Curiosidades do mundo animal

Quantos metros um canguru pode pular?

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 28 setembro 2016
Quantos metros um canguru pode pular?

O canguru é o mais conhecido de todos os marsupiais, além disso, este animal converteu-se no emblema da Austrália, pois distribui-se principalmente na Oceania.

Podemos destacar inúmeras caraterísticas deste marsupial, por exemplo a bolsa na qual amamenta e transporta as suas crias, chamado marsúpio, ou seu forte aparelho locomotor graças ao qual o canguru alcança uma grande velocidade e altura nos seus saltos.

De certeza que já alguma vez se perguntou quantos metros um canguru pode saltar. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos esclarecer as suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: Tipos de cangurus

Índice

  1. Aparelho locomotor do canguru
  2. Velocidade de deslocamento do canguru
  3. Comprimento e altura dos saltos do canguru
  4. Quer saber mais sobre o canguru?

Aparelho locomotor do canguru

O canguru, um animal de grandes dimensões, é o único que se move dando saltos embora isso não nos deveria surpreender se tivermos em conta a sua anatomia, a qual parece perfeitamente desenhada para este método de locomoção.

Trata-se de um marsupial que possui patas traseiras muito fortes e muito desenvolvidas (sobretudo se as compararmos com as pequenas dimensões das suas patas dianteiras), claro que os pés também são muito grandes para possibilitar o impulso do salto, e a sua cauda comprida e musculosa torna-se imprescindível e ideal para proporcionar ao canguru o equilíbrio que precisa durante o salto.

O canguru consegue dar saltos movendo as suas patas traseiras ao mesmo tempo.

Quantos metros um canguru pode pular? - Aparelho locomotor do canguru

Velocidade de deslocamento do canguru

A velocidade mais confortável para o canguru quando se desloca dando pulos é de aproximadamente 20-25 km/hora. No entanto, são capazes de alcançar uma velocidade de 70 km/hora. Podem aguentar perfeitamente durante 2 quilômetros uma velocidade de 40 km/hora, não conseguindo aguentar essa distância com velocidades superiores.

Embora isto possa parecer um grande esforço para o canguru, é o meio mais econômico de deslocamento (energeticamente falando), pois apenas consome uma pequena fração de energia em comparação com o requerimento necessário para se deslocar de outro modo.

De fato, o canguru não caminha bem e quando se tem de deslocar em velocidades baixas utiliza a causa como tripé junto com as patas dianteiras.

Quantos metros um canguru pode pular? - Velocidade de deslocamento do canguru

Comprimento e altura dos saltos do canguru

O canguru avança com cada salto uma distância aproximada de 2 metros, no entanto, quando há algum predador em um terreno plano e sem obstáculos, apenas um salto é capaz de cobrir uma distância de 9 metros.

Os saltos do canguru podem chegar a alcançar uma altura de 3 metros, dando lugar a um espetáculo único a todas as pessoas que tiverem a sorte de observar este animal no seu habitat natural.

Quantos metros um canguru pode pular? - Comprimento e altura dos saltos do canguru

Quer saber mais sobre o canguru?

Se gosta deste animal e gostaria de saber mais sobre o canguru, recomendamos que consulte o nosso artigo que explica para que serve a bolsa do canguru. Para além disso, pode ainda conhecer os 10 animais que saltam mais alto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos metros um canguru pode pular?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quantos metros um canguru pode pular?