Problemas de comportamento

O que devo fazer se meu cachorro atacar outro cachorro

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 19 setembro 2023
O que devo fazer se meu cachorro atacar outro cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Muita gente se relaciona de forma errada o domínio dos seus cachorros com as atitudes violentas que desenvolvem durante o passeio. Um cachorro que ataca outro tem um grave problema e, isso o afeta diretamente, assim como seu dono. Pode tratar-se de insegurança ou de uma incorreta socialização na maioria dos casos.

É verdade que nem todos os cachorros se dão bem entre si, podem existir sempre pequenas brigas sobretudo se houver comida no meio e mesmo assim o comportamento natural do seu cachorro deve ser amigável e curioso, como regra geral. Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar o fazer se seu cachorro atacar outro cachorro e porque um cachorro ataca outro.

Também lhe pode interessar: O que fazer se um cachorro atacar o meu cão?

Índice

  1. Porque um cachorro ataca outro
  2. 'Meu cachorro ataca outros cachorros'
  3. Como evitar um ataque de cachorro
  4. Primeiros socorros se um cachorro foi atacado
  5. Como fazer dois cachorros de darem bem

Porque um cachorro ataca outro

Estresse, medo de outros cachorros (por uma socialização incorreta ou inexistente) ou até um excesso de atividade são algumas das causas que explicam porque um cachorro ataca outro:

  • O cachorro pode sofrer de estresse o que provoca agressividade e tensão acumulada. O seu cachorro cumpre com as 5 liberdades? É importante que o seu cachorro tenha o maior grau de bem-estar possível.
  • Se não cumprir com os seus requisitos físicos e mentais, o seu cachorro pode sofrer de um excesso de atividade que acaba explodir em tentativas de agressividade com outros cachorros.
  • Alguns animais podem ter medo de outros cachorros. Alguns poderão demonstrá-lo comunicando-se através de latidos e outros poderão se esconder, dependerá da personalidade de cada um.
  • A falta de socialização costuma ocorrer especialmente em cachorros que não tenham tido uma fase de filhote adequada. Não aprenderam a relacionar-se ao serem afastados dos seus pais e irmãos, por este motivo não sabem comunicar-se com outros animais de estimação. Se você considera essa possibilidade, sugerimos a leitura do post sobre o que fazer quando dois cachorros se dão mal.
  • Em alguns casos pode acontecer que dois animais se deem mal, é totalmente compreensível e natural, tal como pode acontecer a nós com outras pessoas.
  • Doenças de todo o tipo: além das causas anteriores, a tentativa de um cachorro atacar outro pode se dever a algum tipo de doença que precise de ser tratada. Apenas um especialista pode certificar este problema.

Fazemos questão de destacar a importância de recorrer a um educador canino ou a um etólogo, pois o comportamento exageradamente agressivo do cachorro com outros cães pode ser por muitos motivos que nem sempre somos capazes de identificar. Apenas um especialista conseguirá tratar com mais eficácia o problema que o nosso cachorro possa ter.

O que devo fazer se meu cachorro atacar outro cachorro - Porque um cachorro ataca outro

'Meu cachorro ataca outros cachorros'

A compreensão da natureza do cachorro é fundamental neste caso para encontrar a chave e resolver o problema, como comentado anteriormente.

Cachorro brigões

Recomendamos que, de forma urgente, você procure um educador canino para tratar o comportamento agressivo. Isso é muito importante ou pode ter consequências graves se o seu cachorro ataca outros, resultando em lesões e uma falta de cuidados. Se o seu cachorro está estranhando todo mundo pode ter inclusive ter que indenizar ou cobrir os gastos médicos do cão atacado ou pagar uma multa, dependendo do Estado.

