Problemas de gestação

Gravidez psicológica em cadelas

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 21 junho 2016
Gravidez psicológica em cadelas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As cadelas que não estão esterilizadas podem sofrer uma gravidez psicológica em algum momento da sua vida, é algo habitual por isso não se assuste se observar o seu pet comportando-se de uma forma estranha.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar-lhe dos sintomas e do tratamento com remédios caseiros que poderá proporcionar à sua cadela. Além disso, será fundamental consultar um veterinário pois só ele poderá determinar um diagnóstico adequado.

De seguida, vamos oferecer-lhe todos os dados sobre a gravidez psicológica em cadelas e alguns remédios caseiros para tratar este problema adequadamente.

Índice

  1. O que é uma gravidez psicológica
  2. Sintomas e diagnóstico
  3. Remédios caseiros
  4. Consequências e prevenção

O que é uma gravidez psicológica

A gravidez psicológica em uma cadela é um desiquilíbrio hormonal que pode ocorrer em alguns casos. Pelas complicações e doenças que pode ter, os veterinários recomendam esterilizar sempre os pets.

Pode aparecer uma gravidez psicológica quando tentamos acoplar diversas vezes uma cadela sem êxito embora também possa ocorrer por causas naturais. Os animais que vivem em liberdade podem desenvolver este comportamento especialmente quando vivem em matilha, desta forma se uma progenitora morrer, outra figura da matilha pode substituí-la e cuidar dos seus filhotes.

Gravidez psicológica em cadelas - O que é uma gravidez psicológica

Sintomas e diagnóstico

No nosso artigo sobre a gestação da cadela falamos da gravidez psicológica uma vez que os sintomas que o animal tem são muito parecidos aos de uma cadela realmente grávida. Tenha em atenção o seu comportamento e a sua aparência física:

  • Ausência de menstruação
  • Mudanças do fluxo vaginal
  • Barriga inchada
  • Seios desenvolvidos
  • Seios com leite
  • Lambe os seios
  • Lambe a vagina
  • Soluços
  • Não quer passear
  • Rouba bichos de pelúcia
  • Enconde-se
  • Esfrega-se no piso e paredes

Perante qualquer um destes sintomas é fundamental consultar o veterinário, apenas ele pode determinar que se trata realmente de uma gravidez psicológica. Além disso, vai fornecer-lhe orientações específicas para o caso da sua cadela em concreto.

Lembre-se que alguns destes sintomas (especialmente o crescimento dos seios) podem levar a problemas como uma infecção ou outros mais graves como a mastite. A gravidez psicológica nas cadelas também pode provocar mudanças de comportamento graves.

Gravidez psicológica em cadelas - Sintomas e diagnóstico

Remédios caseiros

No geral, a gravidez psicológica costuma desaparecer às três semanas e durante este tempo a cadela vai parecer um pouco desanimada, por isso vai precisar de muito mais carinho. Perante um caso leve o veterinário vai recomendar que siga as seguintes recomendações:

  • Para começar será fundamental que a cadela deixe de lamber os seios porque isso estimula a produção de leite. Um excesso de leite pode provocar uma infecção ou outros problemas. Para isso, pode esfregar os seios da sua cadela com álcool, isso vai fazer com ela não os lamba mais, além disso irá prevenir uma possível infecção.
  • Deve aumentar o número de passeios e o exercício com a cadela para ela se distrair e para que os seus níveis hormonais se estabilizem. É provável que tente voltar depois de urinar, por isso continue com o passeio mais um pouco.

Se seguindo estes conselhos a gravidez psicológica da sua cadela parecer não terminar, deve levá-la ao veterinário para lhe ser administrada medicação nos casos mais graves. É importante nunca dar medicação para sua cadela sem uma recomendação prévia.

Gravidez psicológica em cadelas - Remédios caseiros

Consequências e prevenção

Por vezes uma gravidez psicológica pode causar problemas de saúde graves, anteriormente mencionamos a infecção dos mamilos assim como a mastite. Ainda assim existem outros problemas que também podem afetar uma cadela com uma gravidez psicológica como a depressão, o mal-estar e as mudanças de comportamento. Isso faz sofrer a cadela com a gravidez falsa e faz passá-la por uma situação de estresse.

No geral, estima-se que 5 em cada 10 cadelas vão sofrer de uma gravidez psicológica alguma vez na sua vida. Por vezes pode ser que sofram de várias ao longo da sua etapa adulta.

