Higiene dental

Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 junho 2023
Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O aparecimento de tártaro nos dentes do cachorro indicam negligência com o seu cuidado dental. Assim como as pessoas, os nossos pets necessitam de uma higiene quase diária da sua boca.

Limpar os dentes de um cachorro não só fará com que eles fiquem mais limpos e saudáveis, como previne que caiam ou que o seu pet ganhe gengivite, entre outros problemas.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para conhecer as diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro.

Também lhe pode interessar: Como limpar os dentes ao meu gato

Índice

  1. Alimentos que limpam os dentes do seu cachorro
  2. Limpar os dentes com pasta ou escova dentária
  3. Limpar os dentes com brinquedos
  4. Consultar um especialista
  5. Limpar os dentes com produtos naturais

Alimentos que limpam os dentes do seu cachorro

Os alimentos estão diretamente relacionados com a limpeza bucal do seu cachorro. A ração seca de alta qualidade faz com que a mastigação desse tipo de alimento seja uma forma natural de eliminar o tártaro, uma vez que é bastante dura.

Contrariamente, a comida mole ou alimento úmido fazem com que o cachorro acumule mais tártaro, mau hálito e diarreia, especialmente se for oferecido em abundância. Este tipo de comida apenas deve ser oferecida ocasionalmente para prevenir futuros problemas na sua dentadura.

Os diferentes tipos de comida para cachorro possuem vantagens e desvantagens. É essencial nunca oferecer sobras de comida humana ao cachorro, especialmente se são alimentos doces. Eles prejudicam a sua digestão e os seus dentes.

Pode molhar a ração do cachorro com água?

Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro - Alimentos que limpam os dentes do seu cachorro

Limpar os dentes com pasta ou escova dentária

Encontrará, no mercado, uma variedade de pastas dentárias para cachorro. São produtos comestíveis, o que significa que não implicam qualquer risco caso o cachorro os ingira. Para acostumar o seu cachorro a limpar a boca com pasta dentária, é essencial começar quando ele ainda é apenas um filhote. No entanto, caso o seu cachorro seja adulto esta opção não deve ser descartada.

No início, utilize os seus dedos como escolha e passa a pasta pelos dentes e gengivas, sempre com muito cuidado. Quando o cachorro ficar mais acostumado ao processo, pode passar a usar uma escova para aumentar a higiene dessa rotina que deve ser feita três vezes por semana.

Descubra as diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro.

Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro - Limpar os dentes com pasta ou escova dentária

Limpar os dentes com brinquedos

Também existem no mercado brinquedos, ossos e guloseimas que permitem a limpeza dental do seu pet de forma mais fácil e divertida. Informe-se e aposte nos produtos que o seu cachorro mais gosta, sempre como um extra na sua rotina de limpeza bucal.

Além disso, se o seu cachorro ainda é filhote, existem brinquedos específicos para essa etapa no mercado. Esses produtos ajudam a aliviar o desconforto quando o animal troca os dentes de leite.

Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro - Limpar os dentes com brinquedos

Consultar um especialista

Como o cuidado dos dentes do seu cachorro é fundamental, pode optar por recorrer a um especialista que recomendará uma limpeza bucal.

O veterinário usa um aparelho de ultrassons parecido com o dos dentistas humanos para eliminar a placa, o tártaro e as bactérias residentes. A limpeza é sempre feita com anestesia geral, o que não é recomendado para cachorros idosos.

Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro - Consultar um especialista

Limpar os dentes com produtos naturais

O bicarbonato de sódio é uma ferramenta que funciona como pasta dentária para cachorros. Basta misturar água com uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio até obter uma massa um pouco espessa. Depois de ter a pasta feita, apenas necessita de limpar os dentes com a escova.

Se o seu cachorro tem gengivas inflamadas pode usar ervas curativas que encontra em qualquer ervanária, como por exemplo: uva de Oregon, calêndula ou aloé vera.

Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro - Limpar os dentes com produtos naturais

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Gelda Pinheiro
Posso escovar os dentes do meu cachorro com bicarbonato de sódio ? Porque ele tem um pouco de tártaro nos dentes de trás e já tem 14 anos
Anna
Não é recomendado nem para humanos e nem para cães. Pois vai desgastar os dentes e com o tempo ficarão amarelados e mais sensíveis... Recomendo que procure um veterinário e compre uma pasta de dente própria para cães, que podem custar 10/15 reais dependendo da marca, assim como também podem custar 100. Escolha a que for melhor para a sua situação. Algumas contém bicarbonato de sódio, mas misturado com os outros componentes ele acaba não sendo muito abrasivo. Espero ter ajudado e que dê tudo certo com você e com o seu cachorro😉❤️
A sua avaliação:
Maria de Lourdes
Muito esclarecedor este artigo sobre higiene bucal dos animais .
A sua avaliação:
Letícia
Pode passar água oxigenada nós dentes do cachorro ?
A sua avaliação:
Marcia conceicao
Posso passar violeta genciana nos dentes dos meus chitzum
Ellen
Não. A violeta genciana é tóxica se ingerida pelo seu animalzinho.
Marcelo
Posso aplicar com um spray um pouco de Listerine na boca da minha cachorra? Ela já é adulta.
Martin
Voce chegou a passar? Também cogitei nessa hipótese.
Marcelo
Martin, passo de vez em quando.
Maria Amelia Oliveira Rosa
A veterinária do meu que tem 15 anos, disse para passar Listerine sem ácool com um algodão na gengiva dele. Molha o algodão, mas não com excesso para ele não engolir.
rose
Boa noite posso passar na gengiva no meu cachorro periogard?
Grata aguardo retorno
Renata
Minha cachorra não deixa eu escovar os dentes dela ela morte e eles estar muito amarelo e com mau cheiro oque faço
Luísa Savala
Oi Renata! Você tentou as dicas do artigo?
Kauan
Meu cachorro tem um desses brinquedos de limpeza, mas ele acabou comendo uma boa parte dele, tem algum problema ou eles são feitos para poderem ser ingeridos?
Luísa Savala
Oi Kauan! Dependendo do material que era o brinquedo do seu cachorro, por exemplo plástico, tem problema sim.
Tai
Tenho o mesmo problema a mordida é muito forte destroem em minutos os brinquedos escovadores de dente estou optando por petiscos escovadores uma vez que elas nao deixam eu escovar sob nenhuma hipotese
Ana
Toda vrz que escovo os dentes do meu cão a gengiva sangra. O que poço fazer para não acontecer mais isso.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! Com o que você está limpando os dentes do cachorro?
A sua avaliação:
FLAVIA
Ótimas Dicas!
wanessa
meu cachorro tem uma tosse de vez enquando e faz vomito.e o ouro parece que esta tendo falta de ar mas logo passa.o que posso fazer?obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Wanessa! Os sinais clínicos que você descreve podem ter origem em diferentes doenças. Uma possibilidade é o colapso da traqueia mas podem ser diversas outras doenças como problemas respiratórios ou até mesmo cardíacos no caso da tosse. É muito importante que eles sejam visto por um veterinário que diagnostique corretamente o problema e inicie o tratamento adequado.
Lima
Boa tarde
O seu cachorro deve ter problemas de coração..vá a um veterinário para lhe receitar medicamento.
1 Comprimido por dia para a vida toda do cachorro
1 de 6
Diferentes formas de limpar os dentes de um cachorro