Doenças virais

A parvovirose canina - Sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 11 março 2021
A parvovirose canina - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O parvovírus canino ou parvovirose é uma doença viral que afeta principalmente os filhotes, embora possa afetar qualquer tipo de cachorros mesmo estando vacinados. São muitos os cachorros que já foram vítimas desta doença altamente contagiosa e letal.

Muitas vezes, e por desconhecimento, alguns tutores confundem os sintomas do parvo, o que resulta num diagnóstico errado. Por esse motivo, se você convive com um cachorro, recomendamos-lhe que continue lendo este artigo do PeritoAnimal para se informar sobre a parvovirose canina, os seus sintomas e respectivo tratamento.

Índice

  1. O que é a parvovirose canina
  2. Sintomas da parvovirose
  3. Transmissão da parvovirose
  4. Prevenção da parvovirose
  5. Tratamento da parvovirose canina
  6. Dieta para o cachorro infectado com a parvovirose

O que é a parvovirose canina

O parvovírus canino foi identificado em 1978. Desde então, a cepa inicial tem sido variada geneticamente o que causa manifestações do vírus diferentes que dificultam a sua detecção.

É uma doença que afeta principalmente os intestinos de todo o tipo de membros da família Canidae como cachorros, lobos, coiotes, etc. Resistente tanto a fatores físicos como químicos, tem uma sobrevivência muito elevada no meio ambiente. Tem preferência para se instalar em células de reprodução rápida como podem ser as intestinais, tecidos do sistema imunológico ou tecidos fetais. Nos casos mais graves, a parvovirose canina pode chegar a atacar o músculo cardíaco, o que causa uma morte súbita.

A parvovirose canina - Sintomas e tratamento - O que é a parvovirose canina

Sintomas da parvovirose

O parvovírus tem preferência pela mutação genética mas, ainda assim, a detecção deste vírus é possível através dos sintomas. Os primeiros sintomas da parvovirose, são:

  • Diminuição do apetite
  • Costumam aparecer vômitos muito graves
  • O cachorro parece adormecido, inativo ou muito cansado
  • Pode sofrer de diarreia abundante e com sangue
  • Febre
  • Desidratação rápida
  • Fraqueza
  • Pode entrar em choque devido à perda de fluídos
  • O coração pode ficar afetado

Perante qualquer um ou vários destes sintomas, recomendamos que vá o quanto antes ao seu veterinário de confiança para que examine o seu pet.

A parvovirose canina - Sintomas e tratamento - Sintomas da parvovirose

Transmissão da parvovirose

É muito comum que a parvovirose canina ataque filhotes com menos de 6 meses ou adultos que não foram vacinados ou desparasitados. Por isso, salientamos a importância da visita regular ao veterinário.

Embora existam raças mais vulneráveis a este tipo de vírus, como o Pastor Alemão, o Doberman, o Pitbull ou o Rottweiler, também existem fatores que podem fazer com que o seu cachorro fique mais vulnerável a contrair o vírus como o estresse, os parasitas intestinais ou a acumulação de cachorros em um mesmo local.

O vírus evolui a uma velocidade vertiginosa, e normalmente é transmitida oralmente quando o cachorro entra em contato com a comida infectada, leite materno, fezes ou objetos infetados como por exemplo os sapatos. Alguns insetos ou roedores podem ser hóspedes do vírus do parvo.

Os cachorros que já estão infectados irão disseminar o vírus por três semanas, mesmo antes de apresentarem quaisquer sintomas clínicos da doença, e uma vez recuperados, continuarão a transmitir o vírus por algum tempo.

Parvovirose canina em humanos

Muitos leitores nos perguntam se a parvovirose pega em humanos e a resposta é não, o cachorro não transmite a parvovirose canina para humanos.

