Dietas equilibradas

Quantidade de comida para um beagle

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 15 junho 2023
Quantidade de comida para um beagle
Beagle

Ficha do animal: Beagle

Se acabou de adotar um cachorro beagle, deve saber que acabou de ganhar um fiel companheiro, carinhoso, muito ativo e cheio de energia. Se dispõe de uma casa espaçosa e tempo para lhe proporcionar todo o exercício que necessita, encontrou o seu cachorro ideal!

Os cuidados específicos que o beagle requer incluem escovagens semanais, esportes e controle com a comida. Porquê? É muito simples, este é um cachorro com um apetite insaciável que consegue comer uma tigela de alimentos inteira de uma só vez. Isto pode provocar obesidade que desencadeia, com grande probabilidade, graves problemas de saúde. Para saber qual é a quantidade diária de comida para um beagle, o PeritoAnimal preparou este artigo com todos os detalhes que necessita.

Também lhe pode interessar: Quantidade de comida para um chihuahua

Índice

  1. Do que depende a quantidade diária?
  2. Quantidade de comida para um filhote beagle
  3. Quantidade de comida para um beagle adulto
  4. Quantidade de comida para um beagle idoso

Do que depende a quantidade diária?

Cada raça de cachorro possui características específicas que fazem com você deva optar por alimentação com necessidades nutricionais adequadas. Contudo, todas requerem uma grande quantidade de proteína. Além da composição da ração, a quantidade oferecida também varia de acordo com a raça e com os seguintes fatores:

  • A idade
  • O peso de adulto
  • A atividade física

É evidente que um cachorro em fase de filhote não consome a mesma quantidade de comida que um cão adulto ou idoso. Da mesma forma, os cachorros de porte pequeno, médio grande e gigante também têm quantidades adequadas ao seu tamanho.

No entanto, no momento de determinar quanta ração o nosso cachorro beagle precisa, deve focar-se na sua atividade física, principalmente. Por ser um cachorro muito ativo, requer passeios longos e exercício que permita queimar toda a energia acumulada. Além disso, a sua natureza energética cria um apetite quase insaciável, o que aumenta a sua tendência para desenvolver obesidade. Assim, é essencial que os tutores controlem as quantidades diárias de comida como uma tarefa obrigatória.

Quantidade de comida para um beagle - Do que depende a quantidade diária?

Quantidade de comida para um filhote beagle

É na fase de filhote que o cachorro necessita de ingerir mais gramas de ração. Por isso, não é de estranhar que se ofereça mais comida nessa fase do que se dá na idade adulta. Neste sentido, se considera que o beagle atingiu a maioridade quanto completa 12 meses de vida. Até lá, ofereça ração seca da gama júnior, fabricada especificamente para suprir as necessidades desta raça de cão.

A ração selecionada deve conter uma elevada porcentagem de proteínas e nutrientes que favoreçam o sistema digestivo, assegurando um correto desenvolvimento da flora intestinal do filhote. O alimento também deve conter minerais essenciais como o cálcio e o fósforo que ajudam a promover a formação correto esqueleto do cachorro, prevenindo problemas nas articulações. Por serem cachorros ativos e energéticos, podem desenvolver doenças relacionadas com os ossos e com as articulações. Por esse motivo, os ossos e articulações devem ser protegidos desde a fase de filhotes de forma a prevenir esses problemas. Por fim, procure oferecer uma ração que contenha antioxidantes para ajudar a reforçar o sistema imunitário do cão.

PeritoAnimal recomenda que procure rações de qualidade para proporcionar o melhor alimento ao seu cachorro. Tenha em conta que esta é a etapa mais importante da sua vida, marcando toda a sua evolução de desenvolvimento. Desse modo, evite marcas cuja composição é concentrada em farinhas e cereais.