Alguns conselhos para a segurança do seu cachorro e dos outros são:

  • Não deixe que o seu cão se aproxime de outros, perante uma má impressão é melhor seguir com o nosso caminho como se não fosse nada;
  • O passeio deve ser um momento entre tutor e cachorro. Preste atenção a isso, brinque com ele e o guie com a coleira curta;
  • Se você tem medo de que ele possa chegar a morder outro cachorro ou, caso isso tenha acontecido antes, é importante que ele utilize uma focinheira;
  • Faça um seguro de responsabilidade civil para o seu animal de estimação. Ter um seguro lhe permite estar coberto caso você precise pagar um indenização por qualquer acidente. Além disso, você pode desfrutar de descontos nos serviços veterinários, dependendo do seguro que contratar.
  • Ter o calendário de vacinação em dia é fundamental para prevenir doenças no caso de ser mordido ou morder;
  • Chip e chapinha com contatos atualizados. Este é um fator muito importante, pois perante uma situação de estresse tão grave como pode ser uma briga, o cachorro pode se sentir angustiado e tentar fugir. Proteja-o para que ele não se perca e possar ser identificado caso isso aconteça.

Como evitar um ataque de cachorro

Alguns conselhos básicos que permitirão evitar e prevenir uma possível agressão ou ataque de cachorro são:

  1. Tente passear com ele em ambientes tranquilos e livres de outros animais de estimação, pode fazê-lo por exemplo na primeira hora ou última do dia. Desta forma, vocês irão desfrutar muito mais do passeio juntos;
  2. Faça exercícios com o seu animal de estimação, desta forma você ficará mais feliz e livre de estresse;
  3. Deixe-o cheirar o solo, as plantas e os rastros que encontrar, isto fomenta a tranquilidade e o relaxamento do cachorro assim como a sua percepção do ambiente.
  4. Parabenize-o e premie-o sempre que tiver um comportamento positivo, agradável e tranquilo tanto fora, quanto dentro de casa;
  5. Tente relacioná-lo, de vez em quando, com cachorros tranquilos, utilizando sempre uma coleira e a focinheira. Não deve forçá-lo e perante uma situação estressante, o melhor é ir embora rapidamente;
  6. Nunca incentive um comportamento negativo;
  7. Tente fazer com que ele preste atenção durante o passeio. Esta deve ser uma atividade compartilhada entre ambos.
  8. A proteção exagerada no momento da agressão é um erro grave. Nunca o pegue ao colo nesse momento, nem lhe dê comida. Neste momento deve agir dizendo "NÃO" de forma firme e continuar com o passeio como se nada tivesse acontecido.
  9. Não bata, machuque ou utilize qualquer técnica de castigo, isso pode afetar negativamente o comportamento do cachorro e, pode inclusive provocar graves traumas.
  10. O cachorro que está tentando atacar pode redirecionar a sua raiva a si sem querer e marcar sua perna com uma boa mordidela perante uma situação muito grave. Embora o faça sem querer, é um problema que nos indica que devemos recorrer a um especialista o quanto antes. Se isto acontecer, recomendamos que levante um pouco suas patas dianteiras do solo, mas sem o deixar cair, para atrapalhar a sua atenção, mas é importante que faça isto apenas perante um comportamento incontrolável e extremamente agressivo. Ao fazer isto você estará fazendo com que seu cérebro se desconecte momentaneamente do conflito. Use esta técnica apenas se temer pela sua própria segurança. Além disso, para evitar que o machique, pode utilizar arneses especiais para cachorros assim como focinheiras adequadas.

Como tutores inexperientes é importante que deixemos o trabalho do comportamento do cachorro a um especialista, já que não sabemos a causa da sua atitude e algumas técnicas poderiam piorar seu estado.

Existe sempre uma solução para o problema e não existem nem cachorros muito velhos nem cachorros maus, apenas humanos que não sabem entender seu comportamento ou as causas que fazem com que tenha determinada atitude. Agora que você já está informado, você pode utilizar estas técnicas para resolver o problema, mas lembre-se que é fundamental que você vá até um especialista canino pois este tipo de comportamento é altamente problemático e negativo e pode levar a consequência muito graves para ambos.

Primeiros socorros se um cachorro foi atacado

Em caso de acidentes, se um cachorro foi atacado, esses primeiros socorros são fundamentais:

  • Feridas na pele: leve o seu cachorro para uma zona mais tranquila e evite que se mexa. Lave a ferida com água limpa e sabão ou água oxigenada, pressione sobre a mesma com uma gaze ou pano limpo se tiver, para evitar a hemorragia (não utilize gazes elásticas nem tente fazer um torniquete). Vá a um veterinário com urgência, lá receitarão um antisséptico;
  • Feridas nos olhos: não deixe que o cachorro coce, tente lavar-lhe os olhos com água limpa e morna. Se for uma ferida grave, cubra-a com uma gaze ou um pano úmido. Leve-o ao veterinário urgentemente.

