Cuidados básicos

Dar banho a um gato adulto pela primeira vez

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 10 agosto 2023
Dar banho a um gato adulto pela primeira vez
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos têm uma fama bem conhecida de serem animais extremamente higiênicos, e qualquer pessoa que tenha um felino em casa e já tenha o tenha observado poderá ter notado a grande quantidade de tempo por dia que perdem a se higienizar. Apesar disso, pode ser que em algum momento você mesmo tenha de dar banho ao seu gato adulto, e isto não é um trabalho fácil, nem para si nem para o felino em questão, que tentará com todas as forças que tem fugir de si.

Como no PeritoAnimal queremos que esta experiência não seja traumática para nenhum dois dois, vamos lhe dar estes conselhos para saber como dar banho a um gato adulto pela primeira vez. Eles vão ser-lhe bastante úteis e vão ajudá-lo a ultrapassar esta tarefa de uma forma mais simples e rápida.

Também lhe pode interessar: Dar banho a gatos faz mal?

Índice

  1. É preciso dar banho ao seu gato?
  2. Conselhos gerais para dar banho a um gato adulto
  3. No banheiro
  4. Um banho rápido
  5. Use um vaporizador
  6. E depois do banho?

É preciso dar banho ao seu gato?

Não é difícil perceber que a maioria dos gatos fogem assustados da água, embora existam algumas raças ou alguns gatos em particular que a acham divertida e inclusive agradável. De fato, muitos veterinário recomendam não dar banho aos gatos a menos que seja estritamente necessário, e sempre depois de pelo menos os três meses de idade e depois de terem sido administradas as vacinas de filhote, uma vez que o banho poderia deixá-los doentes com facilidade.

No entanto, pode ser que nunca tenha dado banho ao seu gato porque nunca precisou, mas que em adulto tenha ocorrido alguma situação em que precise de um bom banho, como nas seguintes situações:

  • Tem pulgas e precisa de lhe dar um banho com um shampoo especial para as combater.
  • Nas suas brincadeiras o pelo ficou com alguma substância que ele não consegue tirar lambendo, ou que poderia ser perigosa se o fizesse, como tinta, gordura, gasolina, etc.
  • O gato tem micose.
  • O seu pelo é longo e precisa de lhe dar banho para manter o pelo limpo e sem nós.
  • Sofreu de golpes de calor.
  • Tem alguma alergia ou infecção na pele.
  • Trata-se de um animal doente que deixou de se higienizar.
  • Pegou um gato de rua adulto e precisa de lhe dar um banho para o ter em casa.

Independentemente do motivo, dar banho ao seu gato pode ser traumático para ele e para si, se o fizer de forma incorreta, por isso vamos lhe mostrar vários métodos para tornar o processo mais agradável para os dois.

Dar banho a um gato adulto pela primeira vez - É preciso dar banho ao seu gato?

Conselhos gerais para dar banho a um gato adulto

Independentemente do método que escolher para dar banho ao seu gato adulto pela primeira vez, deverá seguir os seguintes conselhos para que a experiência do banho seja satisfatória:

  • Deve estar calmo na hora do banho. Qualquer sintoma de estresse ou preocupação em si, qualquer predisposição a que as coisas saiam mal, será fácil de detetar pelo felino e o deixará de prevenção.
  • Procure alguém da família que o ajude a dar banho ao seu gato, entre dois será mais simples.
  • Durante todo o processo deve ser carinhoso, falar com o seu felino com palavras doces e nunca forçar a situação.
  • Tenha à mão tudo o que vai precisar: duas toalhas (uma para secar e outra para o gato arranhar), o shampoo especial para gatos, um secador, recipientes e uma caixa de transporte para gatos.
  • Terá que contar com o tempo necessário para o banho, visto que pode chegar a levar uma hora, dependendo do quanto custar convencer o animal que tudo está bem.
  • Tente que todo o ambiente esteja tranquilo.
  • Acaricie o felino para poder relaxar.
  • Independentemente se o lavar em uma bacia ou balde, banheira ou lavatório, deve ter o tamanho suficiente para o gato, mas não encha o recipiente por completo de água, apenas o suficiente para chegar à barriga do animal
  • A água deve estar morna, mas próxima da temperatura ambiente que mais fria ou quente.
  • Ao terminar deve secar com uma toalha o animal e depois secar com um secador a uma temperatura baixa, afastando do corpo do gato para não queimar. Se tiver medo do secador, coloque o animal na caixa de transporte e deixe passar o ar do secador através da porta. Neste caso, deverá utilizar snacks para gatos para evitar que o felino relacione a caixa de transporte com algo negativo.
  • Se ocorrem gritos e arranhões por parte do animal, seja paciente e compreensivo. Opte por um banho rápido.
  • Nunca molhe os olhos, as orelhas, o nariz ou a cabeça, realize um banho do pescoço para baixo.
  • Adicione os seus brinquedos favoritos no momento de dar banho ao seu gato adulto, para se sentir seguro e o interpretar como uma atividade divertida e positiva.
  • Evite utilizar o jato de água direto da torneira, pois a força da água irá assustar o animal.

Quando tiver todas estas coisas em conta, pode tentar dar banho ao animal com alguns destes métodos.