A parvovirose canina - Sintomas e tratamento - Transmissão da parvovirose

Prevenção da parvovirose

Se você suspeita que perto de onde você mora existam cachorros infectados pelo parvovírus e teme pela segurança do seu cachorro, recomendamos que siga alguns conselhos para prevení-lo:

  • Siga à risca a vacinação aconselhada pelo veterinário.
  • Desparasite o seu pet com a regularidade definida.
  • Higienize fisicamente o cachorro.
  • Higienize todo o ambiente da casa regularmente com água sanitária.
  • Mantenha a comida em um local livre de roedores.
  • Limpe os utensílios do cachorro com regularidade, como os brinquedos, recipientes da comida e água,...
  • Se o seu cachorro ainda não foi vacinado, não o deixe sair à rua ou estar em contato com outros cachorros enquanto isso não for feito.
  • Evite o contato com fezes.
A parvovirose canina - Sintomas e tratamento - Prevenção da parvovirose

Tratamento da parvovirose canina

Se efetivamente o seu cachorro tiver sido infectado pelo vírus, leve-o o quanto antes ao veterinário para que ele analise a situação e diagnostique a doença. O tratamento da parvovirose canina começará o quanto antes e os seus principais objetivos são combater os sintomas como a desidratação, o desequilíbrio eletrolítico, o controle de vômitos e diarreias, etc.

Não existe nenhum tratamento 100% eficaz para combater a parvovirose, os veterinários seguem uma série de tratamentos que em alguns casos dão bons resultados. A seguir apresentamos alguns desses passos:

  • Reidratação do cachorro com a administração dosificada do soro. É comum a utilização de Ringer-Lactato para estes casos. Combina-se com coloides e aplica-se por via intravenosa.
  • Para problemas cardíacos ou renais, as doses de soro deverão ser administradas com muito cuidado pois nem sempre se toleram adequadamente.
  • Transfusões de sangue para compensar a perda de sangue na diarreia.
  • Uma vez estabilizado, o cachorro continua com uma manutenção de fluídos, composto por açúcares, basicamente junto com cloreto de potássio.
  • Em certos casos também pode ser necessária a administração de potássio para a sua recuperação.
  • Uso de antibióticos e antieméticos.
  • Uso de Tamiflu: Cada vez está mais difundido o uso deste medicamento devido ao sucesso em alguns casos. Deve-se sempre complementar com os tratamentos anteriores, seguindo sempre as indicações do veterinário.

No caso de não querer que o seu cachorro permaneça internado, o seu veterinário poderá explicar-lhe as doses adequadas e você pode fazê-lo com as bolsas de soro. Lembre-se que o seu cachorro não pode estar em contato com outros cachorros uma vez que poderia infectá-los. Você deve consultar o seu veterinário para realizar o controle do avanço e o desenvolvimento da doença no paciente.

Para uma correta eliminação do rastro do vírus no ambiente, deverá utilizar água sanitária e uma mistura de amoníaco e cloro. Recomendamos que se livre de todos os utensílios incluindo a cama, recipientes de comida e brinquedos, deve substitui-los por outros novos e higienizar todo o ambiente incluindo a casa e terraço ou varanda. Esse é um dos tratamentos para parvovírus canina que devem ser seguidos sem dúvida.

Se deseja adotar um novo membro canino, espere pelo menos 6 meses até o levar para sua casa. O vírus do parvo é muito resistente e pode perdurar muito tempo no ambiente, inclusive depois de ter higienizado a zona em questão. Durante este tempo de espera, informe-se de produtos que eliminam o rastro em lojas de animais ou na clínica veterinária. É muito importante se aconselhar junto de um profissional antes de incluir outro cachorro na sua vida, lembre-se que é a sua saúde que está em jogo.

A parvovirose canina - Sintomas e tratamento - Tratamento da parvovirose canina

Dieta para o cachorro infectado com a parvovirose

Se tiverem diagnosticado seu companheiro peludo com a parvovirose canina, é importante que você saiba que tipo de alimento é o mais apropriado para que a sua recuperação seja mais rápida e cômoda, por isso deixamos aqui alguns conselhos que certamente funcionam como uma forma de tratamento para a parvovirose canina:

  • Hidratação: Uma parte fundamental do tratamento do parvovírus é a administração do soro para minimizar os efeitos da diarreia e os vômitos. Beber muita água ajudará neste processo de hidratação. As bebidas isotônicas também são uma boa opção uma vez que proporcionam os sais minerais perdidos. Mude a água do seu cachorro pelo menos duas vezes por dia, limpando e proporcionando nova.
  • Evitar alimento: Pelo menos nas primeiras 24 - 48 horas que é quando o vírus é especialmente viral. No máximo pode dar-lhe caldo de frango caseiro totalmente coado e sem sal nem condimentos.
  • Dieta macia: A partir das 48 horas considera-se que o cachorro já passou a parte mais grave da doença, a partir daí já poderá começar a consumir dieta macia. Recomendamos que inclua: água de arroz, caldo de frango caseiro, arroz branco, alimento enlatado macio. Lembre-se que não deverá condimentar nada nem adicionar sal.

Uma vez que o cachorro tenha recuperado a saúde e sempre que o seu veterinário indicar, poderá voltar a administrar-lhe a ração habitual.

Agora que você já sabe tudo sobre a parvovirose canina, seus sintomas e tratamento, não perca o vídeo a seguir em que te contamos como cuidar de um cachorro para que ele viva mais:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A parvovirose canina - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.

