Dietas equilibradas

Cachorro pode comer ossos crus?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 março 2018
Cachorro pode comer ossos crus?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existe um mito que diz que alimentar um cachorro com ossos crus é contraproducente para a sua saúde. Isto está muito longe da realidade e é um mito do passado. Os ossos crus não são perigosos, além disso são completamente digeríveis.

É surpreendente, mas o número de cachorros que se asfixiam com os grãos da ração, as bolas de tênis, as pedras e os paus é maior que os que se asfixiam comendo ossos crus. Os ossos crus têm muitos benefícios e são parte fundamental de uma dieta balanceada. Além disso, são muito seguros, sempre que se sigam uma série de recomendações.

Se a asfixia, os ossos atolados, os dentes quebrados o preocupam, mas ouviu dizer que pode ser bom para a saúde do seu cachorro, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos explicar se cachorro pode comer ossos crus.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer amendoim?

Índice

  1. Ossos crus vs ossos cozidos
  2. Benefícios de comer ossos crus
  3. O que deve ter em conta antes de oferecer ossos crus?

Ossos crus vs ossos cozidos

Os ossos crus

Os ossos de carne crus são muito bons em muitos aspetos para a correta saúde do seu cachorro, além disso, serão mastigados, triturados e comidos, praticamente por completo pelos dentes, a mandíbula e o organismo do cachorro. Para finalizar, quando chega ao seu estômago, este fará o último trabalho.

O estômago canino é muito mais ácido que o humano e está feito para decompor os ossos e alimentos crus. Este tipo de osso é o melhor porque é mais suave e flexível. Os ossos crus raramente se lascam e são digeríveis na sua totalidade, inclusive as proteínas de colágeno que algumas pessoas dizem que podem ser indigestas.

Os problemas podem ocorrer com qualquer tipo de alimentos, ossos, ração, etc. Em relação aos ossos podemos dizer que são inofensivos, sempre e quando, o cachorro não desespere e os mastigue por completo, uma vez que poderia se asfixiar. Não deve dar ao cachorro ossos de formas pequenas como as asas e o pescoço de frango.

Os ossos cozidos

Por outro lado, os ossos cozidos são muito perigosos. Se estes forem afiados, podem se lascar e causar asfixia, assim como uma grande quantidade de dano interno ao corpo de um cachorro, uma vez que podem abrir buracos nos seus intestinos. Ao cozinhar os ossos crus mudamos a estrutura molecular e física do osso, tornando-o indigesto e facilmente lascável. Ou seja, sempre que der ossos ao seu cachorro, devem ser crus.

Cachorro pode comer ossos crus? - Ossos crus vs ossos cozidos

Benefícios de comer ossos crus

Agora que já sabe que os cachorros podem comer ossos crus, deve conhecer também que vantagens lhes oferece comer este tipo de alimento e porque deve oferecê-lo.

Os benefícios dos ossos crus para os cachorros estende-se até ao quadro de doenças graves como, por exemplo o câncer. Estudos afirmam que uma dieta crua, na qual se incluam os ossos de carne crus, têm o poder de impulsionar o sistema imunológico de um cachorro até ao ponto onde a doença tem menos oportunidades para recorrer.

Também ajuda nos casos de alergias e cáries. Adicionalmente, os ossos crus contêm uma boa quantidade de cálcio e fósforo que são fundamentais para o bom estado do esqueleto canino.

E falando de cáries e de saúde bucal, devemos destacar que os ossos de carne crus são excelentes escovas dentais. Raspam e tiram fora os restos dos alimentos, ajudando a prevenir as doenças das gengivas causadas pela acumulação da placa. A nível físico, roer um osso (atividade que os cachorros gostam), também é uma forma natural de exercitar as mandíbulas, ao mesmo tempo que proporciona a estimulação mental.

Cachorro pode comer ossos crus? - Benefícios de comer ossos crus

O que deve ter em conta antes de oferecer ossos crus?