Lembre-se que qualquer mordida de outro cachorro pode ser grave pelo risco de infeção e a transmissão de doenças. O especialista é quem vai resolver com mais eficácia este problema.

Como fazer dois cachorros de darem bem

Se os seus cachorros estão se estranhando, essas dicas sobre o período de socialização são fundamentais para fazer dois cachorros se darem bem:

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que devo fazer se meu cachorro atacar outro cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Vídeos relacionados com O que devo fazer se meu cachorro atacar outro cachorro

1 de 3
Vídeos relacionados com O que devo fazer se meu cachorro atacar outro cachorro
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Elton
Se eu tomo todos cuidado para manter meu cao livre pra fazr suas nescessidades eu prendo ele depois aí outro cao invade meu espaço o cão se solta e ataca o que invadiu meu espaço quem estar errado o meu ou o da outra pessoa
A sua avaliação:
sheila yochabell
ola, eu tenho 3 cães ( um podle, um vira lata grande e um labrador), ultimamente meu labrador tem atacado demais os outros dois , ao ponto de fazer muitos machucados, eu tenho separa- los constantemente ,mas eu realmente não sei oq eu faço, sempre q tem alguma briga , quem começa é o labrador para cima dos outros dois. Estou agora iniciando um tratamento de calmante e vou comprar uma funcinheira ..... se alguem tiver uma ideia melhor desde ja , agradeço
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Sheila. Tudo bem? Temos este post sobre adaptação de cachorros com outros cachorros que talvez possa te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/adaptacao-de-cachorros-com-outros-cachorros-21342.html.
Esperamos que seja útil! 🐶
BRUNO
MINHA QUERIDA PASSO PELO MESMO PROBLEMA QUE O SEU, JAMAIS DEIXE ELES SOZIHOS JUNTOS! SEPARE OS EM CÔMODOS DIFERENTES, TENTE LEVAR ELES PARA PASSEAR JUNTOS!
MAS DESDE JÁ TE DIGO NÃO TEM MUITO JEITO, O JEITO É SEPARAR!!!!!
A sua avaliação:
Paloma Mendes Lucio
Preciso muito de ajuda... o meu cachorro( macho) é muito dócil,não briga e nem faz mal nenhum aos outros cachorros,ele já é castrado e tem 1 ano. Gostaria de alguma dica do q fazer quando um cachorro de rua especificamente macho sobe no meu cachorro pra acasalar? O meu cachorro fica com medo,com o rabinho baixo e tremendo parado no lugar. Eu sempre ando com uma madeira na mão somente pra espantar-los ou pego meu cachorro no colo. Gostaria muito de andar tranqüilamente com ele,sem ter q pegar no colo ou espantando os cachorros
A sua avaliação:
Ducilene
Tenho uma Chow Chow e um labrador sempre se deram bem ,de uns dias pra cá a fêmea tem atacado o labrador na hora da ração.Ela quer as duas vasilhas.Estou prendendo ela na hora da comida o que fazer ?
A sua avaliação:
Gizeli Souza
Tenho um labrador, muito manso para nós, tenho 2 gatos se dão muito bem .
Mas ele não se da bem com outros cachorros, uma vez ele foi atacado eu o segurei pois ele é grande porte outro que atacou era menor, meu medo era matar outro...
Questão que agora quando sai na rua e vê outros cães quer atacar ...
Não sabemos oque fazer..
Oque eu faço?



Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gizeli. Em casos como esse, o melhor é buscar um especialista em comportamento canino:

https://www.peritoanimal.com.br/o-que-faz-um-etologo-569.html
A sua avaliação:
Luciana Mota
Tenho um Cane Corso com 5 anos, e recentemente adotei um Boxer em Setembro, e em Dezembro um Doberman (são os 3 machos). Com o Boxer, o Cane Corso nunca implicou, brinca com ele. Mas já com o Doberman , o Cane Corso nunca gostou dele e já o mordeu três vezes. As primeiras vezes que o atacou foram em situações de brincadeira, em que o Cane Corso estava a brincar com o Boxer e o Doberman quando se metia na brincadeira, atacava-o. Comecei a pensar que seria só nestas situações, por ciúmes ou por não gostar dele e quando o Doberman crescesse e deixasse de brincar o problema ficaria resolvido. Contudo, a última vez que mordeu foi durante a madrugada, e foi a mais grave pois atingiu-lhe o olho. Preciso de ajuda! Não sei o que fazer!
A sua avaliação:
Heunã
O meu cachorro espero eu e meu marido sair de casa quando ele volto encontro ele comendo outra cachorrinha menor q ele, o que eu n entendo e que ele nunca foi agressivo é castrado e muito manso , e a r fez isso n sei pq..
ele é o marrom da foto
A sua avaliação:
Gina Lucia
Tenho uma femea, lhasa apso, 3 anos, que está conosco desde que nasceu. Faz 11 meses que adotamos um macho, shitzu, 4 anos. Ele tem histórico de abandono e era muito bravo até castrarmos.
Ele convive bem com a fêmea de casa e com os outros 3 cachorros (1 femea e 2 machos) da casa da minha mãe.
Se ele convive bem com nossos cachorros. Porque quando sai na rua quer morder os outros cachorros? Já tentou isso varias vezes...
O que fazer?
A sua avaliação:
Mauricio
Olá, gostaria de uma orientação profissional, porque meu cachorro ataca os outros cães da casa. Agradeço desde já a atenção.
Giovana
Tenho 2 shitszu, 1 macho de 4 anos e 1 fêmea de 8 anos, ambos castrados. O macho a algum tempo vem atacando a fêmea e não sei mas o que fazer. Até já fui mordida uma vez, pois estava no meio. Vcs poderiam me ajudar por favor? Amo de mais os dois, mas não posso deixar da forma que está. Os ataques acontecem sem avisos. O último onde fui mordida, estávamos no sofá assistindo tv um de cada lado, e do nada o macho atacou a fêmea. Agradeço a atenção.
Luísa Savala
Oi Giovana! Você tentou as dicas do artigo?
Se não funcionar, o mais indicado é buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Nayara
Meu cachorro mordeu o cachorro do rapaz q mora no meu condomínio,oq pode acontecer?
Luísa Savala
Oi Nayara! Como referido no artigo: qualquer mordida de outro cachorro pode ser grave pelo risco de infeção e a transmissão de doenças. Por isso, é importante que você busque um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Luiz
Boa tarde Perito Animal, acabei de ver uma cena inesquecível hoje, minha mãe me ligou falando que o meu Labrador (Fêmea) tinha matado a minha Vira-Lata (Fêmea) e ela mesmo tendo matado ficou com o corpo da cachorra na boca e batendo no chão, ficou quase 1 hora até os bombeiros chegar. Elas já vinham brigando a uns 2 meses atrás mas eu sempre estava perto e separava até nos últimos dias a Vira-lata ficava na frente e o Labrador no fundo. E quando chego perto dela, ela não mostra nenhuma maldade. Mas estou com medo dela e se ela resolver atacar alguem ? ela nunca foi adestrada. Poderia ser briga de território ? Já que a Vita-Lata era mais velha. Espero que me responda
Barbara
Estava passeando com meus dois cachorros na guia (um border collie e um srd) quando um poodle escapou de uma casa e atacou meus cães. Claro que o poodle apanhou muito até eu conseguir separar (quando os donos apareceram eu já tinha separado). Não vi ferimentos externos mas os donos só pegaram o cão deles e se fecharam em casa. Eu posso ser responsabilizada pelos ferimentos que meus cães causaram?
claudio
porque minha cachorra ataca a outra cachorra da mesma casa
Marcella