Dar banho a um gato adulto pela primeira vez - Conselhos gerais para dar banho a um gato adulto

No banheiro

Seja na banheiro ou no lavatório, prepare primeiro todos os utensílios que vai precisar e tenha a água pronta para quando o animal chegar. Comece umedecendo as suas mãos e passando-as pelo pelo do gato pouco a pouco, sempre atento à sua reação. Lembre-se que se trata da primeira vez que dá banho ao seu gato adulto, pelo que pode que se altere e tente arranhá-lo. Depois siga os seguintes passos:

  1. Na borda da banheira ou lavatório, coloque uma toalha seca para o seu gato poder se enrolar nela e arranhá-la se for necessário.
  2. Sem deixar de o acariciar, a pessoa que o estiver ajudando pode distraí-lo com um brinquedo enquanto você o molha um pouco com água em um recipiente.
  3. Se o gato se alterar, seja firme mas delicado, sem o forçar. Realize uma massagem no pelo com o shampoo e depois enxague muito bem.

Quando tiver acabado de dar banho ao seu gato adulto, seque-o com uma toalha e secador tal como lhe explicamos no ponto anterior. Se for impossível usar o secador, retire o máximo de água possível com a toalha e deixe o animal acabar de se secar sozinho em um cômodo quente. Muito cuidado: isto apenas é viável em épocas de calor, nunca no inverno, devendo sempre se certificando de que no final do dia o gato não continua molhado.

Dar banho a um gato adulto pela primeira vez - No banheiro

Um banho rápido

Para gatos mais difíceis de lavar, é melhor aplicar métodos mais rápidos, por isso vamos lhe mostrar este. Para o levar a cabo, vai precisar de três bacias, uma com água com sabão e duas apenas com água. Nas três, lembre-se de encher apenas o suficiente para o gato e utilize água morna.

Quando tiver isso pronto, o que deverá fazer é meter rapidamente o gato na bacia com água com sabão, evitando a cabeça, e esfregar para que o shampoo faça efeito. Depois, passe para a bacia seguinte, onde deverá tirar todo o shampoo, e acabe de enxaguar no último recipiente.

Seque da mesma forma que lhe explicamos nos pontos anteriores para evitar que o gato fique úmido.

Dar banho a um gato adulto pela primeira vez - Um banho rápido

Use um vaporizador

Se nenhum dos métodos anteriores lhe servirem para dar banho ao seu gato adulto pela primeira vez com sucesso, então experimente as seguintes técnicas:

Use um vaporizador

Consiga um vaporizador que faça o menor barulho possível, pois este som costuma assustar os felinos. Depois encha o vaporizador com água com sabão, segure o gato pela gordura que tem em cima do pescoço, como as mães fazem, e pulverize o pelo pouco a pouco.

Massageie o pelo do gato para o shampoo fazer efeito e retire-o rapidamente em uma bacia com água morna.

Banho a seco

Existem produtos para limpar o pelo dos gatos que se aplicam a seco, certifique-se sobre quais são os mais adequados segundo o seu caso e as necessidades do pelo do seu amigo peludo.

Com estas recomendações estamos seguros que poderá dar banho ao seu gato adulto e conseguir que fique bem limpo. A primeira vez costuma ser mais complicada, mas o melhor é converter o banho em uma rotina, com passos definidos que o gato possa lembrar e reconhecer, para não ficar estressado por não saber o que está acontecendo.

Lembre-se também que em situações normais não costuma ser necessário dar banho ao seu gato a menos que o seu pelo seja comprido, pois o trabalho que fazem com a sua língua é suficiente. Consulte o seu veterinário sobre as necessidades do pelo do seu felino para que lhe recomende o melhor.

E depois do banho?

Uma vez que tenha conseguido dar banho ao seu gato adulto e secar o seu pelo, deverá escová-lo para retirar o pelo morto que possa ter ficado. Em função do tipo de pelo que o seu gato tiver, deverá optar por um tipo de escova ou outra, assim como seguir rotinas de escovação específicas.

Escovar o gato de forma frequente é fundamental para evitar que a nossa casa fique cheia de pelo, mas sobretudo para não fomentar a formação de bolas de pelo no seu estômago. Ao lamber-se, o felino ingere sem querer o pelo morto que não retiramos, gerando as temidas bolas e causando no animal vômitos e regurgitações para as tentar expulsar. Ofereça ao seu gato os melhores cuidados e terá ao seu lado um animal saudável e feliz.

Leia também o nosso artigo com outras dicas para evitar bolas de pelo em gatos.

Dar banho a um gato adulto pela primeira vez - E depois do banho?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dar banho a um gato adulto pela primeira vez, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Jonathan
Um gatinho "me adotou" ele veio da rua, não sei se foi abandonado ou não, estou cuidando como posso e apesar dele não ter nenhum odor, quero dar lhe un banho, pois, ele esta com uma grande perda de pelo e pouco sujo.
Ele nunca avançou ou coiss parecida parece apesar da suposta criação na rua , é um gato manço. Depois de 2 semanas vindo e indo, gosta de carinho e é um amor (gato amarelo haha)
Mas de todo,tenho medo, pois ele tem uma bolinha que parece machucar ao tocar,, ele apesar de carinhoso não gosta que peguem no colo
A sua avaliação:
Márcia Antonieta Barnabé Fabrim
Estou tentando dar banho na minha gata, porque ela está com 14 anos, com incontinência urinária e fecal e não consegue limpar o bumbum sozinha. Por enquanto estou dando banho de gato com uma toalhinha umedecida própria para gatos, mas não fica muito bom, gostaria de poder banha-la mesmo, por isso me interessei pelo artigo. Muito bom, vou tentar convencer a Bia que ela precisa de um banhinho! Obrigada!
A sua avaliação:
Kyara Marino
Sou a Kyara , gatinha preferida da mamãe,,brincadeira ,mamãe tbm ama a krystal e a mel . Estão sendo muito útil para a minha mamãe humana . Obrigado pelas dicas
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Linda demais a Kyara. Continuem nos acompanhando!
1 de 6
Dar banho a um gato adulto pela primeira vez