Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre o ornitorrinco

 
Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 27 outubro 2020
Curiosidades sobre o ornitorrinco

O ornitorrinco é um animal muito curioso. Desde o seu descobrimento tem sido muito difícil de o classificar, uma vez que possui características de animais muito diferentes. Tem pelo, um bico de pato, põe ovos e além disso dá de mamar às suas crias.

É uma espécie endêmica do este da Austrália e da ilha da Tasmânia. O seu nome deriva do grego ornithorhynkhos, que significa "semelhante a um pato".

Neste artigo do PeritoAnimal falamos deste animal tão estranho. Descobrirá como caça, como se reproduz e porque possui características tão dispares. Continue lendo e descubra curiosidades sobre o ornitorrinco.

Também lhe pode interessar: O veneno do ornitorrinco é mortal?

Índice

  1. O que é o ornitorrinco?
  2. São venenosos
  3. Eletrolocalização
  4. Põem ovos
  5. Dão de mamar às suas crias
  6. Locomoção
  7. Genética

O que é o ornitorrinco?

O ornitorrinco é um mamífero monotremado. Os monotremados são uma ordem de mamíferos com características próprias de répteis, como pôr ovos ou possuírem cloaca. A cloaca é um orifício que possuem na parte traseira do corpo e onde confluem o sistema urinário, digestivo e reprodutor.

Atualmente existem 5 espécies vivas de monotremados. O ornitorrinco e os monotrematas. Os monotrematas são semelhantes aos ouriços comuns mas partilham as curiosas características dos monotremados. Todos são animais solitários e escapadiços, que só se relacionam entre eles em épocas de acasalamento.

Curiosidades sobre o ornitorrinco - O que é o ornitorrinco?

São venenosos

O ornitorrinco é um dos poucos mamíferos do mundo que possuem veneno. Os machos têm um espigão nas suas patas traseiras que liberta o veneno. Segrega-se pelas glândulas crurais. As fêmeas também nascem com eles mas não se desenvolvem depois de nascer e desaparecem antes do estado adulto.

É um veneno com numerosas toxinas produzidas pelo sistema imunológico do animal. É letal para pequenos animais e muito doloroso para os humanos. Descrevem-se situações de tratadores que sofreram dores intensas durante vários dias.

Não existem um antídoto para este veneno, ao paciente apenas lhe administram paliativos para combater a dor da picada.

Curiosidades sobre o ornitorrinco - São venenosos

Eletrolocalização

O ornitorrinco utiliza um sistema de eletrolocalização para caçar as suas presas. Podem detectar os campos elétricos gerados pelas suas presas ao contraírem os músculos. Podem fazer isto graças às células eletrosensoriais que possuem na pele do focinho. Também têm distribuídas pelo focinho células mecanorreceptoras, células especializadas para o tato.

Estas células atuam em conjuntos para enviar ao cérebro a informação necessária para se orientarem sem a necessidade de utilizar o olfato ou a visão. O sistema é muito útil, uma vez que o ornitorrinco fechas seu olhos e apenas ouve debaixo de água. Ele mergulhas em águas pouco profundas e escava o fundo com a ajuda do seu focinho.

As presas ao se movimentarem entre a terra geram pequenos campos elétricos que são detectados pelo ornitorrinco. É capaz de distinguir os seres vivos entre a matéria inerte à sua volta, sendo esta outra das curiosidades sobre o ornitorrinco mais destacadas.

É um animal carnívoro, alimenta-se principalmente de vermes e insetos, pequenos crustáceos, larvas e outros anelídeos.

Curiosidades sobre o ornitorrinco - Eletrolocalização

Põem ovos

Como dissemos anteriormente, os ornitorrincos são monotremados. São mamíferos que põem ovos. As fêmeas atingem a maturidade sexual a partir do primeiro ano de vida e fazem uma postura por ano. Depois da cópula a fêmea refugia-se em tocas profundas construídas com diferentes níveis para manter a temperatura e a umidade. Este sistema também as protege de aumentos dos níveis de água e de predadores.

Fazem uma cama com folhas e depositam entre 1 a 3 ovos de 10-11 milímetros de diâmetro. são pequenos ovos mais arredondados que os das aves. Desenvolvem-se no interior do útero da mães durante 28 dias e passados 10-15 dias de incubação externa nascem as crias.

Quando os pequenos ornitorrincos nascem são muito vulneráveis. Não têm pelo e são cegos. Nascem com dentes, que perderão em pouco tempo, ficando apenas umas placas córneas.

Curiosidades sobre o ornitorrinco - Põem ovos

Dão de mamar às suas crias

O fato de amamentarem as suas crias é algo comum nos mamíferos. No entanto, os ornitorrincos carecem de mamilos. Então, como amamentam?

Outra das curiosidades sobre o ornitorrinco é que as fêmeas possuem glândulas mamárias que estão situadas no abdômen. Por não terem mamilos, segregam o leite através dos poros da pele. Nessa região do abdômen possuem uns sulcos onde se armazena este leite à medida que é expelido, de forma a que as crias lambam o leite da sua pele. O período de lactância das crias é de 3 meses.

Curiosidades sobre o ornitorrinco - Dão de mamar às suas crias

Locomoção

Como animal semi-aquático é um excelente nadador. Embora possua as suas 4 patas espalmadas apenas utiliza as dianteiras para nadar. As patas traseiras junta-as à cauda e utiliza-a como leme na água, tal com um peixe.

Em terra andam de forma semelhante a um réptil. Desta forma, e como curiosidade sobre o ornitorrinco, vemos que têm as patas situadas dos lados e não na parte inferior como acontece com outros mamíferos. O esqueleto do ornitorrinco é bastante primitivo, com extremidades curtas, parecidas às de uma lontra.

Curiosidades sobre o ornitorrinco - Locomoção

Genética

Ao estudar o mapa genético dos ornitorrincos os cientistas descobriram que a mistura de traços presentes no ornitorrinco também se reflete nos seus genes.

Possuem características apenas vistas em anfíbios, aves e peixes. Mas o mais curioso nos ornitorrincos é o seu sistema de cromossomos sexuais. Os mamíferos como nós possuem 2 cromossomos sexuais. No entanto, os ornitorrincos têm 10 cromossomos sexuais.

Os seus cromossomos sexuais são mais semelhantes aos das aves do que aos dos mamíferos. Carecem aliás da região SRY que é a que determina o sexo masculino. Até ao momento não se descobriu com exatidão como se determina o sexo nesta espécie.

Curiosidades sobre o ornitorrinco - Genética

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o ornitorrinco, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Curiosidades sobre o ornitorrinco