Outros problemas de saúde

Eutanásia em gatos

Eutanásia em gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Decidir colocar fim à vida de um animal envolve muita responsabilidade e um planejamento prévio adequado. Não é o mesmo sacrificar um gato idoso que outro gato doente, uma vez que não podemos saber com exatidão o estado do animal.

O preço, a possibilidade de o fazer em casa ou saber se o nosso amigo sofre dor são algumas das preguntas mais frequentes que vamos responder neste artigo.

Descubra com a ajuda do PeritoAnimal alguns conselhos a ter em conta sobre a eutanásia em gatos, um momento muito complicado para qualquer tutor que ama seu companheiro felino.

Também lhe pode interessar: A eutanásia em cães

Índice

  1. Quando e por que praticar a eutanásia em gatos?
  2. A injeção da eutanásia é dolorosa para o gato?
  3. Quanto custa uma eutanásia para gatos?
  4. Como lidar com a eutanásia no gato

Quando e por que praticar a eutanásia em gatos?

Muitos tutores se questionam sobre como identificar se um gato está em fase terminal. Em geral, a eutanásia em gatos é recomendada pelo veterinário quando o estado do bichano é grave e irreversível, acompanhado por dor e desconforto. As doenças em gatos podem variar muito, e cada caso é único e diferente.

Mas como saber se o gato está em fase terminal? Essa é uma avaliação que cabe ao veterinário, baseada em diagnósticos, exames e observação do animal.

Como tutores, também podemos nos questionar quando convivemos com um gato doente, como no caso de câncer, e desejamos proporcionar a ele um merecido descanso após uma longa luta com tratamentos e complicações. Não se culpe por pensar nisso, mas é importante ter clareza de que o seu gato não tem mais opções e que essa pode ser a melhor solução para ele.

Antes de tomar uma decisão tão importante, reflita bem. É essencial contar com a ajuda e o conselho de profissionais e familiares para garantir que essa seja a solução mais adequada para o seu gato.

Eutanásia em gatos - Quando e por que praticar a eutanásia em gatos?

A injeção da eutanásia é dolorosa para o gato?

A palavra "eutanásia" tem origem no grego antigo, derivando de duas palavras: "eu" (bom) e "thanatos" (morte). Assim, a palavra "euthanasia" pode ser traduzida como "boa morte" ou "morte tranquila", remetendo à prática de proporcionar uma morte sem sofrimento ou aliviar o sofrimento do animal.

É por isso que, geralmente, a injeção da eutanásia é administrada de forma cuidadosa e rápida, e é projetada para ser indolor para o animal. Recomenda-se realizar este procedimento com um profissional por este motivo. A substância utilizada na injeção para sacrificar o gato costuma ser uma combinação de anestésico e barbitúrico, que induz a sedação profunda e uma parada cardíaca rápida e tranquila.

No entanto, é importante lembrar que cada situação é única, e é fundamental discutir quaisquer preocupações específicas sobre a eutanásia com o veterinário responsável pelo cuidado do gato.

Eutanásia em gatos - A injeção da eutanásia é dolorosa para o gato?

Quanto custa uma eutanásia para gatos?

É normal preocupar-se com o preço da eutanásia para o gato. Mas vale destacar que o custo da eutanásia pode variar dependendo da região do país, da clínica veterinária e dos serviços adicionais oferecidos. O valor que o profissional te falar normalmente envolve a consulta veterinária, a sedação do gato, a administração de medicamentos para induzir a morte suave e os cuidados posteriores, como a cremação ou o enterro adequado.

Assim, ao entrar em contato com a clínica veterinária, obtenha informações precisas sobre os custos para garantir que o procedimento seja realizado de forma ética e profissional, respeitando o bem-estar do bichano em todas as etapas.

