Ideal para

Os melhores animais de estimação para idosos

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 março 2018
Os melhores animais de estimação para idosos

Os animais de companhia trazem uma grande quantidade de benefícios para os idosos, uma vez que estes começam normalmente a notar os problemas físicos e psicológicos da idade. Ter um pet à sua responsabilidade pode ajudar a melhorar a sua saúde ao mesmo tempo que enriquece o seu dia a dia.

Os idosos que deixaram de lado as suas responsabilidades podem se sentir sozinhos ou isolados. Ter à sua responsabilidade um animal pode ajudar na sua autoestima, devido ao grande afeto que se cria com os animais, e também podem ajudar em casos de depressão. Além disso, melhoram a atividade física e a socialização.

Antes de escolher os animais de companhia para idosos, deve conhecer quais são as necessidades do futuro pet e se vai ter ou não a capacidade para cuidar por completo o animal. Devem ter a empatia sem serem sobrecarregados. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça quais são os melhores animais de estimação para idosos.

Também lhe pode interessar: A galinha como animal de estimação

Índice

  1. Pássaros
  2. Gatos
  3. Cachorros
  4. Lembre-se que...

Pássaros

Os pássaros são animais de companhia para idosos muito apropriados, especialmente para aquelas pessoas que têm pouca mobilidade e que não podem cuidar de um animal de estimação que precise de mais atenções.

Ouvi-los cantar, limpar-lhes a gaiola e alimentá-los pode fazer com que uma pessoa tenha ao seu lado um companheiro alegre e divertido, pelo que se sentirá constantemente acompanhado. Além disso, o canto destes animais é tão bonito que alegrará o dia apenas com os primeiros raios de sol.

Embora os pássaros não precisem de muito espaço, lembre-se que quanto maior for a sua gaiola, melhor viverá. Alguns dos pássaros mais fáceis de cuidar e recomendáveis para idosos são os canários, os periquitos ou a calopsita.

Os melhores animais de estimação para idosos - Pássaros

Gatos

Os gatos são ideais para aquelas pessoas que têm pouca mobilidade e não podem sair de casa para passear. Os seus cuidados são básicos, uma vez que precisam apenas de uma caixa de areia para as suas necessidades, um arranhador, água limpa e ração. Além disso, são animais muito limpos, encarregando-se eles mesmos da sua higiene.

Os gatos domésticos podem passar longos períodos sozinhos em casa se tiverem água e comida, pelo que se tiver de sair para ir ao médico ou estar fora durante o dia inteiro, isso não será um problema para eles. Lembre-se que o ideal é adotar um gato adulto já castrado (adotando-o por exemplo em um refúgio de animais), desta forma terá um gato calmo e que já aprendeu a fazer as suas necessidades no lugar indicado.

Cada vez mais lares de idosos aceitam que os gatos acompanhem os seus donos, por isso se for necessário o idoso se mudar para um, poderá procurar um sítio onde possa continuar vivendo com o seu companheiro felino.

Os melhores animais de estimação para idosos - Gatos

Cachorros

Os cães são os animais de companhia para idosos mais recomendados. Devido às suas necessidades, obrigam os seus donos a saírem à rua, pelo que melhoram a sua condição física e socializam mais. No entanto, antes de escolher esta opção, deve ter em conta as capacidades físicas da pessoa.

Um cachorro precisa de sair, pelo menos, duas vezes por dia, pelo que o seu dono deverá ter a mobilidade suficiente para o levar a cabo. Além disso, os cachorros são animais muito sociais, por isso não podem ficar demasiado tempo sozinhos ou poderão desenvolver problemas de comportamento e de humor.

Por outro lado, aquelas pessoas que tenham a capacidade de conviver com um, terão a sorte de compartilhar a sua vida com um animal que lhe dará um carinho incondicional e que ajudará a reduzir as chances de sofrer doenças como osteoporose, artrite ou hipertensão, por exemplo.

Tal como acontece com os gatos, é preferível adotar um cachorro adulto. Os filhotes têm demasiada energia e precisam de mais atenções e cuidados, pelo que pode ser demais para um idoso. O ideal é adotar cachorros cujos cuidados não sejam muito complicados, com pelo curto e forte e de caráter calmo.

Os melhores animais de estimação para idosos - Cachorros

Lembre-se que...

Independentemente de se tratar de um pássaro, um gato ou um cachorro, todas as pessoas precisam de ter ao seu lado alguém que possa cuidar do animal no caso de ocorrer qualquer imprevisto. É muito importante entender que, por muito independente que seja um animal, não pode passar mais de um ou dois dias sem supervisão e companhia.

Além disso, também é muito recomendável apostar em animais adultos ou idosos, visto que têm um caráter mais calmo e amável.

Os melhores animais de estimação para idosos - Lembre-se que...

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os melhores animais de estimação para idosos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Os melhores animais de estimação para idosos