Curiosidades do mundo animal

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 16 novembro 2017
10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros são animais com qualidades, instintos e reações diferentes às que nós humanos temos. Muitas vezes não somos conscientes, mas a grande maioria dos animais tem uma vida mais curta que nós humanos.

Isto faz com que os cachorros, em apenas 3 ou 4 anos de vida pareçam mais sensatos e maduros que nós em adolescentes. Isto porque os cães em poucos anos acumulam as experiências equivalentes às que um humano demora 20 ou 30 anos a passar.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar 10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você, e vamos tentar também explicar os motivos.

Também lhe pode interessar: 10 coisas estranhas que os gatos fazem

Índice

  1. Cheirar
  2. Ouvir
  3. Obedecer
  4. Correr
  5. Nadar
  6. Vigiar
  7. Guardar
  8. Não se preocupar
  9. Reagir instintivamente
  10. Afeto irredutível

1. Cheirar

Se existe um sentido no qual os cães são superlativamente superiores aos seres humanos, é o sentido do olfato.

A ração desta superioridade é fisiológico, tanto que afeta o nariz, o sistema respiratório, e a área cerebral que se ocupa do sentido do olfato.

No nariz humano calcula-se que existem umas 5 milhões de células olfativas, enquanto que nos cachorros a quantidade está entre 200 e 300 milhões de células olfativas. Para além disso, a área cerebral destinada pelo cão para processar a informação captada pelas suas células olfativas é 40% maior que a que o cérebro humano destina para esse fim.

Todas estas circunstâncias fisiológicas fazem com que o olfato canino seja entre 10.000 e 100.000 vezes mais forte que o dos seres humanos. Por isso, a primeira conclusão é que qualquer cachorro tem uma capacidade olfativa melhor que a humana.

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você - 1. Cheirar

2. Ouvir

O sentido de audição está bastante mais desenvolvido entre os cachorros que entre os humanos. Os seres humanos possuem um nível de frequência auditiva entre os 20 e 20000 Hz (hertz). O espectro auditivo canino está entre os 20 e os 65000 Hz, sendo a frequência mais sensível entre os 500 e 16000 Hz.

Na sua orelha os cães têm 17 músculos para as orientar em múltiplas direções, enquanto que as pessoas apenas possuem 9 e a grande maioria apenas utiliza apenas 1 ou 2 músculos. Dado o seu amplo espectro auditivo, os cães podem ouvir ultrassons que nós humanos não detetamos.

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você - 2. Ouvir

3. Obedecer

A obediência canina treinada pode-se obter através do reforço positivo, a antiga dominação. Mas não fazemos questão de entrar neste tipo de obediência treinada. Pensamos que é mais interessante falar sobre a obediência inata do cachorro, que transcende e vai mais além dos adestramentos.

Podemos concluir que a obediência instintiva dos cachorros se fundamenta mais no sentido de matilha inata entre os cães, que na socialização ou adestramento, embora sem desvalorizar esses treinamentos. Isto reflete-se claramente entre os cães que são maltratados pelos seus donos e que, apesar disso continuam apegados a eles em vez de fugir, tal como faria um ser humano.

Por isso, podemos concluir que os cães obedecem melhor que os humanos (embora não seja claro que isso seja uma vantagem para os pobres cachorros).

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você - 3. Obedecer

4. Correr

A velocidade a que pode correr um cachorro, mesmo não estando treinado, é superior à de um humano, estando este treinado. Claro que, se impulsionar com 4 patas e com um centro de gravidade tão baixo, é mais vantajoso do que fazê-lo com 2 pernas e um centro de gravidade elevado.

Um cachorro pode correr durante 3 ou 4 minutos a 40 km/h, enquanto que uma pessoa comum pode correr a 20 km/h, aproximadamente durante um tempo similar.

Os atletas profissionais podem correr 100 m a 40 km/h, enquanto que um Galgo alcança os 60 km/h. Indiscutivelmente os cães correm mais que as pessoas.