Como lidar com a eutanásia no gato

Lidar com a eutanásia em um gato pode ser um processo emocionalmente desafiador. No entanto, existem etapas que podem te ajudar neste momento dão difícil. Confira as seguintes dicas:

  • Busque apoio emocional: após a análise e diagnóstico do gatinho, se a decisão do veterinário for pela eutanásia, você precisa buscar apoio emocional para lidar com este processo tão complicado. Converse com familiares, amigos ou grupos de apoio que compartilhem experiências semelhantes. Ter suporte emocional neste momento é fundamental para lidar com a perda e a culpa. Neste artigo falamos sobre como explicar a morte de um animal de estimação para uma criança.
  • Tire suas dúvidas: faça todas as perguntas que tiver ao veterinário. Entenda como será a eutanásia no gato, se vai ser indolor, enfim, tire as dúvidas relativas ao processo. Saber do passo a passo vai te ajudar a reduzir a ansiedade.
  • O que fazer com o gatinho: O veterinário vai te explicar as opções que você tem para se despedir do gato. Você pode enterrá-lo ou cremar o pet para conservar as suas cinzas em uma urna que o lembre dele, por exemplo. Essa opção deve ser avaliada por você.
  • Crie um ambiente tranquilo: quando chegar o momento da eutanásia, fique conversando com o felino com uma voz leve, tranquila, transmitindo carinho. Garanta que ele se sinta confortável e cheio de amor em seus últimos momentos.
  • Respeite o seu luto: viva o seu próprio luto e permita-se sentirse triste. Sabemos que perder um animal de estimação que é um membro da família é uma experiência muito dura e, por esse motivo se tem sentimentos contraditórios na etapa final não duvide em visitar os nossos artigo em que lhe explicamos como superar a morte do nosso animal de estimação e o que fazer se o seu pet morreu, guias com conselhos para este momento tão complicado.

Agora que você sabe mais sobre a eutanásia em gatos, não perca nosso artigo sobre a eutanásia em cães.