Minha vizinha tem uma pitbull(ela diz que é pitbull americano) já pulou duas vezes dentro do meu quintal e atacou meu cachorro e matou meu gato,gostaria de saber mais sobre as obrigações de tutores dessa raça porque a primeira vez que aconteceu ela se compromenteu a manter ela presa mas não o fez para não acontecer novamente ela é bem dócil com pessoas mas com outros animais vira outro cachorro,o único cuidado que ela tem é da cadela não sair na rua, o que posso fazer para garantir a segurnca dos meus animais porque mesmo depois que eu aumentei o muro ela achou um jeito de pular para cá novamente já pesquisei leis para essa raça mas só encontrei sobre o uso da funcinheira em lugares publicos e nada sobre obrigação de tutores
karla
Bom dia, tenho uma labrador de 2 anos que sofre de convunções e toma medicamento controlado, quando viajei de férias ela atacou uma vira lata (fêmea) que tínhamos à 7 meses em casa e a matou, a minha labrador é muito dócil e carinhosa, porém não gosta de crianças, o que pode ter levado minha labrador atacar a outra cadela? (Não passeio muito com ela, mas meu esposo solta ela na rua as vezes para ela correr). Tenho outro cão, um Lhasa Apso Macho e estou com muito medo dela atacar ele também..
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Karla! A agressividade nos cachorros pode ter origem em diferentes causas. Aconselho a que leia este nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/cao-agressivo-causas-e-tratamento-6100.html O ideal seria visitar um etólogo, médico veterinário especialista em comportamento animal para determinarem a origem do problema e evitarem que algo semelhante volte a acontecer.
Jaqueline
Apareceu um cachorro de rua na porta da minha loja, eu fiquei com dó do animal e tratava e dava água para ele. Um cachorro grande e bravo, mas muito obediente, acredito que tenha sido de alguma fazenda, o animal ficou velho, acabaram abandonando. Ele ficou na porta da loja e não queria mais ir embora, nisso chegou uma cliente, abriu a porta do carro e o cachorro dela desceu, o cachorro abandonado atacou o cachorro da mulher, ele não teve ferimentos aparentes, mas 5 dias depois o cachorro da cliente veio a falecer, disseram que ela levou no veterinário e o cachorro teve hemorragia, mas nenhum dano externo. Eu consegui um dono para o cachorro abandonado e ele foi adotado, o cachorro ficou duas semanas na porta da minha loja. O cachorro era de rua, nao era meu, posso ser responsabilizada por ele ter atacado outro animal?
Creio que se a dona tivesse realmente levado ele em um veterinário, ele não teria feito uma cirurgia para estancar a hemorragia?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jaqueline! Que o PeritoAnimal esteja a par não existe uma lei federal sobre esse assunto, apenas um projeto de lei. Muitos estados têm legislação específica e isso poderá depender do estado em que você vive. Efetivamente, quando um cachorro ataca outro podem existir danos internos impossíveis de reparar com uma cirurgia. À partida, não sendo você o tutor do cachorro, não será responsabilizado por isso, mas caso avance algum processo contra você, o melhor é procurar um advogado com conhecimentos de direito animal.
Sarita
No meu caso os cães de um vizinho atacaram e mataram o meu cachorro. Não deu tempo de socorrê-lo, quando chegamos ao local ele já estava morto. Existe lei em relação ao dono desses cães, já que ele os incentivava a se aproximarem das pessoas e de outros animais? Além disso eles quase atacaram a mim e outras pessoas, e já atacaram outros cães também.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sarita! Não existe uma lei federal sobre esse assunto, apenas um projeto de lei. Muitos estados têm legislação específica. Qual é o estado e/ou cidade onde vive?
simone borges
tenho uma mistura de pitbul. com dog alemao ,e ilasa apsu, e a 3 vez que ele ataca o pequeno, estou desesperada, pois gosto dos 2, e o grandão proteje minha casa, ta dificil qualquer distraçao minha no patio o grande se gruda no pequeno, antes o pequeno provocava mas agora so passa por ele, e outro ataca, so que o pequeno fica , trancado na lavanderia, e late, quando outro chega atravez da porta, estou preoucupada,
Gilda
Entendo que você goste de ambos mas precisa pensar na segurança deles próprios. Imagine que por falta de atitude sua, vc chega em casa e encontra um deles morto? Vai ser horrível né? Então é provável que um deles tenha que sair.
1 de 2
O que devo fazer se meu cachorro atacar outro cachorro