Na hora de alimentar o seu cachorro beagle, tenha em conta os seguintes aspetos:

  • Para promover a ingestão de ração durante os primeiros meses, o ideal é umedecê-la em água para que fique mais suave. Pouco a pouco, pode ir diminuindo a quantidade de água até poder oferecer ração completamente seca.
  • Entre os 2 e os 4 meses, racione as gramas diárias em 4 refeições distintas.
  • Entre os 4 e os 6 meses, divida apenas em três.
  • Após os 6 meses, pode dar a quantidade total de gramas diárias em duas refeições.

Continue a ler a tabela sobre a quantidade total de gramas que deve dar ao seu beagle por dia, em função da sua idade e do peso que pode alcançar em adulto. Para saber qual é o peso do cachorro, consulte o seu veterinário. Poderá verificar que, até aos 6 meses de idade, a quantidade de alimento aumenta diariamente para suprir todas as necessidades nutricionais do cachorro. A partir dessa idade, a quantidade deve ser reduzida para prevenir o excesso de peso.

Quantidade de comida para um beagle - Quantidade de comida para um filhote beagle

Quantidade de comida para um beagle adulto

Após ter completado um ano de idade, o seu cachorro beagle já é adulto e deve passar a receber ração seca da gama para adulto. No entanto, de forma a evitar a obesidade, a quantidade diária deve diminuir e ser equilibrada de acordo com a intensidade de atividade física a que o cachorro é submetido.

Por ser uma raça de cão com um apetite quase insaciável, não estranhe se ele pedir mais alimento depois de ingerir a quantidade recomendada. Neste momento, é essencial que se mantenha firme e não ceda ao seu pedido, uma vez que as suas necessidades nutricionais já estão cumpridas com a quantidade ingerida, não necessitando de mais comida. Se o seu beagle começar a emagrecer de forma gradativa, deverá recorrer ao veterinário e descrever todo o exercício que o cachorro pratica diariamente. A quantidade poderá ter de aumentar nesses casos.

Na hora de escolher a ração, garanta que a porcentagem de proteínas continua sendo a mais elevada, ocupando 40% da composição, e que os minerais como o cálcio e o fósforo estão presentes para manter os ossos e articulações do cachorro em perfeitas condições. Além disso, o consumo de EPA e DHA também é fundamental para favorecer a saúde dos ossos e da pele do cachorro e manter o seu pelo brilhante.

De seguida, poderá conferir a tabela de quantidade de comida que o seu cachorro beagle deve consumir por dia. Como indicado no início do artigo, a quantidade deve ser estabelecida em função do seu peso e da quantidade de atividade física que pratica. Não se esqueça que, a partir de agora, pode continuar a proporcionar a quantidade diária total em duas refeições distintas ou reduzi-la a uma refeição única.

Quantidade de comida para um beagle - Quantidade de comida para um beagle adulto

Quantidade de comida para um beagle idoso

A partir dos 8 anos de idade, aproximadamente, o cachorro beagle é considerado idoso. Assim, a sua alimentação deve ser mudada para uma ração de gama senior. Ainda que, aparentemente, não mostre sinais de idade avançada, é certo que o seu organismo começa a senti-lo. Por isso, a sua dieta deve ser adaptada às suas novas necessidades nutricionais.

O beagle é uma das raças mais ativas e energéticas, podendo acompanhar o tutor até 15 anos se os cuidados necessários e uma alimentação de qualidade forem providenciados. Neste sentido, a ração que escolher para oferecer nesta nova etapa da sua vida deve ser enriquecida com EPA e DHA para manter a saúde da pele e do pelo, cálcio para os ossos e articulações, fibra e proteína para favorecer o transito intestinal. Além disso, para aumentar a ingestão de antioxidantes e ajudar a protegê-lo dos radicais livres (responsáveis pela oxidação celular que pode resultar em doenças oculares ou degenerativas) pode oferecer verduras e frutas ao seu beagle idoso se vez em quando.

Durante a velhice, a quantidade de comida que deve dar ao sue beagle é a mesma da idade adulta. A única coisa que muda é a composição da ração, assim como a sua forma. Para o beagle adulto, o uso de croquetes de difícil mastigação é recomendado, uma vez que eles possuem tendência a engolir quase sem mastigar. Para o beagle idoso, é aconselhado optar por croquetes de digestão fácil, que podem ser secas ou semi úmidas. Outra opção válida é misturar ração seca com alimento úmido, caso o seu beagle não disponha de todos os dentes.

