Dietas equilibradas

Quantidade de ração para um Yorkshire

Miscota
Por Miscota . Atualizado: 22 dezembro 2020
Quantidade de ração para um Yorkshire
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O Yorkshire terrier converteu-se em um dos cachorros mais populares pelo seu pequeno tamanho, adorável aparência e higiene, e também por sua linda pelagem. Para mantê-lo em perfeitas condições, devemos oferecer-lhe uma série de cuidados mínimos que passam por uma correta alimentação, escovações diárias, higiene dental, exercício físico e banhos.

Se o nosso companheiro peludo tem o hábito de devorar a comida até deixar o recipiente vazio, e por consequência, tem alguns quilos a mais ou, pelo contrário, acha que não come o suficiente, nós é que devemos controlar o que ele come e oferecer a quantidade exata que o seu corpo precisa. Para o ajudar nesta tarefa, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe contar qual a quantidade de ração para um yorkshire ideal em função da sua idade, peso e atividade física.

Também lhe pode interessar: Quantidade de comida para um chihuahua

Índice

  1. A quantidade diária de ração depende de diferentes fatores
  2. Quantidade de ração para Yorkshire filhote
  3. Quantidade de ração para Yorkshire adulto
  4. Quantidade de ração para Yorskhire idoso

A quantidade diária de ração depende de diferentes fatores

Voce sabe como calcular a quantidade de ração para cachorro? A quantidade diária de ração que um cão deve ingerir deve ser calculada em função dos seguintes fatores:

  • A raça
  • A idade
  • O peso
  • A atividade física

É claro que um filhote de cachorro não precisará dos mesmos gramas de ração nem da mesma composição que um cão adulto. Além disso, um cão de raça grande consumirá uma quantidade diária de alimento muito maior que um de raça pequena ou toy. Por outro lado, os cachorros da mesma raça, idade e peso, também não precisam da mesma quantidade de ração se realizarem exercício de diferentes níveis de intensidade.

Os Yorkshire terrier são cachorros adoráveis, carinhosos e muito brincalhões. O seu pequeno tamanho converte-os em companheiros ideais para aquelas pessoas que moram em apartamentos pequenos e que não contam com muito tempo para limpar o pelo caído do animal, visto que faz parte da lista de raças que não soltam pelo.

Por ter um estômago muito pequeno, ele não precisa consumir quantidades tão grandes de comida como outras raças de tamanho maior, por isso, você certamente não gastará muito com ração para Yorkshire. No PeritoAnimal recomendamos que não poupe na hora de escolher a melhor ração, o ideal é que adquira uma de boa qualidade, lembre-se que é a saúde do seu cachorro que está em jogo.

Quantidade de ração para um Yorkshire - A quantidade diária de ração depende de diferentes fatores

Quantidade de ração para Yorkshire filhote

Um cachorro Yorkshire é considerado filhote até completar 1 ano de vida. Até esse momento, você deverá proporcionar-lhe ração seca específica para filhotes, feita exclusivamente para satisfazer as necessidades nutricionais dos cachorros.

Na hora de escolher a ração para Yorkshire filhote, você deverá observar se ela possui ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6 para se certificar do correto desenvolvimento do pelo do seu cachorro. Além disso, saiba que os primeiros meses de vida do seu novo companheiro são os mais importantes, pois marcarão todo o seu crescimento e evolução e, por isso, deverá proporcionar-lhe um alimento de boa qualidade.

Fuja de rações cuja composição se baseia principalmente em farinhas e cereais e, opte por aquelas que oferecem uma grande variedade de nutrientes e proteínas, minerais essenciais como o cálcio, elevada concentração energética e, sobretudo, são ricos em fibra para estimular o trânsito intestinal e ajudar a eliminar as bactérias e parasitas que passam através do leite materno.

Você também deve levar em consideração que as rações para cachorros contêm sempre um percentual mais elevado de gorduras do que as de adultos, e isso acontece para incentivar o seu crescimento e correto desenvolvimento. Neste sentido, aconselhamos-lhe que tenha em conta os seguintes pontos:

  • Durante os primeiros meses de vida, é aconselhável umedecer a ração em água para que seja mais fácil de mastigar. Pouco a pouco, você deverá reduzir a quantidade de água até lhe dar apenas a ração seca.
  • Até ao 5º mês de vida, a dose diária de ração para o Yorkshire deverá ir aumentando de acordo com as suas necessidades nutricionais. A partir do 6º, os gramas diários deverão diminuir para evitar a obesidade.
  • Até aos 4 meses, devemos dividir os gramas diários para 4 refeições ao dia.
  • Dos 4 aos 6 meses, devemos dividir o total em 3 refeições diárias.
  • A partir dos 6 meses, já podemos proporcionar os gramas diários em duas refeições.
  • Certifique-se de que a ração favorece o sistema imunológico do seu Yorkshire para evitar que ele contraia doenças como a parvovirose canina.

