Doenças bacterianas

Piometra em cadelas - Sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 fevereiro 2019
Piometra em cadelas - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Sabe o que é a piometra canina? A sua cadela está sofrendo com isso? Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar quais são os sintomas desta doença para que possa identificá-la. Para além disso, também lhe vamos explicar qual é o tratamento recomendado para a piometra canina.

Esta doença infecciosa não é contagiosa e é muito frequente em cadelas com mais de 5 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade (sempre e quando forem cadelas sexualmente maduras, ou seja, que tenham tido um cio). Se não agir rapidamente, a vida da cadela pode-se complicar seriamente.

Continue lendo e descubra tudo sobre a piometra em cadelas, os seus sintomas e tratamento adequado para a doença.

Índice

  1. O que é a piometra?
  2. Quais são as causas da piometra
  3. Quais são os sintomas mais frequentes na piometra?
  4. Tratamento recomendado para a piometra

O que é a piometra?

É uma infecção uterina, com uma grande acumulação de pus e secreções no seu interior. Dependendo de se este pus sai para o exterior através da vagina e vulva, as piometras classificam-se em abertas e fechadas. Claro que as fechadas costumam ser mais graves e de mais difícil diagnóstico.

Quais são as causas da piometra

Não existe uma causa desencadeante clara, mas comprovou-se que o momento de maior risco é entre a 6 e 8ª semana depois de acabar o cio, pois neste momento o cérvix começa a fechar-se.

Parece que as influências hormonais da progesterona (hormona segregada pelo corpo lúteo do ovário) provocam cistos no endométrio (camada mais interna do útero) e uma secreção de muco no endométrio, que junto com a entrada de bactérias, aumentam de forma considerável o risco de infecção.

Piometra em cadelas - Sintomas e tratamento - Quais são as causas da piometra

Quais são os sintomas mais frequentes na piometra?

Os primeiros sintomas não são nada específicos, como a perda de apetite e letargia (a cadela fica apática, apagada, com pouca resposta a estímulos). No caso de ser uma piometra aberta, começa-se a observar a saída de uma secreção entre mucosa e sangrenta pela vagina e vulva, podendo-se ser inclusive confundida com um cio, por parte dos donos.

Depois a cadela começa a mostrar poliúria (aumenta o volume de urina, causando micções muito longas, e inclusive não aguentando o xixi) e polidipsia (aumenta muito a ingestão de água).

No caso da doença não ser diagnosticada e tratada, desencadeia-se choque e septicemia (infecção generalizada), podendo inclusive provocar a morte do animal. Por isso é necessário consultar o veterinário quando perceber os primeiros sintomas.

Piometra em cadelas - Sintomas e tratamento - Quais são os sintomas mais frequentes na piometra?

Tratamento recomendado para a piometra

É sempre recomendável a ovariohisterectomia (castração cirúrgica), que seria a remoção cirúrgica dos ovários e do útero, além do tratamento com antibiótico. É um tratamento eficaz, sempre e quando a infecção não se tenha generalizado e o estado do animal seja adequado. No caso de infecção generalizada, o prognóstico costuma piorar.

No caso de cadelas com um elevado valor reprodutor, pode-se tentar o tratamento com antibióticos, assim como a drenagem e lavagem do útero. Os resultados neste tratamentos costumam ser pouco satisfatórios.

Piometra em cadelas - Sintomas e tratamento - Tratamento recomendado para a piometra

