Jogos e diversão

Dicas para motivar o meu cachorro a brincar

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 20 novembro 2017
Dicas para motivar o meu cachorro a brincar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As brincadeiras e as interações sociais são fundamentais para o bem-estar e a felicidade do cachorro, por esse motivo, motivá-lo a brincar deve ser uma das suas principais prioridades no seu dia a dia. Além disso, é uma excelente forma de melhorar a vossa relação.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe oferecer um pequeno guia de conselhos e dicas para motivar o seu cachorro a brincar, ideias básicas para incentivá-lo a praticar exercício e a se divertir, seja em casa ou no parque. Continue lendo e descubra os nossos conselhos.

Também lhe pode interessar: Como brincar com gatos

Índice

  1. Fora de casa
  2. Em casa
  3. O meu cachorro continua sem estar motivado

1. Fora de casa

No geral, fora de casa o cachorro encontra-se num ambiente muito mais diverso e rico em cheiros, pessoas e estímulos. Na rua temos uma grande variedade de opções para motivar o seu cachorro a brincar e a fazer exercício com você.

  • Pode ir até ao parque e utilizar qualquer brinquedo para o motivar (bolas, ossos, mordedores,...) assim como objetos do próprio ambiente natural (paus e ramos). Por vezes alguns cães não parecem mostrar interesse pelos brinquedos convencionais, pode procurar um que faça barulho para conseguir chamar a sua atenção.
  • Se os brinquedos parecerem não motivar o suficiente o seu cachorro, pode ir até a um parque de cães para se distrair relacionando-se e perseguindo outros cachorros. Para isso, é essencial que o seu cachorro esteja bem socializado para que tenha um comportamento adequado com os outros cães.
  • Dar um passeio pela montanha ou praia é uma boa opção se se tratar de um exemplar adulto e saudável, pois desta forma desfrutará de novos lugares, correndo e conhecendo sítios novos é uma boa forma de motivar o cachorro a passar um bom momento.
  • Também podemos motivar os cachorros perseguindo-os em qualquer lugar, na realidade os cães gostam muito da companhia humana, especialmente de quem cuida deles e os protege. Por esse motivo brincar com ele diretamente é uma excelente opção.
Dicas para motivar o meu cachorro a brincar - 1. Fora de casa

2. Em casa

Embora o exterior nos proporcione mais opções, a verdade é que dentro de casa também podemos motivá-lo a brincar. Sem recorrer ao exercício intenso também podemos motivar o cachorro a brincar e a passar um bom momento:

  • Praticar obediência não só nos ajuda a ter um animal com um comportamento sereno e adequado, como também é uma ótima forma de o motivar e brincar com ele. Ensine-o a sentar ou procure outras ordens que ainda não tenha aprendido no site do PeritoAnimal. Pratique todos os dias durante 15 minutos e com prêmios. Lembre-se que deve utilizar sempre o reforço positivo.
  • Como deve saber, a comida é um forte estimulante para o cachorro, por esse motivo encontrará à venda uma grande variedade de brinquedos de inteligência como é o caso do Kong.
  • Uma versão econômica do ponto anterior consiste em esconder comida pela casa esperando que o cachorro a encontre. Se o seu cachorro não estiver conseguindo encontrar os prêmios, guie-o.
  • Dentro de casa também pode utilizar brinquedos simples como bolas e bonecos, se não parecer interessado inclua-se na atividade perseguindo-o com o brinquedo.
  • Pode motivá-lo a brincar fantasiando-o, ou pelo menos tentar fazê-lo. Os cães gostam de receber atenções, por esse motivo é provável que desfrute muito deixando-se mimar.
Dicas para motivar o meu cachorro a brincar - 2. Em casa

O meu cachorro continua sem estar motivado

Se acha que nenhum dos truques anteriores funcionou, então considere estes fatores:

  • Os cachorros podem não relacionar corretamente os brinquedos com a própria atividade de brincar, deve ser constante e esforçar-se para o motivar. Leve-o para junto de outros cachorros para aprender com eles a brincar e saber como se deve comportar.
  • Os cachorros idosos costumam dormir muito mais horas e mostrar uma atitude muito relaxada perante a brincadeira, é próprio da idade. Se o seu cachorro está entrando na fase idosa não se preocupe e continue tentando motivá-lo quando se encontrar acordado ou especialmente alegre.
  • Pode acontecer que o cachorro esteja sobre-estimulado de tanto jogo, permita-lhe brincar quando ele quiser, pode ser que a sua personalidade não seja especialmente brincalhona.
  • Os cães com grandes níveis de estresse podem mostrar estereotipias, assim como uma apatia generalizada na hora de se mexerem e interagir. Se adotou recentemente um cachorro deverá dar-lhe espaço para se adaptar e começar a recuperar da sua anterior situação. Pouco a pouco ele irá se abrindo.

Se não consegue em nenhum caso motivá-lo e o tempo está lhe demonstrando que não se recupera, talvez seja bom consultar um especialista etólogo.

Dicas para motivar o meu cachorro a brincar - O meu cachorro continua sem estar motivado

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para motivar o meu cachorro a brincar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Maria Clara
Nina, essa fofura da foto, nunca brincou. A única palavra que ela entende é "comida". Como eu faço ela brincar e ser mais ativa?
Tallita
Eii, a minha Mel também parece não gostar muito de brincar, ela curte mais petiscos. Eu estou pensando em comprar brinquedos interativos que tem como colocar petisco dentro para ver se ela brinca mais
A sua avaliação:
Nicole
Fiquei me sentindo mal achando não estar fazendo o suficiente até essa frase "Se adotou recentemente um cachorro deverá dar-lhe espaço para se adaptar e começar a recuperar da sua anterior situação. Pouco a pouco ele irá se abrindo." :`( é isso mesmo, adotei recentemente e ele não é muito de brincar porque parece estar entendendo ainda o que tá acontecendo..
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Isso mesmo, Nicole. Aguarde algumas semanas para ter um "diagnóstico" mais preciso. Mas acreditamos que logo logo ele estará mais ativo!
A sua avaliação:
alexandra
oie tenho uma filha de 4 patas que ten 2 anos e meio, ela sempre brinca sempre a estimulamos ela adora ,porém peganos uma irma que veio de maus tratos ,então nunca soube o que e brincar a que gosta de brincar pega os brinquedos e esfrega no rosto da que nao sabe brincar puxando para brincadeiras e ela acaba saindo sem pegar o briquedo , o que faço para que tenham mais sintonia para ensinar ela a brincar com os brinquedos obs . a nova integrante tem em media 5 anos
A sua avaliação:
Brendinha 😚
Dês de que minha cachorrinha era filhote, numca estimulei minha cachorrinha a brincar e nunca dei nem um brinquedo à ela, comecei a estimula-la já grande ( 1 ano) mais ela não sabe brincar, comecei a comprar brinquedos novos, aqueles também que tem como por comida dentro e ajuda bastante no estímulo do animal, mais de nada adiantou... 😔 o que eu faço?? Será que foi culpa minha não ter ensinado dês de pequena??
1 de 4
Dicas para motivar o meu cachorro a brincar