Cuidado do pelo

Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 maio 2023
Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A perda excessiva de pelo do nosso cachorro pode ser causada por vários fatores ou ser apenas um processo natural. Se observar que a perda é localizada num local específico da pelagem e não geral, recomendamos que recorra a um veterinário assim que possível, pois pode ser provocada por uma doença do tipo parasitário.

Em qualquer um dos casos, recomendamos que tome certas medidas para controlar essa perda e evitar que acumule pelagem morta. Por isso, em PeritoAnimal damos alguns conselhos e truques para evitar que o seu cachorro solte muito pelo.

Passos a seguir:

1

Os truques para evitar que o nosso cachorro solte muito pelo estão intimamente ligados ao motivo que provoca essa perda. Assim, o primeiro passo é identificar a causa da queda de pelo excessiva. Uma das razões mais comuns e, em simultâneo, mais evidentes é a raça do cachorro.

Existem raças com uma clara tendência para perder pelo de forma exagerada, tais como o pastor alemão, o beagle e o chihuahua. No entanto, existem raças que apenas soltam pelo, como o boston terrier e o yorkshire. Se o seu cão pertence às raças que soltam mais pelo, não se assuste, simplesmente deve prestar mais atenção à escovagem e cuidado do seu manto. O problema é quando o seu cachorro faz parte da lista de raças que não perdem pelo e o tutor observa uma caída exagerada da pelagem. Se é esse o caso, não hesite e consulte o veterinário o quanto antes pois esse pode ser um sintoma de alguma doença ou distúrbio.

Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos - Passo 1
2

Uma das principais funções do pelo do cachorro é protegê-lo das mudanças climáticas. Assim, o cão está totalmente preparado para suportar tanto o frio como o calor. Como? Mudando a sua pelagem. Os cachorros costumam mudar de pelo duas vezes por ano, na primavera e no outono, devido a mudanças na temperatura e na luz. Dessa forma, se o seu cachorro perde muito pelo em uma dessas estações, é totalmente normal. Aumente as escovagens diárias para evitar que se acumule pelo morto que acaba se soltando por toda a casa.

As mudas anuais acontecem de forma natural em condições normais. Em lares onde os cachorros estejam acostumados a usar roupas muitas horas por dia ou a ficar perto do aquecimento, caso habitem em locais onde a luz não varia ou se não estão acostumados a sair de casa, o processo é alterado e provoca uma perda de pelo durante todo o ano.

3

Outra das causas mais comuns e que poucos tutores percebem é a má alimentação do animal. Da mesma forma que nós somos o que comemos, os cachorros também. Assim, se não oferece a dieta necessária ao seu cachorro, isso se verifica na qualidade do seu pelo que perde o brilho, fica áspero e se solta de forma exagerada.

Sem dúvida, o melhor truque para combater a qualidade do cachorro nesse caso é rever a sua alimentação e escolher a melhor comida para ele. Não só devolverá a vitalidade da sua pelagem, como conseguirá que o seu cachorro seja muito mais feliz.

Tenha em consideração que o Omega 3 e as vitaminas A, C e B favorecem consideravelmente a saúde do pelo, fortalecendo-o e evitando a sua queda. Por isso, quando adquirir o alimento, procure se focar na sua composição. Mesmo assim, pode consultar o veterinário sobre a possibilidade de dar suplementos com estas características como reforço ao seu cachorro caso a perda de pelo seja muito exagerada quando o cachorro é saudável.

Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos - Passo 3
4

O seu cachorro passa longas horas em casa? Não sai a passear tudo o que deveria? Se é assim, existe uma grande possibilidade de o seu cachorro sofrer de estresse ou ansiedade, sendo essa a cauda da perda excessiva de pelo. Nesse caso, a melhor solução para regular a queda de pelo é dedicar ao cachorro a atenção e tempo que ele exige, proporcionado o exercício que necessita para liberar a energia e tensão acumuladas.

Em alguns casos, além de soltar muito pelo, o cachorro canaliza o estresse através da destruição do mobiliário da casa, nervosismo e outros sintomas que não deve ignorar. Leve o cachorro ao veterinário caso considere que a situação se tornou incontrolável.

5

Além dos transtornos anteriores, existem algumas doenças de pele que apresentam a perda de pelo como sintoma. As mais comuns são a sarna canina e a dermatite alérgica. Em qualquer um dos casos, o tratamento deve ser estipulado por um veterinário.

6

A sua cachorra pariu recentemente? Em muitos casos, após o parto ou até mesmo durante a gravidez, a cachorra pode ter uma importante queda de pelo provocada por uma diminuição das suas defesas e mudanças hormonais. Tenha em conta que deve modificar a sua alimentação e proporcionar uma dieta adequada para favorecer a lactação. Mesmo assim, muitos veterinários recomendam oferecer à nova mamãe ração para filhotes rica em proteínas para melhorar a sua saúde e a dos seus pequenos.

Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos - Passo 6
7

Não existem dúvidas que o melhor truque para evitar que o seu cachorro solte muito pelo é uma boa escovagem. O mais recomendável é fazer uma escovagem diária e, de forma adicional, passar uma escova especial para recolher o pelo morto acumulado uma vez por semana. A melhor escova para essa função é a de cerdas metálicas. Mesmo assim, de acordo com o tipo de pelo do seu cachorro, deve usar um uma escova adequada. Para a escovagem diária, aconselhamos que consulte o nosso artigo sobre os tipos de escovas segundo o tipo de pelo.

Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos - Passo 7
8

Como mencionado no passo anterior, para a remoção semanal do pelo morto, deve usar um tipo de pente ou escova adequada ao comprimento do pelo do seu cachorro:

    • Para os cachorros com pelo muito comprido, deve utilizar uma escova de agulhas ou ancinho. As escovas ancinho, como o seu nome indica, são semelhantes a esta conhecida ferramenta de recolher erva. Podem conter uma ou mais linhas de farpado e são altamente benéficas para raças de cães grandes. As escovas de agulhas apenas contam com uma linha de dentes mais comprida que as anteriores, e são mais pequenas. São eficazes tanto em cachorros pequenos como médios e grandes. Nestes casos, o melhor é escovar primeiro o manto do cachorro com uma escova de alisamento e de cerdas naturais e só depois com o ancinho.

    • Para os cachorros com pelo comprido ou médio, deve ser usado um tipo de pente conhecido como escova de alisamento. Estas escovas contam com muitas linhas de cerdas metálicas finas e curtas, com uma ligeira curva na ponta. Para estes cachorros, comece por fazer a escovagem com a sua escova diária, que pode ser de cerdas naturais ou sintéticas, e depois passe o alisador.
  • Para cachorros de pelo curto, o mais aconselhável é usar apenas a escova de cerdas naturais ou sintéticas. Para cachorros com esta pelagem, não deve ser feita uma escovagem semanal especial, a escova diária é suficiente. Por terem o pelo tão curto, a sua pele pode ser machucada caso se usa uma das escovas anteriores.
Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos - Passo 8
9

Claro que não se pode esquecer do banho do seu cachorro. O ideal é dar banho no cachorro uma vez por mês. Ignorar a sua higiene pode provocar o aparecimento de parasitas externos que machucam a sua pele e o seu pelo, provocando assim uma queda excessiva do mesmo.

Atualmente, dispomos de toda uma variedade de shampoos especiais anti-queda, mas como selecionar o mais indicado? Deve ter atenção à composição dos produtos e verificar se, acima de tudo, conta com os seguintes elementos:

  • Omega 3 e 6, favorece o crescimento do pelo e ajuda a fortalecê-lo.
  • Quinina, é um alcaloide natural que fortalece a pelagem do cachorro, estimula o seu crescimento e previne a sua queda.
  • PH neutro, que previne a perda de pelo e está indicado, também, para cachorros com pele sensível.

Além disso, pode adquirir um condicionador para revitalizar a pelagem do seu cachorro e devolver-lhe o brilho e suavidade.

Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos - Passo 9
10

Por último, além de dar banho no seu cachorro com um shampoo que inclua as características anteriores e escovar o seu pelo diariamente, deve recorrer a um centro de estética canina para que tosem o cachorro de forma adequada para controlar a queda do seu pelo. Consulte o nosso artigo e siga as instruções para saber como cortar o pelo do seu cachorro.

Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos - Passo 10

Se deseja ler mais artigos parecidos a Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Itacir do livramento
Minha cachorra tá perdendo muito pelo ela e de dentro de casa o que devo fazer
A sua avaliação:
cassia regina risseto
gostei muito porque esta exatamente acontecendo isso com os meus cachorros.
Alcenira Aparecida de Oliveira Silva magenski
A minha cachora teve filhotes e está soltando muito pelo o que fazer
Luísa Savala
Oi Alcenira! Muitas vezes após a gravidez a cachorra pode ter uma importante queda de pelo provocada por uma diminuição das suas defesas e mudanças hormonais. Tenha em conta que deve modificar a alimentação e proporcionar uma dieta adequada para favorecer a lactação. Mesmo assim, muitos veterinários recomendam oferecer à nova mamãe ração para filhotes rica em proteínas para melhorar a sua saúde e a dos seus pequenos.
Por isso, o mais indicado é buscar um médico veterinário de confiança para que ele possa passar uma dieta específica de acordo com as necessidades da sua cachorra.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Alexandre Vitelo
gostei , vou escovar os cachorro todo dia , a ração e boa
Sonia Maria de Sales
Preciso de orientação. Meu Basse tem 5 meses e está com excesso de queda de pêlo me ajuda moro em apto.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Sonia! Ele tem zonas do corpo sem pelo?
1 de 8
Evitar que o meu cachorro solte muito pelo - Truques e conselhos