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Piometra em cadelas - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
LETICIA
Olá! Minha husky de 5 meses apresentou secreção pela vagina esverdeada, durante o tratamento de Giardia, após o uso de atb apresentou uma melhora, secreção mais branca/transparente em pouco episodios e espaçados, o vet dela suspeita de Piometra com exame de ultra sem diagnostico preciso. Ela nunca entrou no cio e não apresenta nenhum outro sintoma. O diagnostico de Piometra se encaixa mesmo sendo filhote e nunca tendo entrado no cio? É correto realizar a cirurgia?
LUCAS XAVIER DE SOUSA
Minha cadela ta saindo uma secreção amarelada tipo pus
Simone
O animal diagnosticados com essa doença, pode perder os movimentos da patas traseiras????
Fernando Antonio Martins
Bom dia, minha cachorra de 12 anos, fez cirurgia de piometra, a 5 dias, está tomando água, más não quer comer nenhum tipo de comida.
O veterinário da Zoonose, receitou Giardicid suspensão por 7 dias, estou em dúvida se para dar este medicamento agora, ou daqui alguns dias, o que devo fazer para melhorar o seu apetite.
Grato.
Luísa Savala
Oi Fernando! O mais indicado é voltar ao veterinário e entender com clareza qual é o tratamento pois ele saberá te orientar com exatidão qual o procedimento ideal para o seu cachorro.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Erika
Sua cadela voltou a comer??A minha também fez a cirurgia, mais não quer comer,só bebe agua.
jucilene
minha pergunta é ... minha cadelinha vai fazer a cirurgia de urgência hoje 16/07/2018 .. ela tem já uns 10 a 12 anos será que ela sobrevivi
? to muito angustiada a piometra dela é fechada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jucilene! O prognóstico apenas o médico veterinário lhe poderá dar, pois é ele que tem acesso aos exames da sua cadelinha e conhece o caso em primeira mão. De qualquer forma, você se deve focar nas probabilidades positivas de dar tudo certo. Esperamos que corra tudo bem!
iraci
ola , tenho uma cadela kque acho que ela estar com esse problema , pois ela fica com um corrimento amarelo parecendo que esta urinando e não estra se alimento e ta magrinha , isso já tem mas de 2 semana já dei remédio de enfecçoes mas vejo que agora ta com um corrimento branco nem muito e nem pouco parecendo pus , oque devo fazer além de levar ao venterinario ? :/
Malu-presentes@hotmail.com
Existe algum remedio caseiro para piometris?
Malu-presentes@hotmail.com
Existe algum tratamento caseiro para piometria
isa
Boa noite ,peço que ajudem pois tenho uma cadela que apresenta sintomas parecidos ,ela tem 14 anos e estava com corrimento marrom e um pouco grosso,sem querer comer e muito triste a três dias e ainda n levei ao medico por falta de condições financeira ,apenas estiva conversando com um veterinário e ele me falou q possivelmente seria Piometra, disse também que ela n resistiria a cirurgia e que a depender da situação seria melhor sacrifica-la.Sendo que ela agora apresentou uma grande melhora,diminuiu a secreção e abriu o apetite novamente isso sem tomar nenhuma medicação,por isso estou sem saber o q fazer pois n sei se ela esta melhorando atraves do seu próprio organismo seria isso possivel? Obrigado desde já!
Josiane
Oi,gostaria de saber se tem algum tratamento em casa que eu possa fazer pra ela (cachorra) e mone do remédio que posso usar?
Fabiana
Percebi que minha cadela estava mestruando corri e dei a vacina pra não entrar no cio,no dia seguinte que havia tomado a vacina ela cruzou. Após 2 meses percebi que ela estava prenha e agora está saindo uma secrecao escura. O que pode ser?
josy
minha cachorra tbm tá assim fizemos o msm com ela mais já se passaram quase 5 meses tá com essa secreção não sei o que fazer e qual medicamento da pra ela alguém pode me ajudar
Maria Eduarda
Oi minha cachorrinha tem dois meses e está soltando pus pela vagina seria esta doença também ou e só depois do primeiro cio que ela ocorre
Alice
Minha cadelinha poodle entrou no cio e ja faz mais de mês e não termina,todo dia vejo ela e o outro grudados pelo menso uma vez pordia. Desses sintomas descritos ,o unico que tem é a barriga e a vagina inchadinha , será que é piometria...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Alice! Você deve consultar um médico veterinário que possa verificar o que está passando com a sua cachorrinha!
A sua avaliação:
ana sueli santos
minha cadela tem 2 anos e a mais ou menos 2 meses ela começou com uma diarréia um pouco escura mais continuou ativa e comendo bem. porém a dois dias que ela não come embora a diarréia tenha parado mas observei que ela vem fazendo um cocô sanguinolento bem escuro e com um pouco de mucosa parecendo que está saindo uns pedaços como se fosse fígado bem pequenos, estou preocupada , posso dar amoxilina500mg com um ativado clanuvênio?? o que pode ser? ela ja entrou no cio por 3 vezes mais não cruzou.. .
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! Pelo que descreve os sinais começam sendo graves e é essencial que ela visite um veterinário antes que os sinais se agravem. Sem termos a certeza de um diagnóstico e a origem do problema não podemos aconselhar um tratamento. Esperamos que ela melhore rápido!
1 de 4
Piometra em cadelas - Sintomas e tratamento