Partilhar

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 31 janeiro 2017
10 coisas que você não sabia sobre os coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos estão longe de serem animais simples. Têm caraterísticas especiais próprias da sua espécie que os diferenciam de outras criaturas do reino animal. E de certeza que, por muito que goste de coelhos, há muitas coisas que ainda não conhece sobre eles. Aprender dados novos e interessantes sobre os coelhos, irá ajudá-lo a dar-lhe uma vida melhor e a construir uma relação melhor com ele se tiver um como pet. Por detrás dessa terna e amável cara esconde-se um mundo fascinante. Se estiver considerando levar um coelho para casa ou já tiver um e quiser conhecer mais sobre ele, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe vamos mostrar as 10 coisas que você não sabia sobre os coelhos que, sabemos que achará interessantes.

1. Um estilo de vida peculiar

Os coelhos que vivem em ambientes selvagens vivem debaixo de terra em grupos com outros coelhos. Convivem com os seus familiares e sentem-se seguros ao estarem juntos deles. As covas onde vivem os coelhos conhecem-se como tocas. Agora já sabe o motivo pelo qual os coelhos domésticos gostam tanto dos túneis ou de ficar e passar entre as suas pernas.

De fato, graças à sua vida debaixo da terra onde a temperatura é mais fresca, os coelhos que nos rodeiam são especialmente sensíveis ao calor do verão. Para a sua sobrevivência durante os dias de altas temperaturas, é necessário fornecer-lhes ventilação, gelo e água em quase todo o momento.

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos - 1. Um estilo de vida peculiar

2. Comem suas próprias fezes

Embora este seja um fato difícil de compreender para nós, os seres humanos, tudo tem a sua explicação e além disso é totalmente normal para eles. Não comem todas as fezes, apenas uma parte delas e uma vez por dia, seja cedo pela manhã ou durante a noite.

A parte a que nos referimos chama-se "cecotropes" ou "fezes noturnas" e basicamente são produtos da fermentação de alimentos que contêm a maior quantidade de nutrientes e que os coelhos acham necessários voltar a serem ingeridos e processados, por isso comem-nos.

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos - 2. Comem suas próprias fezes

3. Excelente visão

Os coelhos possuem uma visão especial que é importante destacar. Os seus sentidos são excelentes, embora o da visão seja o que está mais desenvolvido. Assim como os peixes, os coelhos conseguem ver tudo o que se esconde atrás deles e o único ponto cego que têm é muito pequeno e encontra-se à frente do seu nariz. São os possuidores de quase 360 graus de visão panorâmica. Esta habilidade ajuda-os a avistar os predadores provenientes de praticamente qualquer direção.

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos - 3. Excelente visão

4. Coelhos felizes

Quando um coelho está feliz não o consegue esconder, são criaturas muito expressivas e mais ainda quando querem dar a entender que se sentem contentes. Nos momentos de excitação por felicidades, os coelhos comportam-se de uma forma bonita, selvagem e particular. Começam a realizar sequências de movimentos um pouco selvagens que incluem: saltos rápidos no ar, correr desesperadamente e dar giros bruscos.

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos - 4. Coelhos felizes

5. De onde vêm?

Os coelhos domésticos de hoje em dia são descendentes de uma espécie europeia e os rumores dizem que provêm da época dos romanos, por volta do 44 d.C, que os criavam em espaços com muralhas para depois os comerem como parte de um prato delicioso.

Atualmente na Europe continua-se utilizando o coelho em alguns pratos da gastronomia tradicional (algo impensável para outras culturas). Felizmente para muitos coelhos, estas criaturas agora são nossos pets e parte da nossa família.

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos - 5. De onde vêm?

6. São veganos

Se já tem um coelho, é provável que já o saiba, estes animais são totalmente veganos, ou seja, não comem absolutamente nada de procedência animal. Os seus pratos favoritos são todos aqueles cheios de legumes e frutas. O seu organismo, em especial o seu sistema digestivo, trabalho de forma ativa e constante para que o trânsito intestinal não pare. Por esse motivo, é tão importante que tenham sempre feno ao seu alcance. Sem estes elementos, os nossos amigos poderiam adoecer de má nutrição e até morrer.

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos - 6. São veganos

7. Muitos coelhinhos

Uma das coisas que mais impressiona sobre os coelhos é a facilidade que têm para criar descendência. Uma fêmea pode chegar a ter uma ninhada de bebês a cada 28 ou 30 dias. O seu processo de gestação é violento mas muito rápido. O problema é o que depois vai fazer com tantos coelhinhos dentro de casa. Se quiser prevenir isto, o melhor será castrar o seu coelho a tempo.

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos - 7. Muitos coelhinhos

8. São territoriais

Praticamente todas as criaturas do reino animal são territoriais e os coelhos não são exceção. Para deixar claro qual é o seu território, estes animais esfregam o queixo (lugar onde têm as suas glândulas olfativas) em quase todas as suas superfícies ao seu redor, poderia inclusive esfregar-se a uma pessoa. Já sabe, quando o seu coelho esfrega os seus bigodes em algo, é porque está marcando o seu território.

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos - 8. São territoriais

9. Dentes em desenvolvimento

Tal como os humanos, as unhas dos coelhos nunca deixam de crescer. No entanto, o que é curioso é que os seus dentes também não o deixam de fazer, estão sempre crescendo. Isto é um dado importante sobre estes animais, pois eles utilizam o feno e os brinquedos de madeira para mastigar e manter os seus dentes cortados.

Se os dentes de um coelho deixarem de moer e crescerem em mau estado, isto pode causar um mau cheiro e, por isso deixarão de comer, o que pode ser muito perigoso. Se observar um crescimento anormal dos dentes do coelho, não hesite e consulte o veterinário, tenha em conta que 12 horas sem alimentos podem ser mortais para um coelho.

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos - 9. Dentes em desenvolvimento

10. Uma triste realidade

Os coelhos são os terceiros animais mais abandonados em refúgios e em ambientes industriais. Estas são criaturas carinhosas e muito nervosas que precisam de muito carinho. É importante saber que ter um coelho, é ter um pet por muitos anos (entre 8 e 10) e que desde o momento em que o tem em casa, já faz parte da família. No PeritoAnimal incentivamos você a escolher sempre a opção da adoção ao invés de comprar qualquer animal.

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos - 10. Uma triste realidade

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 coisas que você não sabia sobre os coelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre 10 coisas que você não sabia sobre os coelhos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

10 coisas que você não sabia sobre os coelhos
1 de 11
10 coisas que você não sabia sobre os coelhos

Voltar ao topo da página