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você - 4. Correr

5. Nadar

A natação é uma atividade inata entre alguns cães, embora haja muitos com medo de água. Nos bebês o instinto de nadar dura apenas uns meses, perdendo-se na maioria dos casos com o tempo. A verdade é que todos os cachorros têm o instinto de mexer as patas para se manterem a flutuar. Há cães cuja capacidade para nadar é surpreendente. As raças mais capacitadas para nadar são:

  • Terra-nova
  • Golden Retriever
  • Labrador Retriever
  • Cão d'água espanhol
  • Cão d'água português
  • Retriever da Nova Escócia

No entanto, as raças como Boxer, Bulldog ou Pug, não são bons nadadores pois entra com muita facilidade água no focinho. Os Gagos e os Whippets também não são muitos bons a nadar, pois as suas patas finas estão feitas para saltar e correr.

Todas as restantes raças caninas são melhores que a maioria dos humanos na água.

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você - 5. Nadar

6. Vigiar

Os cães podem vigiar inclusive estando a dormir. Para os seres humanos, essa atividade é muito mais difícil estando a dormir.

Precisamente o seu poderoso olfato é o que permite o estado de vigilância constante dos cachorros, mesmo estando a dormir. Algo impossível para um humano. Qualquer cheiro estranho alerta de imediato os cachorros, ativando todos os outros sentidos de imediato.

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você - 6. Vigiar

7. Guardar

Uma atividade inerente à vigilância é a guarda. Os cachorros costumam ser corajosos e saem de imediato em defesa da sua família (da sua matilha), da sua casa (território) e dos mais pequenos. Inclusive os cães mais pequenos enfrentam os intrusos com latidos fortes que alertam qualquer pessoa que esteja perto.

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você - 7. Guardar

8. Não se preocupar

Os cães vivem alguns momentos maus, tal como os humanos ou qualquer ser vivo do planeta. Mas felizmente para eles, existem muitos menos casos de depressão que entre os humanos. Sabem se despreocupar das coisas melhor que nós.

A mente canina é mais livre que a humana, uma vez que não é tão complexa nem se mete em tantos problemas como costumam meter as mentes humanas dos seus donos. Os cães não podem pensar em pagar as contas da casa, em investir as suas poupanças em alguma coisa ou fazer esporte. Sabemos que eles não podem fazê-lo, porque nós humanos não os deixamos fazer. Estas ideias brilhantes ficam reservadas apenas para nós.

Por conseguinte, a grande maioria dos cachorros vivem (e sobretudo dormem), com muitas menos preocupações que qualquer humano adulto.

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você - 8. Não se preocupar

9. Reagir instintivamente

As reações instintivas dos cães são mais rápidas e acertadas no geral que as que realizam as pessoas perante uma dificuldade imprevista.

Esta circunstância está relacionada com a curta mas intensa experiência vital dos cachorros. Ao viverem de forma mais desinibida, livre, intensa, vertiginosa e simples que qualquer ser humano, as suas reações são mais rápidas e, geralmente mais acertadas que as do ser humano.

Um exemplo: raramente alguém que vai com más intenções enganará um cachorro. Enquanto que com falsidades nós humanos somos facilmente enganados.

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você - 9. Reagir instintivamente

10. Afeto irredutível

Os cachorros quando ganham afeto é para toda a vida, mesmo que lhe dê motivos para o odiar. É como se fossem fãs de você.

É sabido por todo o mundo que a única coisa imutável para o ser humano é o fato de ser aficionado por uma equipe de futebol durante toda a vida. Para os cachorros, nós somos a sua equipe de futebol favorita, amando-nos muito mais além do razoável durante toda a sua existência.

Nós humanos somos capazes de nos divorciarmos das pessoas que, em um momento da nossa vida, mais amamos.

10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você - 10. Afeto irredutível

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
10 coisas que os cachorros fazem melhor do que você