Problemas de comportamento

Por que meu cachorro morde o rabo?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 maio 2023
Por que meu cachorro morde o rabo?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros expressam uma infinidade de coisas com o seu corpo. Já deve ter reparado como comunicam muito bem quando querem "dizer" alguma coisa: abanam a cauda, as orelhas, mudam de posições e muitas outras coisas para nos fazer entender o que querem. Mas a verdade é que, por vezes há gestos ou comportamentos que são complicados para nós entendermos.

Como exemplo disto, pode ser que já tenha visto alguma vez o seu cachorro olhando muito interessado para a cauda, perseguindo-a e começando a mordê-la sem parar. E é provável que se tenha perguntado por que faz isto e o que está tentando comunicar com este comportamento.

No PeritoAnimal queremos ajudá-lo a entender melhor o seu fiel amigo e a oferecer-lhe possíveis soluções para os seus problemas de saúde e comportamento através dos nossos artigos. Por isso, para esclarecer a sua dúvida de por que o meu cachorro morde o rabo, continue lendo este artigo e encontre os motivos mais comuns para o seu cão se comportar assim.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato se morde?

Índice

  1. Problemas de saúde que levam o cachorro a morder o rabo
  2. Uma brincadeira
  3. Um problema de comportamento e saúde mental

Problemas de saúde que levam o cachorro a morder o rabo

Quando vir o seu cachorro a morder o rabo, a primeira coisa que deve ver é se se trata de doenças ou problemas físicos. Para saber por que o seu cachorro morde o rabo deverá descartar alguns destes problemas de saúde:

  • Parasitas externos: É possível que o cachorro tenha pulgas ou carrapatos nessa zona do rabo e esteja tentando livrar-se deles e da coceira que causam com mordidas. Certifique-se de desparasitar externa e internamente o seu cachorro com a periodicidade indicada em cada caso para evitar problemas de pele e outras doenças.
  • Feridas: Sobretudo quando o seu amigo é um grande explorador, é possível que regresse do passeio com algumas feridas na pele. Verifique a pele e o pelo de todo o corpo após cada passeio, assim conseguirá se certificar de que não tem feridas e se as tiver poderá curá-las. Claro que se tiver uma ferida no rabo, ele girará até alcançar a zona desta devido à coceira e tentará se lamber e morder, é algo normal, mas devemos evitar que esta se infete e ajudá-lo.
  • Glândulas anais: Quando as glândulas anais não são esvaziadas com a frequência que deveriam podem causar diversos problemas desde uma inflamação, até cistos e outras doenças. Isto vai provocar grandes incômodos e dores no seu cão na zona do ânus e na base da cauda. Por este motivo, não hesitará em tentar arranhar para se aliviar e verá como morde o rabo. O que deverá fazer é levá-lo ao veterinário para examinar as glândulas e as esvaziar ou curar dependendo da gravidade do problema.
  • Problemas de pele: Talvez esteja mordendo o rabo e outras partes do seu corpo devido a algumas doenças de pele, como por exemplo fungos, sarna ou alergias. Mais uma vez, o melhor que pode fazer é revisar a pele nas zonas que vir que se morde e arranha e falar com o seu veterinário para ver qual é o problema e resolvê-lo rapidamente.
  • Hérnias discais e outros problemas da coluna vertebral: Os cachorros também podem sofrer de problemas ao longo da coluna vertebral como a osteoartrite, que pode ocorrer em todas as articulações do corpo do cachorro incluindo a coluna vertebral, e as hérnias discais. Deve ter em conta que o cachorro que sofre de algum destes problemas notará uma dor ou um formigamento na zona afetada. Se, por exemplo, o problema se estiver desenvolvendo no rabo, na base deste ou na lombar, verá como se gira para ver esta parte e a morde.

Estes são os principais problemas de saúde física que podem fazer o cachorro morder o seu rabo. Recomendamos que perante qualquer sintoma ou mal-estar que o seu fiel companheiro apresentar, consulte o seu veterinário para realizar os exames necessários e para lhe indicar o tratamento adequado.

Por que meu cachorro morde o rabo? - Problemas de saúde que levam o cachorro a morder o rabo

Uma brincadeira

Pode ser que o fato do seu cachorro perseguir e morder o rabo seja uma simples brincadeira. Mas este só será o caso se nunca o tinha visto fazê-lo ou se o fez algumas vezes muito distantes ao longo da sua vida e sem que tenha havido uma mudança no seu caráter. Além disso, antes de pensar que se trata de um entretenimento, deverá se certificar que os problemas referidos no ponto anterior não são realmente a causa dele estar mordendo o rabo.

Pode ter estado simplesmente muito aborrecido durante horas e no final ter optado por este jogo. Isto não é realmente o mais comum, já que se começar assim uma vez, se não perceber a causa e se não se corrigir o quanto antes, não demorará a converter-se em um problema de comportamento sério. Por este motivo, se vir que o seu cachorro faz isto, que é como um primeiro passo para um problema de comportamento e saúde mental, não o repreenda, deve começar a convidá-lo a fazer outras atividades e tentar que não se aborreça nem esteja muito tempo sozinho.