Quer começar a incluir a ingestão de ossos crus na dieta do seu cachorro porque percebeu o quão bom pode ser para sua saúde? Para poder estar tranquilo ao fazê-lo, no PeritoAnimal vamos-lhe dar alguns conselhos que deve seguir:

  • Utilize ossos de carne crus congelados ou parcialmente congelados. O seu cachorro terá que trabalhar neles muito mais e diminuirá a velocidade e voracidade da sua ingestão. Isto será muito positivo também para o relaxar neste sentido. As peças maiores obrigam o cachorro a desacelerar e mastigar quantas vezes forem necessárias. O ideal será o osso passar por um período mínimo de 72 horas de congelação para diminuir o risco de presença de parasitas.
  • Não dê ao seu cachorro aqueles ossos grandes de herbívoros que suportam peso, como o fêmur de vaca e todos os ossos para sopa. Estes são extremamente duros e são especialistas em rachar e quebrar dentes.
  • Alimente o seu cachorro com ossos de carne que esteja em boa qualidade e que, estejam rodeados por carne em abundância. Evite os ossos esqueléticos ou aqueles que apenas tiverem carne como ossos de costeletas e asas de frango. Tenha em conta que demasiado osso e pouca carne pode causar prisão de ventre.
  • Dê ao seu cachorro as peças adequadas para o seu tamanho. Se for um cachorro de tamanho muito grande, dê-lhe os ossos de, praticamente, um frango inteiro.
  • Descarte por completo os ossos cortados que tenham as bordas pontiagudas. Tenha em conta que os tamanhos pequenos promovem a má mastigação e, por isso fará com que o cachorro os engula rapidamente e mal.
  • Se ainda assim, tiver medo do seu cachorro comer ossos, não há nada melhor do que vigiá-lo enquanto ele come o seu osso delicioso. Não o interrompa, fale ou dê indicações enquanto ele o estiver comendo.
Cachorro pode comer ossos crus? - O que deve ter em conta antes de oferecer ossos crus?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer ossos crus?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Juliana
Eu dou osso cozido para meu cachorro, osso bovino, aqui no sul chamamos de puchero, caso são ossos das patas dianteira do boi, o ideal seria dar cru? E quanto aos pés galinha, posso dar celeu tb?
A sua avaliação:
Ana
Eu não recomendo que seja oferecido nenhum tipo de osso para o cachorro porque o cachorro pode acabar engasgando e alguns tem até que fazer lavagem de estomago e outros acabam morrendo ( já li vários casos).
Seja qualquer tipo de osso cru ou cozido nunca ofereça.
A sua avaliação:
Md
Oi eu queria saber quanto tempo mais o menos as carnes tem que ficar no congelador tipo a galinha a carne bovina e suína para que possa dar sem causa mau algum nó cachorro
A sua avaliação:
Abacu
Filhote de 2 meses pode comer osso de galinha cozido?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Os ossos de galinha são muito perigosos, ainda mais se forem cozidos.
A sua avaliação:
Emerson
Tenho um pitbull e um açogueiro me deu um osso para dar pra ele, é um osso de vaca (femur),gostaria de saber se posso dar a ele cru, porque nunca dei ele tem dois anos e meio, obrigado tenho receio que possa fazer mal.
Maria Zelia Fernandes
Li o vosso artigo e fiquei bastante impressionada com o que li pela positiva. è que eu tenho um Labrador e como voçês sabem ele adora roer e já lhe tenho dado ossos de vaca ( femur ) cozido, e ele adora , mas pelo que li está errado. Que tipo de ossos me aconselham a dar ao meu Labrador? ele tem 2 anitos e meio, faz 3 anos em outubro. Obrigada
William
Maria, pelo visto deixaram voce no vácuo haha, mas vamos lá , Como seu cachorro ja está acostumado com osso pode ser qualquer osso ( de preferencia um que ficou congelado pelo menos 10 dias ( nao achei uma fonte "oficial" mas buscando voce encontra informações sobre o congelamento) in natura, sempre bom deixar descongelar pelo menos umas 12horas na geladeira eu gosto de dar umas coxas de frango desossadas vez outra dou com com a carne mesmo pro meu depois da raçào, ele adora.
Ana
Você pode optar por oferecer um osso de nylon ou um osso extra forte que vai durar vários meses.
Eu não recomendo que seja oferecido nenhum osso de animal ou osso nó para nenhum cachorro.
1 de 4
Cachorro pode comer ossos crus?