10 coisas comuns que podem matar o seu gato

10 coisas comuns que podem matar o seu gato

Existem muitas coisas que podem matar o seu gato e algumas encontram-se na sua própria casa sem que você saiba. É fundamental que se informe e saiba identificar quais são estes produtos, alimentos ou plantas e que os mantenha bem afastados do seu felino.

No PeritoAnimal propomos-lhe uma lista completa de coisas comuns que podem matar o seu gato, explicando-lhe porque isso pode acontecer. Além disso, também lhe explicamos o que fazer se o seu gato sofrer uma intoxicação ou como o pode evitar.

Continue lendo e descubra 10 coisas comuns que podem matar um gato.

1. Água sanitária

Iniciamos nossa lista de coisas que podem matar um gato falando da água sanitária. É normal que nas épocas de maior calor o gato tente beber água de qualquer lugar. Especialmente se tiver o seu bebedouro vazio, pode tentar ingerir líquido de outros lugares. Se por um descuido se esquecer do balde com água sanitária que usou para limpar, pode ter um grave problema.

Os gatos adoram a água sanitária, é irresistível para eles. Mas isso pode significar um problema grave para a sua saúde. A água sanitária é muito nociva e pode causar problemas graves no seu sistema digestivo, vômitos, salivação excessiva e muita dor. Se vomitarem, a água sanitária pode ser um terrível corrosivo para a boca do gato.

2. Aspirina

As aspirina é um medicamento muito habitual, que não prejudica o corpo humano. No entanto, os efeitos no nosso gato podem ser muito graves uma vez que é muito venenosa para os felinos. Outros medicamentos, como por exemplo o caso do paracetamol, também são tóxicos para os gatos.

3. Flor-de-maio

A Flor-de-maio é uma das plantas tóxicas para gatos. É muito importante certificar-se de que o seu gato não consegue aceder a ela de nenhuma foram, uma vez que parecem ter uma atração natural para esta planta. A substância leitosa que esta planta libera causa vômitos e diarreias quando ingerida em pequenas quantidades, mas em grandes doses pode ser muito prejudicial, por isso, é considerada um veneno para gatos.

4. Chocolate

O chocolate contém uma substância tóxica chamada teobromina, um alcaloide que se obtém do cacau e que estimula o sistema nervoso e é considerado um verdadeiro veneno para o gato. Ao contrário do que acontece com as pessoas, os felinos não são capazes de eliminar esta substância do seu corpo. Apenas seis gramas por quilograma de peso podem ser mortais. Veja também esta lista de alimentos proibidos para gatos.

5. Fumaça de tabaco

Tal como acontece com as pessoas, a fumaça do tabaco propicia o aparecimento de câncer no gato. Se você é fumador aposte em ter as janelas bem abertas, por fumar no exterior da casa sempre que for possível e por lançar o fumo para cima para evitar o contato com o gato, pois esta é outra das coisas que podem matar um gato.

6. Peixe cru

Não é boa ideia oferecer peixe cru ao nosso gato, embora possa ter sobrado alguma coisa do nosso sashimi. O peixe cru pode conter bactérias, muito prejudiciais para um gato que está acostumado a comer ração seca. Por outro lado, também devemos vigiar as espinhas, uma das primeiras causas de perfuração intestinal em gatos sendo, assim, outra das coisas comuns que podem matar gatos.

Por último, comentar que o consumo de determinados peixes, como é o caso do atum, pode provocar deficiências de vitamina B e uma quantidade excessiva de mercúrio, algo que é muito mau para os gatos.

7. Bolas de naftalina

Muitos tutores se perguntam se naftalina faz mal para gatos, já que é muito provável que o seu gato se sinta atraído se enxergar bolas de naftalina no chão. Mas se a naftalina for ingerida pelo felino, estamos diante de um problema de saúde muito grave que danifica de forma muito considerável o sistema nervoso. Pode provocar vômitos, diarreia e até convulsões. Então, sim, a naftalina é prejudicial e considerada um veneno para gatos.

8. Pasta de dente

A pasta de dente contém uma grande quantidade de elementos químicos como por exemplo o flúor ou os abrasivos (sal). Concretamente o flúor, é muito prejudicial e perigoso para a saúde do seu gato.

Pode causar alterações nervosas, falta de atenção, ardor de estômago, vômitos e danos internos. A longo prazo pode até causar incontinência e até a morte. É muito importante evitar o acesso do gato a este produto por isso, por ser uma das coisas comuns que podem matar um gato e que nem imaginamos.

9. Tinta

Os diferentes tipos de tintas são compostos por pigmentos, aglutinantes, dissolventes, plastificantes e outros elementos. Todos eles são prejudiciais para a saúde intestinal do gato, mas os dissolventes, em particular, podem causar alucinações, dores internar muito intensas, convulsões, epilepsia, coma e até arritmias cardíacas. Então deixe as tintas fora do alcance dos felinos!

10. Veneno para ratos

Evidentemente qualquer tipo de veneno é muito prejudicial para a saúde dos nossos animais de estimação. Se tem gatos ou cães em casa nunca utilize venenos para ratos, uma vez que os seus pets podem também ser afetados. Não esqueçamos que as crianças também são susceptíveis de comer qualquer coisa que encontrem. Aposte antes em armadilhas caseiras que não matem o rato e que não possam prejudicar os seus animais. Ingerir este tipo de produto pode causar a morte de forma muito rápida.

O que fazer se o gato for intoxicado?

Se o seu gato se intoxicou deve ir ao veterinário o quanto antes para que ajude a expulsar a substância tóxica do seu corpo. Lembre-se que não é aconselhável forçar o vômito se não temos a certeza do que ingeriu, isto porque alguns produtos como a água sanitária podem agir como perigosos corrosivos na sua boca.

Recorra ao veterinário de urgência se for necessário, a vida do seu gato está em risco se ele ingeriu alguma destas 10 coisas comuns que podem matar o seu gato.

Conselhos para evitar que o seu gato sofra uma intoxicação

O melhor que pode fazer para evitar que o seu gato se intoxique será manter fora do seu alcance todos estes produtos tal como faria com uma criança pequena. Não pode esperar que o gato saiba identificar que coisas são nocivas ou não. Você mesmo deve zelar pela sua segurança de forma responsável.

Agora que você conheceu algumas das coisas que podem matar um gato, não perca esses dois artigos que recomendamos:

  • Envenenamento em gatos - Sintomas e primeiros socorros
  • Carvão ativado para gatos: como e quando usar

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 coisas comuns que podem matar o seu gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.