Se o seu beagle idoso sofre de alguma doença hepática, renal ou possui diabetes, não hesite em recorrer ao veterinário para que seja ele a determinar qual é a ração mais indicada. Por outro lado, se observar que o seu cachorro perdeu o apetite, está apático, revela sinais de fadiga, dorme mais do que o habitual, vomita, tem diarreia ou apresenta quaisquer outros sintomas, procure um exame em um especialista imediatamente. Deve ter mais atenção ao seu cachorro nesta etapa, de forma a conseguir atuar com rapidez e proporcionar todos os cuidados que merece depois de te ter oferecido uma vida cheia de carinho incondicional e muita companhia.

Quantidade de comida para um beagle - Quantidade de comida para um beagle idoso

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de comida para um beagle, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Ana
O Beagle é um cachorro que tem muita tendência a obesidade então precisa ter poucas doses de comidas diárias.
Para um filhote vocês podem oferecer três refeições por dia ( uma você pode oferecer em um pratinho, outra você pode oferecer em um KONG, Pet Ball, Bolinha, etc e a outra você pode oferecer no treinamento) ( para o treinamento você pode oferecer frutas ao invés do petisco).
Para um Beagle adulto vocês podem oferecer duas refeições por dia.
Sempre procure um veterinário antes de oferecer qualquer alimento ao seu cachorro.
Procure também rações sem transgênicos e de seleção natural
gedeon spinola
Boa Noite, temos um beagle (macho), com 2 meses e estamos com ele há 03 dias, estamos alimentando com ração Premier Fórmula (Raças Pequenas) que é a mesma que estava sendo ministrada pelo criador, porém ele não está se alimentando direito, ou seja, está comendo bem pouco mesmo.
Misturamos a ração ao Sachê AD Canine e mesmo assim não está aceitando, como posso proceder ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gedeon! É normal o cachorro estranhar a mudança e ser um fator de estresse para ele. Ele pode estar a comer menos por essa razão. Ele já foi visto pelo veterinário para assegurar de que está tudo bem com ele? Leia o nosso artigo que explica algumas das possíveis razões para ele não estar a comer e algumas dicas para estimular o apetite dele, como por exemplo aquecer um pouco a ração: https://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-filhote-de-cachorro-nao-quer-comer-21463.html
Milena Nayara Palomino Ccoto
Oi bom dia o eu tenho uma beagle ( menina ) com 8 messes há 2 anos em casa mas quando eu chego em casa tem vomito amarelo com espuma; Quando ela que vomitar ela não vomita; A ração que ela come dela e premier fórmula raças pequenas; Oque eu faço
A sua avaliação:
Erika Bet
Tenho uma beagle de 09 anos, ela tem 39 cm de altura e pesa 14 kg. Tenho dado ração Royal Obesity pra ela há alguns meses, mas ela não tem emagrecido. Percebi que de um tempo pra cá está mais cansada e apática (mas sem perder o apetite). Qual ração é melhor nesse caso: Uma para obesidade ou uma Senior, por conta da idade?
Salete
Tenho uma Beagle femea 13 polegadas filhote com 2 meses de idade , dou a ela Ração Proplan Filhote. Quero saber qual a Quantidade de ração posso dar por dia. Desde ja agradeço São Paulo, 22 de Outubro de 2016 Salete filhote quero saber que Quantidade (PORÇÃO) tenho que dar por dia ela pesa hoje 1 Kilo
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Salete! Para saber a quantidade de comida que deve dar para seu filhote de Beagle, basta consultar as tabelas acima consoante o peso do seu filhote. Para além disso, as embalagens de ração também trazem uma tabela pela qual se pode guiar. Qualquer dúvida diga! Obrigada pelo seu comentário!
1 de 5
Quantidade de comida para um beagle