Jogos e diversão

Canicross: o que é e como praticar

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 junho 2019
Canicross: o que é e como praticar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Não há nada melhor que compartilhar atividades diárias com o seu cachorro para fortalecer a sua relação com ele, por este motivo nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar tudo sobre o canicross: o que é e como praticá-lo. É um esporte que consiste em correr junto com o seu cachorro unidos por um equipamento específico.

Além de ser super saudável e trazer inúmeros benefícios à saúde de ambos, o canicross permite uma melhor comunicação encontre vocês. Descubra tudo o que precisa saber para praticar canicross e comece a se exercitar com o seu cachorro o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Exercício para cachorros adultos

Índice

  1. Canicross: o que é
  2. Canicross: equipamentos necessários
  3. Canicross: melhores raças de cachorro para praticar
  4. Canicross: rotina de treino
  5. Canicross Brasil: competição

Canicross: o que é

O canicross é um esporte canino que, atualmente está muito na moda. Na verdade, é uma variação do mushing, a tradicional corrida de cachorros com trenó.

Consiste em modalidade esportiva na qual o tutor e o cachorro correm juntos, praticando exercício físico. O cachorro deve ir agarrado à cintura do seu tutor com um arnês especial anti-puxões e um cinturão específico de canicross (costumam ser bastante loongos) que se colocará na cintura do tutor para controlar a velocidade do cachorro. Mas cuidado, as coleiras tradicionais não servem, pois trata-se de um equipamento específico que protege o cachorro e o tutor dos puxões do companheiro de quatro patas.

Essa modalidade é bastante conhecida, principalmente em alguns países da Europa, que mantém essa tradição durante muitos anos. Além de existirem inúmeras competições de canicross, você também pode praticar sozinho em florestas, trilhas e caminhos.

Canicross: o que é e como praticar - Canicross: o que é

Canicross: equipamentos necessários

É fundamental contar com o equipamento específico para praticar este esporte, pois caso contrário poderia acontecer algum acidente, tanto o cachorro como o dono. O conjunto completo do canicross inclui:

  • Cinturão para o corredor;
  • Arnês para o cachorro (não é o mesmo arnês que o do passeio);
  • Uma coleira amortecida.

Além destes elementos básicos para esse esporte canino, você deverá ter em conta que:

  • O cachorro deve ter mais de um ano, ter passado por um controle veterinário e se encontrar em perfeita forma física;
  • Não é permitido participar em uma competição com cachorros agressivos que possam colocar em risco outros corredores, utilize a focinheira se for necessário;
  • O tutor nunca pode ir na frente do cachorro.

Além disso, é necessário treinar com o cachorro constantemente, tanto com relação a intensidade da atividade (como deve ser feito com qualquer outro atleta), como os comandos básicos de obediência.

Canicross: o que é e como praticar - Canicross: equipamentos necessários

Canicross: melhores raças de cachorro para praticar

Não existe uma única raça apropriada para realizar o canicross. Na verdade, quase qualquer cachorro está apto a realizá-la, embora esse esporte canino costume ser praticado com cachorros de porte médio e grande (entre 20 e 30 quilos)

Os cachorros braquicéfalos (de focinho achatado) não são recomendados para praticar exercícios com tanta intensidade como o canicross, pois essas raças de cachorros apresentam problemas respiratórios e, portanto, têm dificuldade para modular e equilibrar a temperatura corporal, assim como outras complicações.

Por otro lado, as raças de cachorros Molossos também não deveriam praticara cranicross. Os cachorros das raças Mastim, Cane Corso, Boiadeiro de Berna, Boxer e similares têm uma estrutura corporal que os fazem ser mais propensos a determinados problemas de saúde caso pratiquem exercício físico intenso, como insolação e outros problemas respiratórios.

Canicross: como saber se meu cachorro pode praticar

Como comentamos anteriormente, praticamente todo cachorro adulto pode iniciar o canicross, no entanto, é fundamental uma revisão veterinária completa antes de começar a praticar esse esporte que certifique o bom estado de saúde do cachorro, assim como o estado das patinhas, que deverão ser examinadas periodicamente.

Canicross: rotina de treino

Existem várias modalidades dentro do canicross, no entanto a mais comum é o sprint, de média e larga distância. Costumam ser percursos entre 5 e 12 km, no entanto, a distância pode variar em função das normas da federação organizadora. Nesse tipo de eventos, é fundamental a atenção e cuidados do cachorro, a classificação é algo secundário para qualquer tutor responsável.

As pessoas que se dedicam a competir canicross a nível profissional têm o maior respeito pelo animal, desse modo, existem algumas pautas proibidas, como por exemplo que o cachorro corra com o arnés atrás do ombro e, claro, qualquer tipo de maltrato.

Por último, é recomendável ir ao veterinário com o seu cachorro para confirmar que a sua saúde e disponibilidade física para correr neste tipo de condições são as ideais.

Canicross: como você deve treinar seu cachorro

Uma vez que você tenha o equipamento de canicross e seu cachorro tenha assimilado os comandos básicos, pode começar a praticar por sua conta em qualquer região habilitada. É recomendado começar com uma rotina moderada e ir aumentando progressivamente o ritmo, conforme o seu próprio rendimento e do seu pet.

Se você deseja participar em competições oficiais de canicross, deve marcar objetivos de distância e tempo, e ir superando pouco a pouco para avaliar se vocês são bons candidatos para esse esporte tão intenso. Em seguida, você pode se inscrever em um clube de canicross ou mushing para treinar junto com outras pessoas e participar de diferentes atividades que se realizam, sejam oficiais ou não.

Canicross: o que é e como praticar - Canicross: rotina de treino

Canicross Brasil: competição

O canicross ainda é uma prática pouco conhecida no Brasil, mas que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. Por isso, pode ser que você tenha alguma dificuldade em encontrar o equipamento necessário à venda no mercado nacional, sendo melhor seja recorrer a lojas online. Além disso, também já está sendo criada uma Federação Brasileira de Canicross para que a atividade ganhe mais visibilidade no país.

Confira também nosso vídeo no YouTube com os 5 exercícios com cachorro:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Canicross: o que é e como praticar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Vídeos relacionados com Canicross: o que é e como praticar

1 de 3
Vídeos relacionados com Canicross: o que é e como praticar

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Canicross: o que é e como praticar