Por que meu cachorro morde o rabo? - Uma brincadeira

Um problema de comportamento e saúde mental

O que costuma ser mais frequente, é que um cachorro morda o rabo por um problema de comportamento e saúde mental. O que começa como uma "simples brincadeira" logo se converte em um problema sério difícil de corrigir se não for detetado a tempo.

Um cão começará a perseguir o rabo até o agarrar e morder, inclusive em situações graves pode chegar a fazer feridas e a mutilar-se, devido a um caso de falta de socialização, tédio e abandono por parte de quem está responsável por ele. É algo típico sobretudo em cães que passam a vida fechados ou amarrados no mesmo lugar. No final, como o tempo, devem redigir a energia e se distrair como podem e esta é uma das formas mais comuns para o fazerem. Esta é uma das causas mais habituais de um cachorro morder a cauda.

Este tipo de comportamento repetitivo e utilizado como via de escape, é conhecido como estereotipia e podem sofrer dele todo o tipo de animais que se encontram fechados ou amarrados, seja em zoológicos, refúgios de animais ou em casas de particulares. Mas, é possível que este problema de morder o rabo, aconteça com o seu cachorro e você pense que você não tem condições tão más como as que acabamos de referir. Mas a verdade é que um cachorro pode sofrer de estereotipia sem estar em condições tão extremas. Se for assim, deverá pensar no que não está fazendo corretamente com a sua saúde mental, visto que é provável que lhe esteja faltando exercício, rotina, socializar com outros cachorros e animais, entre mais aspetos, e que esteja altamente estressado.

Se vir que o seu cachorro morde o rabo de forma compulsiva e já descartou os problemas de saúde física, deverá consultar um especialista etólogo para o ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu companheiro e resolver o problema. Lembre-se que, como tudo o que está relacionado com a saúde, quanto mais cedo se diagnosticar o problema e se começar a resolvê-lo, melhor será o prognóstico de recuperação.

Por que meu cachorro morde o rabo? - Um problema de comportamento e saúde mental

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro morde o rabo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Maria Eduarda
Minha cachorra morde o rabo sem ser brincando e grita quando faz isso, eu acredito que ela estava sentindo dor e desconta no rabo dela. Ela acabou de gritar enquanto mordia o rabo e eu massageei a barriga dela pra ver se é dor mesmo, ela parou de coçar quando eu fiz isso. Será que é possível ela estar descontando a dor dela no rabo?
A sua avaliação:
Ana
Minha cachorrinha na hora que me aproximo da comida ( comedouro) dela ela corre atrás do rabo, começa a latir e a rosnar o que pode ser?
Ela começou com está mania logo depois que ela foi ao Pet Shop tosar e tomar banho ( ela já foi lá três vezes). Acho que vai ser melhor fazer a tosa e o banho dela aqui em casa mesmo.
A sua avaliação:
Juliana
Comprei remédio de verme o simparic para minha cadela,mas ela continua a morde o rabo.
A sua avaliação:
Beatriz
olá minha cachorra morde o rabo sem para.
o veterinário mandou eu da antiflamatorio pra ela mais mesmo assim ela continua mordendo o rabo o que faço?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Matheus Martins
Ola, eu tenho uma Pinscher (filhote) e uma cofap (mais velha) e sempre que soltamos elas da casinha, a Filhote fica correndo e mordendo o rabo da cofap e fazendo sons(rosnando) mas elas se dão super bem,mas oque eu queria saber e como eu faço pra fzr ela parar .
A sua avaliação:
Lucia
olá tudo bem?
Levei minha yorkshire pra tomar um banho e tosar desde então notei que o comportamento dela mudou.. nunca tinha feito xixi fora do tapete higiênico.. agora está fazendo xixi na cama no sofá...não sei o que fazer?
Luísa Savala
Oi Lucia! Temos um artigo sobre como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-cachorro-a-fazer-xixi-no-lugar-certo-21113.html
De qualquer maneira, se o seu cachorro continuar com esse comportamento, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Caio Rocha
Agradeço pelos esclarecimentos e destaque para a importância de buscar ajuda profissional. Tenho 1 caso desses na família e seu artigo reforçou a necessidade de melhorar a qualidade de vida do nosso companheiro. Parabéns pelo trabalho
Luísa Savala
Oi Caio! Obrigada pelo comentário, continue nos acompanhando!
Jonatas
Boa tarde
Meu cachorro as vezes brincava com o rabo, mas hoje depois do banho ele está chorando e querendo morder o rabo a todo momento.
Ele está vermifugado e sem pulgas e carrapatos.
O que pode ser?
MARCOS PEREIRA FRADE
como fazer para o outro cachorro não morder o rabo do cachorro do meu cachorro
1 de 4
Por que meu cachorro morde o rabo?