O melhor que pode fazer para que este episódio não se repita será esterilizar a sua cadela. Uma opção sensata que vai acabar com estes episódios de mal-estar para ela. Além de parar o reaparecimento de gestações psicológicas também evitará que possa ficar grávida assim como mudanças de comportamento graves.

Descubra no nosso artigo sobre os benefícios da castração canina algumas das razões pelas quais deve castrar a sua cadela assim como falsos mitos sobre a esterilização e castração.

Gravidez psicológica em cadelas - Consequências e prevenção

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gravidez psicológica em cadelas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Christina
Minha labradora não quer comer ração mais come outras coisas está chorona e faz ninho
A sua avaliação:
JOSI Santos
Qdo nosso amiguinho animal adoece, se não temos condições financeiras para cuidar, temos que contar só com o SANTO CRIADOR para socorre-los.
Os Veterinários são caros e ainda passam medicação caríssima.
Pois não nos indicam nada alternativo para solucionar os problema de saúde que surgem nas vidinhas dos nossos queridinhos que não sabem falar o que sentem.
Se não tiver Dinheiro, temos que assistir nossos animais morrendo aos poucos.
Haja coração!!!
A sua avaliação:
Tamires
Gente faz dois dias que castrei minha cadela e as tetas dela está assim muito inchada e saindo leite. Será que tá com uma gravidez pisicologica??
A sua avaliação:
Joice kerolyn
Minha pincsher está chorando ,lambendo as tetinhas e pegou um ursinho para cuidar, ela cobre ele, carrega para a toquinha, e se quer meu colo , tenho que pegar ele junto para ela ficar cuidando .
Não quer comer . Este artigo me ajudou muito . Obrigada !
Zeli
Está com mastite e gravidez psicológica qual o remédio ???
Glauciana Silva
Tenho uma cachorrinha ela já tem 7 anos e nunca cruzou todos os anos ela apresenta com os sintomas de gravidez psicológica agora msm ela está fica lambendo os seios eles ficam inchado ela ficar tirando o lençol da cama dela com o fucinho se criança se aproxima do quarto onde ela dorme ela corre pra vê se vai se apaixonar da cama dela o que eu faço pra amenizar a dor da minha filha de 4 patas
Adriane
Precisa castrar sua cachorrinha. Minha cachorrinha teve duas vezes os sintomas em curto espaço de tempo. Isso que ela tem 1 ano e três meses. Vai ajudar muito seu animalzinho fazendo sua castração. Minha cacau fiz essa semana e foi super tranquilo. Não paguei caro, deu em torno de 170,00. Vale muito a pena. Tem a roupa cirúrgica que me custou 50,.00, como opção do colar que também serve pra ela não mexer nos pontos. E os remédios pra dor que pode ser Dipirona em gotas, vc compra em farmácia e é super barato, e também um spray cicatrizante.
denise
Estou muito triste e cansada de cuidar da minha cadela ela esta com gravidez psicológica esta muito impaciente uma agitação eu não tenho dirmido com os choros dela isso esta me preocupando muito ela tdo ano sofre com essa gravidez psicologica ela nunca cruzou já fiz exame de Ultra deu um alteração no utero devido essa questão esta com filaria estou proucurando um lugar para ve se existe castracao para ela esse procedimento e muito caro como devo proceder diante dessa situação.
Maria Augusta
Minha cadela eu achou que ela está coma gravidez psicicologico ela não nunca cruzou mas tetas dela está muito enchada oque é que eu faço
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria Augusta! Caso seja gravidez psicológica ela precisa de tratamento veterinário. Desejamos as rápidas melhoras para ela.
cristina
Minha cadela está exatamente assim. Os peitinhos cheios de leite e muito triste. Logo notei a diferença de comportamento. Já levei ao veterinário e está sendo medicada. A carinha de tristeza me consome e não balança o rabinho como fazia anteriormente, é a segunda vez que apresenta o problema em menos de um ano.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cristina! Desejamos que ela fique bem depressa!
Lilian
Cristina qual remedio sua cachorrinha estava tomando? Sei que nao posso medica la sem levar au médico porem nao tenho condicoes no momento e a sofrencia dela nos machuca demais...
Se puder me ajudar agradeço de coração
JJ.
A MINHA CADELA É ESTERILIZADA,TEM DOZE ANOS E ESTÁ MUITO BARRIGUDA COMO SE ESTIVESSE GRAVIDA PORÉM APARENTEMENTE ESTÁ BEM.
A sua avaliação:
ana caroline morais da silva
gostei do artigo me ajudou muito!
1 de 5
Gravidez psicológica em cadelas