A seguir, mostramos-lhe uma tabela com a quantidade de gramas ao dia de ração para Yorkshire filhote e adulto, organizado da seguinte maneira: ração para Yorkshire 2 meses; ração para Yorkshire 3-4 meses; ração para Yorkshire 5 meses; ração para Yorkshire 6 meses; ração para Yorkshire 7-8 meses e ração para Yorkshire 10-12 meses.

A tabela mostra a quantidade de ração que você deverá dar ao seu cachorro em função dos meses de vida que tiver e o peso de adulto que irá adquirir. Para saber o peso de adulto que terá o seu companheiro peludo, terá que perguntar ao seu veterinário.

Quantidade de ração para um Yorkshire - Quantidade de ração para Yorkshire filhote

Quantidade de ração para Yorkshire adulto

Uma vez alcançada a idade adulta, as necessidades nutricionais do seu Yorkshire irão variar e, com elas, o total de gramas diárias que lhe deve proporcionar. Ao se tratar de uma raça propensa a sofrer de obesidade se comerem mais do que deveriam, a quantidade ao dia diminui em relação à proporcionada durante a etapa de filhote.

Uma vez desenvolvido, o Yorkshire já não precisa de tantos gramas, nem de um percentual de gorduras tão elevado na ração. Por isso, o ideal é procurar por uma ração seca para adultos com cerca de 40% de proteínas, 20% de frutas e verduras, uns 10% de gorduras e uma quantidade mínima de fibras e cereais.

Além disso, os ácidos graxos Ômega 3 e 6, o cálcio, o fósforo e a vitamina E devem continuar presentes na composição do alimento, tanto para manter a saúde dos seus ossos como para assegurar a vitalidade e suavidade do seu pelo.

Além de cuidar da dieta do seu Yorkshire adulto, é imprescindível praticar exercícios com ele e levá-lo para passear o tempo que precisa para liberar a energia acumulada e evitar o aparecimento de transtornos como o estresse ou a ansiedade.

A seguir, mostramos-lhe uma tabela com a quantidade de ração para Yorkshire adulto com o total de gramas ao dia que o seu cachorro deve consumir, em função do seu peso e do grau de atividade física que praticar. Lembre-se que você pode dividir a quantidade total em uma ou duas refeições diárias.

Quantidade de ração para um Yorkshire - Quantidade de ração para Yorkshire adulto

Quantidade de ração para Yorskhire idoso

A partir dos 7 anos de idade, o cachorro passa de ser adulto a considerar-se idoso, e devemos mudar a sua ração para uma da ração para cachorros idosos. Embora o nosso cão continue mantendo a vitalidade e o espírito jovem que possuía, seu organismo começa a entrar na velhice e precisa de novas necessidade nutricionais que favoreçam a saúde dos seus ossos, principalmente. Por isso, devemos ter atenção à quantidade de cálcio que a ração contém.

Por outro lado, durante esta etapa a propensão à obesidade acentua-se e, portanto, devemos adquirir um alimento com um baixo teor calórico, rico em vitaminas A e D, ácidos graxos Ômega 3 e minerais essenciais. Além disso, torna-se imprescindível que o nosso Yorkshire sênior continue realizando exercícios para se manter em forma.

Durante esta etapa, a quantidades de ração diária é mantida, sempre em função do seu peso e grau de atividade física. A única coisa que devemos modificar é a composição da ração e o tamanho. As rações de cachorros idosos para raças pequenas costumam apresentar-se em forma de croquetes menores que as de adultos, com o objetivo de facilitar o processo de mastigação para aqueles cães que perderam algum ou vários dos seus dentes. Sendo assim, se o Yorkshire tiver poucos dentes, uma dica é combinar a ração seca com a úmida.

No caso de sofrer de alguma doença renal ou hepática, não hesite em consultar o seu veterinário para saber que tipo de alimento lhe deve proporcionar. E se vir que o seu Yorkshire idoso deixa de comer, custa-lhe caminhar, vomita, está fraco ou apresenta outros sintomas, consulte o quanto antes um especialista. Preste atenção à sua saúde e ofereça-lhe a melhor qualidade de vida possível, sem dúvida que o seu cachorro agradecerá em forma de carinho e muita companhia.

Leia também o nosso artigo sobre todos os cuidados com o Yorkshire terrier.

Quantidade de ração para um Yorkshire - Quantidade de ração para Yorskhire idoso

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de ração para um Yorkshire, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia

NUTRIÇÃO PET ONLINE. Cálculo da quantidade de alimento industrializado. Disponível em: <https://www.nutricao.vet.br/calculo-dose-racao>. Acesso em 22 de dezembro de 2020.