Eutanásia em gatos - Como lidar com a eutanásia no gato

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Eutanásia em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Conselhos
  • Em momento algum recomendamos que tente praticar a eutanásia em casa ou de uma forma caseira.
  • O procedimento da eutanásia deve ser levado a cabo por um profissional capacitado para tal, ou seja, por um veterinário.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
38 comentários
A sua avaliação:
Tainara
Tenho uma dúvida, eu não queria estar pesando nisso
tenho um gatinho chamado Sabbath ele foi adotado por mim doente já, mas a antiga tutora disse que ele estava melhorando, ele tinha um probleminha na perna mas isso era o charme dele andava meio torto, Aconteceu de ele tomar um picada de algum inseto desconhecido levamos no vet gastamos uma fortuna para no final a pata ficar pendurada e tivemos que amputar e agora ele está no processo de cicatrização pela 2° vez, a primeira ele conseguiu estourar todos os pontos e agora falta só um para cicatrizar e mesmo assim ele consegue se machucar todo e mia muito da pra perceber seu sofrimento, estamos nisso faz 2 meses e ele continua sofrendo
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Tainara. Tudo bem? Em situações assim, há alguns gatinhos que conseguem se adaptar à nova realidade em poucos meses e, outros, em mais tempo. Com paciência, acreditamos que ele já já vai se recuperar.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
ADELINA RODRIGUES
Hoje foi mais um dia triste, a saudade é muita e ainda sinto culpa por não ter tomado essa decisão antes.
Ontem levei minha véia para Eutanásia, ela viveu 14 anos junto com minha família, minha companheira, com um temperamento forte.
Há mais ou menos 6 meses descobrimos um câncer nas mamas dela, operamos e retiramos todas as glândulas daquele lado, os pontos de cima secaram bem, mas passado um mês da operação notei um caroço em um dos pontos de baixo, levei novamente à veterinária, ela examinou e constatou que devido a idade avançada dela, com a operação sua imunidade baixou de forma que apareceu um câncer de pele e um câncer agarrado aos orgãos internos, daí para frente seria só dar qualidade de vida e medicações para dor.
Ela nunca se queixou de dor, os tumores romperam e ela seguia forte, mas sei que sentia muita dor. Ontem decidi por fim ao sofrimento dela e deixa-la descansar, as vezes tenho quase certeza de que ela continua por perto.
A sua avaliação:
Michelle
Fevereiro de 2005 conheci a minha alma gêmea, recém nascida ela estava em um bueiro com seus irmãos natimortos e sua mãe que também estava morta, ouvi os miados e vi que havia duas guerreiras, botei elas na bicicleta e trouxe para casa, cuidem com leite na seringa, a irmã dela por ser mais frágil não resistiu e partiu uma semana depois já minha princesa está aqui do meu lado deitada tentando resistir a mais uma batalha de vida, com seus 16 anos foi descoberto a felv, segundo o veterinário a doença só veio a aparecer devido a imunidade que baixou por causa da idade avançada, ela não come, não levanta, muitas vezes faz xixi na minha cama, estou tentando alimenta-la com papinha na seringa, ela faz uso de leucogem, faço injeções de um soro com lactato. Estou sofrendo e sei que ela muito mais, ontem eu disse a ela que se ela quisesse partir eu ficaria bem, mas sei que a saudade vai ser diária. Essa é a linda 16 anos 😔
A sua avaliação:
Milena
Encontrei um gato na rua machucado, levei em uma clínica e assinei um termo de responsabilidade. Infelizmente, não tenho condições de cuidar dele e arcar com as despesas, porque ele também precisaria ficar internado. O que posso fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Milena. Tudo bem? Você pode levá-lo a um abrigo de animais e procurar um lar temporário para ele, entre outras sugestões. Temos dois textos que podem te ajudar:
Neste falamos sobre como ajudar ONGs de animais: https://www.peritoanimal.com.br/como-ajudar-ongs-de-animais-23503.html.
E, neste outro, detalhamos especificamente o abandono de animais: https://www.peritoanimal.com.br/abandono-de-animais-o-que-e-possivel-fazer-23610.html.
Esperamos que sejam úteis!
A sua avaliação:
Leandra
Hoje me despedi da minha gatinha Melissa, nascida em 2015, já com seis aninhos, foi diagnosticada com FELV, estágio terminal, havia a possibilidade de transfusão de sangue, e caso desse certo seguir o tratamento, a veterinária e eu analisamos o quadro dela, fizemos todos os exames, depois de refletir muito, chorar muito, lembrar dos momentos que vivi com ela, achei justo deixar ela partir, espero nunca mais passar por uma decisão tão difícil e dolorosa, mas acredito que fiz o melhor para ela e para mim, eu não tenho capacidade piscicológica pra ver ela sofrendo. Espero que eu tenha sido justa.
Mari
Estou me sentindo assim....
Optamos por aliviar o sofrimento do nosso gato Mimi... Ele estava com felv, ascite e dois tumores no fígado.
Doi muito. Concordo com você...
