Prevenção

Doenças mais comuns no Bulldog Inglês

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 20 março 2019
Doenças mais comuns no Bulldog Inglês
Pug

Ficha do animal: Pug

Sabia que o Bulldog Inglês foi utilizado inicialmente como cachorro de lutas? Estamos falando do século XVII e entre essa etapa e a contemporânea foram realizados inúmeros cruzamentos até conseguir o Bulldog Inglês que conhecemos nos dias de hoje.

Da sua aparência destaca-se o seu focinho achatado e os seus redondos e expressivos olhos, as suas orelhas são curtas e a sua cabeça conta com diversas dobras que lhe dão uma aparência adorável. Trata-se de um cachorro muito seguro, corajoso, sociável, tranquilo e ideal para a vida familiar, especialmente quando há crianças em casa.

Acolher um Bulldog Inglês é uma excelente decisão, mas que também vem com uma grande responsabilidade, o cuidado da saúde do nosso pet. Quer conhecer quais são as doenças mais comuns no Bulldog Inglês? Neste artigo do PeritoAnimal explicamos tudo para você.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns nos hamsters

Índice

  1. Problemas oculares
  2. Problemas respiratórios
  3. Displasia de quadril e cotovelo
  4. Problemas de pele
  5. Conselhos para manter a saúde do Bulldog Inglês

Problemas oculares

Os olhos do Bulldog Inglês são especialmente delicados e, como consequência esta raça canina apresenta um risco especial de sofrer das seguintes doenças oculares:

  • Ectrópio: O ectrópio em cães é uma doença na qual a pálpebra se move para fora, comprometendo a saúde da parte interna da pálpebra que agora ficou em contato com o meio externo. Trata-se de uma doença com um bom prognóstico mas cujo tratamento veterinário é imprescindível.
  • Entrópio: O entrópio em cães é a situação contrária à anterior. Neste caso, a borda da pálpebra fica dobrada para dentro. Esta situação carateriza-se pelo contato dos cílios com o globo ocular, o que causa principalmente irritação, dor e dificuldade em manter os olhos abertos. O entrópio trata-se graças a uma intervenção cirúrgica.
  • Ceratoconjuntivite: Esta doença pode causar lesões graves no globo ocular se não for tratada a tempo. A ceratoconjuntivite causa inflamação nas glândulas lacrimais, na conjuntiva e na córnea. Esta doença causa secreção mucosa, vermelhidão e inclusive úlceras na córnea. O tratamento consiste na aplicação de colírios umectantes e antibióticos, embora em alguns casos, também se possa recorrer à cirurgia.
Doenças mais comuns no Bulldog Inglês - Problemas oculares

Problemas respiratórios

O focinho achatado do Bulldog Inglês junto com a sua cabeça grande provoca um fenômeno conhecido como síndrome braquicéfalo, este síndrome causa uma respiração barulhenta, que é normal devido à distribuição e tamanho das estruturas respiratórias, no entanto também causa problemas que devem ser tratados e que se manifestam através dos seguintes sintomas:

  • Respiração forte, aumento dos roncos ou vômitos.
  • Dificuldade respiratória, mucosas azuis.
  • Respiração nasal contínua, que também se realiza com a boca aberta.

Perante estes sintomas deve consultar de imediato o veterinário, uma vez que a irrigação de oxigênios aos tecidos pode ser comprometida. O tratamento farmacológico costuma se realizar através de princípios ativos anti-inflamatórios e broncodilatadores, no entanto, em alguns casos pode ser necessária a cirurgia.

Doenças mais comuns no Bulldog Inglês - Problemas respiratórios

Displasia de quadril e cotovelo

Apesar do Bulldog Inglês não ser uma raça especialmente grande, infelizmente sofre de uma maior predisposição a sofrer de displasia de quadril.

A displasia de quadril é uma doença óssea e degenerativa que afeta a articulação coxofemoral, que é a que une o quadril com o fêmur. Esta articulação deforma-se, o que faz o cachorro coxear e ter dor, observando-se estes sintomas sobretudo durante o exercício. O tratamento geralmente é farmacológico e destina-se a aliviar os sintomas, no entanto, em alguns casos o veterinário pode recomendar a cirurgia.

A displasia de cotovelo é uma doença que ocorre na etapa de crescimento e que afeta esta articulação causando inflamação e degeneração progressiva do tecido ósseo e articular. Os principais sintomas são coxear, a dor e a intolerância ao exercício físico. A primeira opção de tratamento é a ortopedia, no entanto, em casos graves pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Doenças mais comuns no Bulldog Inglês - Displasia de quadril e cotovelo

Problemas de pele

O sistema imunológico do Bulldog Inglês é especialmente sensível, por este motivo esta raça é especialmente predisposta a alergias, que são aquelas reações exageradas das células de defesa perante um determinado alérgeno. As alergias que afetam em maior grau o Bulldog Inglês são as cutâneas.

As alergias cutâneas que podemos observar no Bulldog Inglês são causadas principalmente pela inalação de alérgenos, como por exemplo o pólen ou mofo. Um Bulldog Inglês com alergia irá manifestar uma coceira constante, com inflamação e vermelhidão da pele, erupções, lesões e inclusive feridas provocadas por um coçar excessivo.

Neste caso deve se consultar o veterinário para que este descubra o alérgeno causador e defina um tratamento a seguir, que se pode realizar à base de anti-histamínicos, de anti-inflamatórios e analgésicos tópicos ou nos casos mais graves com medicamentos corticoides para suprimir a resposta do sistema imunológico.

Doenças mais comuns no Bulldog Inglês - Problemas de pele

Conselhos para manter a saúde do Bulldog Inglês

O fato do Bulldog Inglês ser uma raça com predisposição a sofrer de diversas doenças não significa que não possamos fazer nada para prevenir o aparecimento destas condições, preste atenção aos seguintes conselhos muito importantes para manter o seu cachorro em bom estado:

  • O Bulldog Inglês não gosta de exercício, isto não significa que não precise dele, mas que deve ser um exercício suave e adaptado às necessidades que este cachorro apresenta.
  • É fundamental seguir adequadamente o calendário de vacinas definido pelo veterinário.
  • Para prevenir o sobrepeso neste cachorro é importante dar-lhe uma boa alimentação, adaptada às necessidades nutricionais de cada etapa da sua vida.
  • Para reduzir as alergias do Bulldog Inglês, o seu ambiente deve se manter limpo e desinfetado, mas para isso não se devem utilizar químicos agressivos.
Doenças mais comuns no Bulldog Inglês - Conselhos para manter a saúde do Bulldog Inglês

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns no Bulldog Inglês, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ADRIANA MARCHIOTO DE BARROS
Adotei um bulldog ingles, deve ter por volta de 4 anos. Esta apresentando vermelhidão e prurido nos olhos....
1 de 6
Doenças mais comuns no Bulldog Inglês