Conselhos de beleza

Tirar os nós em gatos de pelo longo

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 18 outubro 2016
Tirar os nós em gatos de pelo longo
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se tem um felino em casa, saberá o quão importante é para ele higienizar o seu corpo e sobretudo o seu pelo, atividade em que os gatos investem muito tempo ao longo do dia. Os resultados costumam ser vísiveis, pois o seu gato está sempre limpo e, o seu pelo é suave ao tato.

Existem gatos de pelo curto e gatos de pelo longo, e para ambos a higienização é extremamente importante. No entanto, a diferença de pelo faz este trabalho mais difícil para uns do que para outros. As raças de pelo longo, como o Persa ou o Himalaio, por vezes precisam um pouco de ajuda humana para se livrar dos nós que se formam no seu pelo.

É por isso que no PeritoAnimal queremos ensinar-lhe a tirar os nós em gatos de pelo longo, para que conte com as ferramentas e os conhecimentos necessários que lhe permitam ajudar o seu felino na sua rotina de higiene.

Também lhe pode interessar: Como tirar os nós do gato persa

Índice

  1. Por que se deve tirar os nós do pelo dos felinos?
  2. Onde se formam os nós?
  3. Como prevenir a formação de nós?
  4. Como eliminar os nós?

Por que se deve tirar os nós do pelo dos felinos?

Escovar o gato para eliminar o excesso de pelo que deixam em móveis e outras zonas da casa é uma atividade que é relativamente familiar para si, pelo que eliminar os nós do pelo do gato não será uma tarefa complicada.

É provável que se esteja perguntado porque deve tirar ou prevenir a formação de nós no pelo do seu gato, pois para além dos nós não serem particularmente bonitos, eles podem provocar uma ferida na pele quando o gato os puxa ao tentar se livrar do nó ele mesmo, podendo chegar inclusive a irritar a pele. Por isso, é tão importante estar atento ao estado do pelo do gato.

Tirar os nós em gatos de pelo longo - Por que se deve tirar os nós do pelo dos felinos?

Onde se formam os nós?

Um gato que não seja de pelo curto pode chegar a ter nós em qualquer parte do seu corpo, embora algumas zonas de difícil acesso para o animal quando se higieniza sejam mais propensas a ganhar nós. Estas zonas são:

  • Axilas
  • Atrás das orelhas
  • Por trás das coxas

Como prevenir a formação de nós?

Antes de eliminar estes incômodos nós formados no pelo do felino, o melhor é aprender a preveni-los. Por vezes formam-se nós inclusive no pelo semi-longo, pelo que a rotina de higiene do seu amigo peludo se torna insuficiente. Agora, se o que quer é prevenir que o pelo se embarace, experimente o seguinte:

  • Se o seu gato tem o pelo longo, deverá escová-lo todos os dias durante 5 minutos. Não se preocupe, fazê-lo é muito fácil e acabará se convertendo em um mimo para ele. Utilize uma escova de dentes metálicos e depois um pente metálico de pontas redondas.
  • Se o seu gato tem o pelo semi-longo ou curto, escove de 1 a 3 vezes por semana com um pente de borracha.

Seja curto ou longo, quando escovar o pelo deve fazê-lo passando a espessura do mesmo, para evitar que se formem nós internos. Levante a camada de pelo superior e escove a inferior, com cuidado para não magoar a pele do gato. Ao finalizar, ofereça um prêmio ao gato pelo seu bom comportamento. É importante estabelecer a rotina de escovação desde que é filhote, para o gato se habituar.

Tirar os nós em gatos de pelo longo - Como prevenir a formação de nós?

Como eliminar os nós?

Se já se formaram os nós, terá de os tirar para evitar que o gato se magoe.

Siga estes passos:

  1. Tente abrir o nós com os dedos com cuidado para não magoar o gato, para o separar o mais que conseguir. Pode amolecer o nó com um condicionados. Aplique-o e espere secar para começar a desembaraçá-lo.
  2. Tente desembaraçar o nó com um pente de cerdas muito juntas, sem tirar do pelo. Comece pelas pontas e avance para cima.
  3. Introduza uma tesoura de pontas redondas de com cuidado entre o nó e a pele para o conseguir cortar.
  4. Corte os nós que conseguir, sempre com a ponta da tesoura para fora. Se forem demasiados, elimine-os em várias sessões.
  5. Escove todo o pelo corretamente.

Enquanto realiza esta rotina, deve se lembrar de:

  • Nunca puxe o pelo, isso vai magoar o gato e não lhe permitirá voltar a escová-lo outra vez.
  • Não force a situação. Se depois de uns dois nós o animal se cansar, deixe-o ir e continue no dia seguinte.
  • Tenha muito cuidado quando utilizar a tesoura, não quer que aconteça nenhum acidente.
  • Tanto a rotina de prevenção como a de eliminação, é melhor realizar sobre o pelo seco.
  • Em casos extremos, talvez seja necessário rapar o pelo do animal devido à grande quantidade de nós. Neste caso deve deixar este trabalhar para os profissionais.
Tirar os nós em gatos de pelo longo - Como eliminar os nós?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tirar os nós em gatos de pelo longo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Tirar os nós em gatos de pelo longo