Bibliografia
  • AXÓN VETERINARIA. Parvovirus Canino. Disponível em: <http://axonveterinaria.net/web_axoncomunicacion/auxiliarveterinario/13/13-Parvovirus.pdf.>. Acesso em 11 de março de 2021.
  • Ziegler, J. (2018). El libro negro de los veterinarios. La medicina que enferma a los animales. Editorial: Macro.
  • García, I. (2007). Manejo clínico de la parvovirosis canina en urgencias. Revista Complutense de Ciencias Veterinarias, 1 (2).
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
40 comentários
A sua avaliação:
Cassia Machado de Oliveira
Meu cachorrinho esta com todos os sintomas só um que não, ele está bem triste e não está comendo e nem bebendo água. A raça dele é místico rotwaller e Pitbull e começou a apresentar os sintomas essa manhã,
A sua avaliação:
Sirlei
Minha cachorrinha está sem alimentar e tendo febre n tenho condições de paga veterinário alguém pode me ajuda
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Sirlei. Tudo bem? Temos este artigo sobre febre em cachorros: https://www.peritoanimal.com.br/febre-no-cachorro-sintomas-e-tratamento-7642.html.
Também temos este outro sobre o que fazer quando um cachorro não quer comer: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-quer-comer-o-que-fazer-22871.html.
De qualquer forma, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Wendell Santos
Meu cachorro tem 2 Meses, e a dois dias começou a ficar triste e deprimido, a partir dai ele parou de se alimentar, fomos em um veterinário e ele passou alguns remédios e soro, e no mesmo dia ele vomitou um pouco de sangue, nós já demos algumas doses de remédio para ele, porém, ele continua a vomitar uma baba branca,mesmo depois de beber apenas água, o que eu faço?
A sua avaliação:
Alexandra
Meu cachorrinho é um Pinter, faz dois dias que está triste e fez cocô bem preto avermelhado com um cheiro forte e só vomita,estou dando soro pra ele e dei gema de ovo
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Alexandra! Recomendamos que você leve o seu cachorro no veterinário o mais rápido possível. Apenas ele pode fazer os exames indicados e passar um tratamento específico.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Karen
Meu labrador está a dois dias com parvovirose não come nada bebê pouca água estou dando antibiótico e vitaminas, não sei mais o que fazer 😭😭
A sua avaliação:
Mike
Ontem foi meu aniversário eu estava muito feliz mais meu cachorrinho pegou isso eles um dias atrás fazia necessidade cor ver aí ontem ele começou a fazer necessidade e só saía sangue eu fiquei preocupado e lei para o veterinário lá eles aplicarão 2 ingersao e ele morreu quando eu cheguei em casa foi o pior dia da minha vida e erra meu aniversário!
A sua avaliação:
Alan Pedro
Oi, tudo bem? Primeiramente obrigado pelas informações, é bem esclarecedora. Adquirimos uma American Bully e infelizmente depois de alguns dias ela apresentou vômito e diarréia. Imediatamente por ser tratar de um filhote, levamos ela a uma veterinária. Ela desconfiou de ser uma Parvovirose ou Cinomose... após conversar com o dono da mãe, ele nos informou que se trata de Parvovirose mesmo. A veterinária recomendou internação ou fazer o tratamento em casa. Optamos pela segunda opção. Ela fez aplicação de antibióticos, receitou outras medicações e A/D. O que reparamos uma grande melhora foi dar água de coco. Vocês já ouviram falar em dar água de coco para o seu pet? Ela aceita bem. O A/D é algo que ela come super bem. A diarréia cessou assim como os vômitos. O que recomendo é ir a um veterinário o mais rápido possível já nos primeiros sintomas. Só a minha dúvida é a água de coco. Abraços.
Sidi
Minha Rottweiler de 2 meses hoje tava deprimida e não tava prestando atenção nela mas a noite ela vomitou pela casa , começou uma febre e então ela começou a ter diarréia com sangue tô muito preocupado com ela são mais de meia noite não tem veterinário 24 hRS na minha cidade vou ter que esperar para leva-lá pela manhã
Por esses sintomas pode ser parvovirose?
Luísa Savala
Oi Sidi! Você pode ver mais informações sobre as causas de sangue nas fezes de cachorro e vômito, no nosso artigo:https://www.peritoanimal.com.br/sangue-nas-fezes-do-cao-o-que-pode-ser-20913.html
De qualquer forma, é muito importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ana Rute Azevedo Mello
Bom dia
Minha cadela está com 4 meses e estamos hoje no Sétimo dia de tratamento para a parvo; ela já está bebendo água e comendo.
Tenho um filhote de York Shire da mesma idade que não foi afetado,com quanto tempo posso deixar os dois terem contato novamente?
Luísa Savala
Oi Ana! Essa doença é extremamente transmissível, por essa razão, o mais indicado é deixá-los separados e estar muito atenta aos cuidados com o filhote de Yorkshire para evitar que ele se contagie com a doença.
De qualquer maneira, indicamos que você busque um médico veterinário de confiança pois ele saberá com mais precisão qual a situação do seu cachorro e os riscos para o filhote.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Pamela Gisele da Silva Menezes
O que você deu pra o seu cachorro ?
andreza
vc tratou com oq?
A sua avaliação:
W. Jorge
O casal de SharPei q tenho esta com as fezes liquidas amarelo acastanhdos, estão com muita diarreia , já dei remedio para estomago a eles. oq seria isso?
