Outros problemas de saúde

Hepatite em gatos - Causas, sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 janeiro 2019
Hepatite em gatos - Causas, sintomas e tratamento
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O fígado é um dos órgãos de maior tamanho e considera-se como o grande laboratório e o armazém do organismo. Nele sintetizam-se várias enzimas, proteínas, etc, sendo o maior órgão de desintoxicação, armazenando glicogênio (essencial para o equilíbrio da glicose), etc.

A hepatite define-se como a inflamação do tecido hepático e por isso do fígado. Embora não seja uma condição tão frequente no gato como no cachorro, deve-se ter sempre em conta na hora de fazer diagnósticos perante sintomas inespecíficos e gerais, como a perda de peso, a anorexia, a apatia e a febre. Também existem sintomas mais específicos, como a icterícia.

Neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe algumas dicas para analisar a causa da hepatite em gatos assim como os sintomas e o tratamento da doença.

Também lhe pode interessar: A hepatite em cães - Sintomas e tratamento

Índice

  1. Causas da hepatite felina
  2. Sintomas mais frequentes da hepatite felina
  3. Tratamento da hepatite felina

Causas da hepatite felina

A inflamação do fígado pode ter várias origens, de seguida vamos mostrar-lhe as causas mais comuns e frequentes:

  • Hepatite viral: Não tem nada a ver com a hepatite humana. Existem determinados vírus específicos do gato, que podem originar hepatite, entre muitos outros sintomas. Assim os vírus que causam as doenças da leucemia felina e da peritonite infecciosa felina podem dar lugar à hepatite, uma vez que os vírus destroem o tecido hepático. Estes agentes patógenos não destroem apenas o tecido hepático, pelo que afetarão também outros órgãos do organismo do gato.
  • Hepatite de origem bacteriana: Mais frequente no cachorro, é excecional no gato. O agente causador é a leptospira.
  • Hepatite de origem parasitária: O mais frequente é causada pela toxoplasmose (protozoário) ou por filariose (parasita do sangue).
  • Hepatite tóxica: Causada pela ingestão de diferentes tóxicos, também é muito incomum no gato, devido ao seu comportamento alimentar. Costuma ser devido à acumulação de cobre no fígado felino.
  • Hepatite congênita: Também é muito incomum e costuma ser diagnosticada de forma acidental, procurando por outras condições, no caso de cistos hepáticos congênitos.
  • Neoplasias (tumores): São mais frequentes nos gatos de idade avançada. O tecido tumoral vai destruindo o fígado. A maior parte das vezes não são tumores primárias, sendo metástases de tumores gerados em outros órgãos.
Hepatite em gatos - Causas, sintomas e tratamento - Causas da hepatite felina

Sintomas mais frequentes da hepatite felina

A hepatite costuma gerar diferentes sintomas, em função de se se manifesta de forma aguda ou crônica. Um mau funcionamento do fígado costuma dar lugar a sintomas súbitos.

O sintoma mais frequente costuma ser a perda de apetite e letargia. A acumulação de toxinas no organismo afeta o sistema nervoso, podendo se observar sintomas associados (mudanças de comportamento, caminhar anormal e inclusive convulsões), conhecido como encefalopatia hepática. A inatividade e um estado de tristeza são comuns.

Outro sintoma seria a icterícia. É um sintoma mais específico na doença hepática e consiste na acumulação de bilirrubina (pigmento de cor amarela) nos tecidos. No caso de hepatite crônica observa-se perda de peso e ascite (acumulação de líquidos a nível abdominal).

Hepatite em gatos - Causas, sintomas e tratamento - Sintomas mais frequentes da hepatite felina

Tratamento da hepatite felina

O tratamento da hepatite costuma estar associado por um lado à sua origem, mas porque na maior parte das vezes este é desconhecido (idiopático) ou causado por vírus e tumores, faz-se um tratamento sintomático e uma gestão nutricional.

A gestão nutricional consiste na mudança da dieta do gato (e que vai resultar num problema adicional, pois não é tão simples assim de realizar), ajustando a mesma à doença. Baseia-se em reduzir a quantidade total de proteínas da dieta e aumentar a sua qualidade.