Vídeos relacionados com Quantidade de ração para um Yorkshire

1 de 3
Vídeos relacionados com Quantidade de ração para um Yorkshire
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Elisabeth urfer
Tenho dado a minha pet de 3 meses laranja Lima, uma vez por semana ela adora ela e umaYorkshire.so que ela é muito intensa .me orientem por favor em relação a Raca
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Elisabeth. Tudo bem? Você conhece nossas fichas de animais? Lá temos diferentes informações sobre cada raça! Aqui você encontra tudo sobre o yorkshire: https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/yorkshire-terrier.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Karina
Minha cachorra só quer comer a ração se misturar alguma coisa, frutas ou cenoura ralada, pode ? Ela e bem esfomeada to dividindo em 3 vezes por dia pode? E yorkshire tem 11 meses pesa 3.9 kilos.
A sua avaliação:
Iraci r castro
Tenho uma yorkshire ja com 12 meses, sempre comeu super bem bolachinha e frutas. De uns 20 dias para cá .não quer comer ja troquei por varias rações. Agora comprei um pate esta comendo um pouco.o problema wue não quero ficar dando pate. Ela esta bem ativa só não wuer comer a razão pura. O que fazer? Será que poderia me dar uma dica?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Iracir. Tudo bem? Temos este artigo em que falamos sobre um cachorro que não quer comer ração: https://www.peritoanimal.com.br/o-meu-cachorro-nao-quer-comer-racao-2620.html. Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Cris Cardoso
O Mike meu York esta completando 5 meses e come as seguintes refeições: uma xicara de cafezinho cheia pela manhã , meia a tarde e uma cheia a noite. As vezes fico com medo de nao ser o suficiente pois ele esta sempre querendo mais , e quando ele chwgou era bem.gordinho, rinha 2.mese e meio, e agora esta crescendo sinto que ele esta magro e espichando, sinto suas costelinhas, alguém poderia se isso tudo e normal, ou devo aumentar a comida? Obrigado
Aline Avelar
Olá!!
Na verso da embalagem da ração tem a sugestão diária da quantidade de ração para o pet. Eles estimam de acordo com a idade x peso, mas pode variar de acordo com a rotina do pet. Cães mais ativos, que se exercitam mais, tendem a ter mais apetite do que os cães que são mais tranquilos.
A sua avaliação:
Marcia
Tenho 2 yorkies. 1 de 6a5m (mãe e pesa 4kg)
A.outra tem 1 ano. Filhinha pesa 2,3kg
Como calcular o tanto de ração para cada? Costumo dar de 60 a 70 gramas para cada, só que a mãe quer sempre comer toda a ração e não deixa muito para a outra, e a filhinha come bem menos. Dou fruta durante o dia. Boa noite e obrigada!
Matilde Adriana
bom dia!
Minha Yorkie come as gramas indicadas na embalagem em 3 refeições, mas parece estar sempre com fome, esta toda hora lambendo o pote de ração. O que devo fazer, tenho medo de dar mais ração do que o indicado e ela ficar obesa.
Nadia Carina Azevedo
eu tenho um Yorkshire que se nega a comer ração já tentamos de tudo , o que é que se pode fazer mais ? Estamos a tentar dar lhe purina One mini
Luísa Savala
Oi Nadia! Se você já tentou de tudo, é importante buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para diagnosticar com precisão o que esta acontecendo com seu cachorro.
Alejandro
Bom eu peguei uma filhote de Yorkshire já provei várias rações e comia muito pouco praticamente era obrigada ou pela fome ou por mim, aí comprei a premier raças específicas e parece um aspirador come tudo, e adora os biscoito da premier também, espero ter te ajudado
Eliana Cristina Affonso
Minha Yorkshire tem 6 meses,e só quer ração umedecida,tem algum problema.?
Daniele
Não se coloca tala na orelha
Com tempo ela fica em pé
Tania
Com 3 meses ainda da tempo por a tala? A orelha ta caída!Gostaria de deixa la bem em pe!
Romulo
Bom dia! Eu tenho um yorkshire de 6 meses e ele começou a vomitar a ração toda de ontem para hj, eu gostaria de saber se é devido a ração que ele está assim, eu desde de ele mais novinho sei godem de arroz e frango, gostaria de saber qual marca e sabor de ração que eu devo dar para ele, obrigado
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Romulo. Ele sempre comeu essa ração e só agora está vomitando?
Momo
Goastaria de saber qual a quantidade correta ele come a pasta pedigree vital carne ou frango, pois não tem dentes e o peso dele é 2,8kg.
1 de 5
Quantidade de ração para um Yorkshire