, excepto a blue merle e os cachorros sem pelo.

Os exemplares de pelo comprido possuem uma pelagem sedosa, fina e ligeiramente ondulada, também têm uma camada interna. A característica mais destacável é a presença se pelo comprido nas orelhas, pescoço, extremidades, pés e cauda. Os que possuem pelo curto apresentam pelagem curta e ocasionalmente uma camada interna.

10. Têm uma grande esperança de vida

O chihuahua é um dos cachorros com maior esperança de vida. Há relativamente poucos anos, acreditava-se que estes cachorros viviam entrem 12 e 18 anos, mas atualmente podemos encontrar cachorros chihuahua que superam os 20 anos.

Se você oferecer ao seu chihuahua uma boa alimentação, visitas veterinárias regulares, bons cuidados e muito carinho, o seu chihuahua pode alcançar essa idade avançada.

Que mais se pode pedir a esta adorável raça?

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 curiosidades sobre chihuahuas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. https://www.vetary.com/dog/condition/open-fontanel
  2. https://www.ufaw.org.uk/dogs/chihuahua-hydrocephalus
  3. http://www.guinnessworldrecords.es/world-records/smallest-dog-living-(length)
  4. http://www.guinnessworldrecords.es/world-records/smallest-dog-living-(height)
  5. http://www.fci.be/Nomenclature/Standards/218g09-es.pdf
  6. http://www.akc.org/dog-breeds/chihuahua/detail/