Hepatite em gatos - Causas, sintomas e tratamento - Tratamento da hepatite felina

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Hepatite em gatos - Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
Marcia B.
Bom dia, gostaria de saber mais sobre a hepatite viral em gatos, já que ela pode ser proveniente de uma outra doença como a peritonite e a leucemia, cuidamos de uns gatinhos de rua no condomínio onde tenho casa e dois deles estão com hepatite, uma delas teve que ser sacrificada porque não respondia ao tratamento e o outro ainda está internado tomando as medicações, mas não quer comer está bem magrinho e bem amarelo, pergunto se é possível reverter esse quadro e regenerar o fígado dele, dá muito dó ele é só um filhote de 9 meses e estamos torcendo pra ele melhorar e não precisar sacrificar. É muito rápido a evolução desta doença né, ou será que ele desenvolveu isso por mais algum fator?
Essa doença pode contaminar os outros gatos que vivem lá no mesmo local?
Como é transmitida?
O que fazer pra evitar?
Obrigada
A sua avaliação:
Ana lucia Batista de lima
Meu gato está com falta de apetite magro e com os olhos amarelados..respiração com dificuldades.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Ana Lucia. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Neusa
Qual antibiótico posso administrar em meu gato?ele tem sintomas de hepatite A
Mariana Queiroz
Gostaria de saber se essa hepatite pode ser passada para os donos ???
Daiane Oliveira Pimentel
A hepatite felina possivelmente pie pulga ou carrapato pode passar para outros gatos que moram na mesma casa? Meu gato morreu de hepatite na quinta(10/10) e hoje ganhei outro filhote, com 45 dias e agora estou com dúvida.
ANABELA VELOSO
ESTOU NA DÚVIDA SE AS CAUSAS DE UM LINFOMA, NO TÓRAX, EM GATOS, PODE CAUSAR SOFRIMENTO DOR ANGÚSTIA?OU PRODUDUZ ARREPIOS, SUORES FRIOS?
Sandra oliveira
Eu troquei a ração do meu gato ela tem 10 anos depois disso ela está com a pele amarela não quer comer e está vomitando se ela come
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sandra! A sua gata precisa ser vista o quanto antes por um médico veterinário. Rápidas melhoras para ela.
Emerson
Por favor me ajude eu fui ao veterinário lega meu gatinho ela está no começo de hepatite , o veterinário passou drogavet isso resolve.
A sua avaliação:
Francisco Damas
A hepatite ( seja a que fôr ) é contagiosa para os outros gatos ou cães?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Francisco! Sim, no caso da hepatite infecciosa ela é altamente contagiosa e o gato deve ser isolado dos outros animais se foi diagnosticado com este tipo de hepatite. A transmissão pode ser feita através do contacto direto com o animal infetado ou através de fezes e sangue.
ANA MARIA ZEBRAL
OLA BOA NOITE GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER P MINHA GATA FAZER COCO LEVEI ELA AO VWETERINARIO FEZ EXAMES DEU HEPATITE E ELA TA TOMANDO REMEDIO MEDICO RECEITOU MAS ELA JA TEM MAIS DE UMA SEMANA NAO FEZ COCO AINDA E TO PREOCUPADA MEDICO DISE QUE ELA TEM QUE REAGIR ME AJUDE P GENTILEZA E ELA NAO TA CONSEGUINDO COMER RACAO E NEM AQUELRS SACHES TIPO DOU O DA PEDIGREE E O QUE ELA MAIS GOSTA MAS ELA SO TA TOMANDO ALIMENTO P SIRINGA AGUA ELA BEBE TBM NA TORNEIRA E NA VASILHA E NA SIRINGA ME AJUDEM P FAVOR DEUS RECOMPENSE VCS EM NOME DE JESUS
fabiane
gente tenho um gato cianez e o olho dele ta amarelo e ele também que
fazer



Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabiane! Você deve consultar o quanto antes um médico veterinário. Leia este artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/ictericia-em-gatos-sintomas-e-causas-22216.html
A sua avaliação:
Rafaela ferreira
A hepatite do gato pode ser transimtida pro cachorro? Como?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rafaela! Embora possam existir agentes comuns na origem da hepatite no gato e no cachorro, é rara a transmissão entre eles. De qualquer forma se o seu gato está com um problema, seria importante que se tem um cachorro ele também fosse visto pelo médico veterinário para assegurar que está tudo bem com ele.
A sua avaliação:
marcoaurelio cajão
o meu gato esta com diagoneticado com hepatiti,problemas norim esta com falta de apetiti gostaria de saber qual alimentação agente pode dar nestes casos obrigado
A sua avaliação:
Braga
Acabei de chegar do veterinário após ter levado o meu gato de dez anos para ser eutanasiado. Ele apresentou quadro grave de hepatite com todos os sintomas descritos acima. Parecia também estar apresentando quadro de confusão mental pois começou a fugir, levar dias para voltar e parecer não nos reconhecer. Muito triste!
Sandra Arrais de Carvalho
Eu agradeco,me ajudou muito com informacoes onde pude avaliar melhor meu pet.Obrigada♡♡♡
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sandra! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e boa sorte com seu pet :)
1 de 4
Hepatite em gatos - Causas, sintomas e tratamento