Luísa Savala
Oi W. Jorge! Não recomendamos que você medique seu cachorro sem orientação veterinário. O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre as causas das fezes amarelas em cães: https://www.peritoanimal.com.br/causas-das-fezes-amarelas-em-caes-21369.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sofia
Oi, a minha cachorra (pastor alemão) teve um filhote ano passado, e ele morreu disso. Faz uma semana q ela teve 6 filhotes, agora esse ano. Morreu um, eu ele ficou com as patinhas duras e só mexia a cabeça 😭 nós tentamos de tudo, mas ele morreu. Onde eu moro é muito precário em relação a veterinário, eles não tem material pra internar, não se importam, horrível. Os outros filhotes estão indo, mas eu estou com muito medo do vírus ainda estar aq, um deles vomitou, e outro fez diarreia verde. Não sei se é normal. To com muito medo, não aguento mais chorar por meus cachorros...
luanna
Minhas cachorras estão com parvovirose,estou cuidando com baytril,dipirona e soro,alguém pode me dizer se tem mais algo que eu possa fazer.
Luísa Savala
Oi Luanna! como mencionado no artigo, alguns conselhos para ajudar na recuperação do seu peludo são:
- Hidratação: Uma parte fundamental do tratamento do parvovírus é a administração do soro para minimizar os efeitos da diarreia e os vômitos. Beber muita água ajudará neste processo de hidratação. As bebidas isotônicas também são uma boa opção uma vez que proporcionam os sais minerais perdidos. Mude a água do seu cachorro pelo menos duas vezes por dia, limpando e proporcionando nova.
- Evitar alimento: Pelo menos nas primeiras 24 - 48 horas que é quando o vírus é especialmente viral. No máximo pode dar-lhe caldo de frango caseiro totalmente coado e sem sal nem condimentos.
- Dieta macia: A partir das 48 horas considera-se que o cachorro já passou a parte mais grave da doença, a partir daí já poderá começar a consumir dieta macia. Recomendamos que inclua: água de arroz, caldo de frango caseiro, arroz branco, alimento enlatado macio. Lembre-se que não deverá condimentar nada nem adicionar sal.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Vagner Eustáquio
Ganhei um cachorrinho de cerca de 5 meses muito brincalhão e esperto a uns 3 dias e do nada ele ficou amuado não come e nem bebe água e abarriga dele está roncando alto estamos dando soro para ele oque poderia ser que ele tem quem me deu ainda não tinha dado nenhuma vacina para ele agora doente não posso vacina lo e agora oque fazer ele só fica assim como na foto.
Luísa Savala
Oi Vagner! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o mais rápidos possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Cleiton Dos santos Lima
Meu cachorro esta defecando segue
Já tem 4 dias ! Mais bem pouco e somente no final do Coco!!
Mais está se alimentando bem e bebendo muita água!!!
Luísa Savala
Oi Cleiton! Nosso artigo sobre sangue nas fezes do cão, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/sangue-nas-fezes-do-cao-o-que-pode-ser-20913.html
No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Diogo
Meu cãozinho de 9 meses foi diagnosticado com a parvo,desde sábado que ele está no veterinário,só em dois dias já foram mais de 500 pilas,não tenho condições de manter lo la.ele ainda não comeu mas é infelizmente amanhã estando melhor ou não vou ter que trazê-lo pra casa
nayara
o meu cachorro tbm esta com a mesma doença porém nao tive condições de deixar ele internado porque aqui na minha cidade é muito caro tbm só em um dia gastei 510,00
ai a medica passou uns remedios foram 248,00 ai ele ta tomando e estou alicando um soro todo dia nele ele esta bem melhor.
Dayvisson
O meu cachorro foi diagnosticado com Parvo ontem e já se foram 520 conto, ele teve uma melhora, mas ainda não está se alimentando nem bebendo água
SUELLEN
O MEU CACHORRO AMANHECEU MUITO CAIDO ESTOU CM MEDO QUE SEJA VIROSE POS J PERDI UM ASSIM TEM 1 ANO MAIS ESS D TOMOU A VACINA AINDA TENHO O REMEDIO SERA Q POSSO DAR PR ELE MAIS T COMENDO E BEBENDO AGUA.
vania
meu cachorro tem 6 meses n tomou vacina e esta c sintomas de porvo levei na veterinaria e ela administrou algumas medicaçoes e esta voltando a coloracao da gengiva dele mas ele ainda esta salivando oq faço?????
Luísa Savala
Oi Vania! O melhor que você pode fazer é voltar ao médico veterinário para que ele te aconselhe com precisão o que você deve fazer.
Rodolfo Bergner
Realmente esta é uma doença desastrosa, meu cão de 6 meses apanhou isto e tive que interná-lo, já está lá na Clinica do Restelo á 3 dias e já tive que adiantar 350,00 Euros. Não há melhoria significativa, só comida forçada e não pode ter alta. Foi um cão que me ofereceram muito pequeno , mas agora vai-me levar à falência.
Gilmario
Já faz 7 dias que levei meu cão no veterinário ele esta internado com parvo já votou a comer pouquinho mais a diarreia com sangue continua e é muito caro manter meu cão internado não sei mais o que faço
Rodrigo
O meu eu dei tamiflu colega e ele melhorou bastante o meu foi internado e com 2 dias veio embora
Antonio benedito
Graça e paz , qual a média de tempo, após o inicio do tratamento p/
o animal ficar totalmente recuperado .
1 de 6
A parvovirose canina - Sintomas e tratamento