A decisão foi difícil....
Também tenho a sensação que ele está aqui....
Cada dia sinto mais a falta dele....
A sua avaliação:
Prislla Medina
No dia 31/03/21 fui buscar minha filhinha pet no veterinário, onde ela ficou 24h internada pra tomar soro e fazer exames, que constou fiv e felv que está muito avançado, adotei minha BB 3 anos atrás pouco antes de me separar e de lá pra cá ele já veio com alguns traumas, ela foi meu porto segura na separação me mostrando que tinha alguém se importava comigo qndo acordava chorando e ela lambendo minha lágrimas, vê quem amamos sofrendo é muito ruim, peço para deus acabar com o sofrimento dela por conta da felv avançada ela não consegue se alimente, estou dando ceringa com soro na boca dela pra ir tentar hidratar um pouco, está sendo difícil vê ela se definhando sem eu poder fazer quase nada, tento ser forte mais está difícil vê ela nesse estado. Bjos pras mamães e papais pets
A sua avaliação:
Viviane
Minha gatinha tem 3 aninhos. Adotei ela das ruas. É o xodo da casa. em março de 2000, ela começou a apresentar um resfriado e busquei o VET. Foi indicado para ela. Ela testou positivo.
Eu nunca havia ouvido falar sobre essa doença. Ela faz uso de ITERFERON.
mas da descoberta até hoje (quase uma ano) ela foi perdendo saúde. Esta cega, quase não se movimenta, só come na boca eu levo duas vezes ao dia na caixinha de areia. se eu não levar ela fica presa até eu levar. dou agua na seringa e as vezes dilui o AD na agua e coloco na seringa quando ela não quer comer a pastinha. e o exame sempre dá anemia. A lista de medicamentos todo mes é grande. Agora os peitinhos ficaram duros e a VET disse que é uma produção de hormonios e ela terá que castrar para parar essa produção de hormonios. Para castrar, a lista de exames e o acompanhamento da Cardio ficou muito caro e com esse período de pandemia a situação financeira não está boa. Corre o risco de morte na castração. Hoje ela não tem mais uma vida com vitalidade, é uma sobrevida. muito triste. Ja fui aconselhada por maes de gato a eutanasia mas choro só de pensar. ela apresenta sempre uma doença diferente e eu vou cuidando. minha casa virou uma farmacia pet. Preciso de conselhos
Rosangela
Minha gata esta em fase terminal de câncer. Tem algumas horas de vida. Tinha uma massa no colon e em 2 semanas, 4 diferentes veterinarios, gastei mais 8 mil reais. Sou assalariada, mas é minha flha de 4 patas ha 11 anos. Nem consigo sentir mais dôr. Na realidade estou anestesiada. Pedi a Deus que termine com seu sofrimento logo. Levar pra euthanasia, não esta nos meus planos. Cada viagem que fiz com ela para um veterinario, foi pra dar a vida, e não tirar. ENtendo que euthanasia é amor. Mas entendo que a fé tambem é amor. Deus vai vir busca-la, espero que bem rápido. Orem por nos duas, por favor!
A sua avaliação:
Osman Alves
Passamos 4 anos morando em Roraima a serviço e voltamos para São Paulo há 7 meses.
Em nossa estadia lá achamos uma gatinha preta de menos de 2 semanas de vida na frente de um açougue comendo restos de comida, e meu filho a adotou.
Isso foi há 2 anos.
Ao chegarmos em São Paulo, passados alguns meses, do nada ela começou a ter dificuldades para respirar. Levamos em uma clínica, fizemos todos os exames e o resultado foi FELV e linfoma que pressionava o pulmãozinho dela.
Tivemos que fazer drenagem de líquidos do pulmão a cada 7 dias, mas na última drenagem ela não aguentava mais.
Não conseguia respirar direito, não se alimentava nem bebia.
Ontem, dia 6 de novembro de 2019, a levamos na clínica para ver se ela aguentaria a quimio, a resposta foi negativa e ali a médica nos aconselhou a sacrificá-la.
Chorávamos feito crianças. Ficamos com ela até ela fechar os olhinhos, abraçados.
Choramos na vinda pra casa, continuamos chorando.
Uma ferida aberta em nossas almas.
Ela era a princesa da casa toda.
Resolvi compartilhar isso aqui (nunca tinha comentado antes em nenhum fórum ou página de animais) para alertar que os donos de gatos vacinem os seus.
Infelizmente, não sabíamos da existência dessa doença desgraçada e veterinário dela em Boa Vista - RR nunca nos alertou para o fato.
Minha Amora se foi. Mas tudo o que ela fez aqui nessa Terra não vai desaparecer jamais.
Ela uniu ainda mais uma família, nos deu propósito na vida e nos alegrou, animou, nos fez rir, nos fez mais humanos e, por fim, nos fez chorar muito.
Vai em paz, minha pequena guerreira. Papai te ama.
MIlena
Meu gato esta com Fiv e acho que vou ter que fazer eutanásia nele pois ele esta sofrendo muito e o cuidados e remédio diários são caros, então estou pensando em aliviar o seu sofrimento pois ele não merece ficar com dor.
Marco
Boa noite Osman,

Que triste sua história, tenho certeza de que sua Amora foi pra um lugar melhor e parou de sofrer, por favor gostaria de titrar uma duvida, vc sabe qual o tempo entre a primeira drenagem de liquida na sua princesa até o dia que ela se foi? Vc disse que precisaram fazer drenagem nela a cada 7 dias , foi por muito tempo que fizeram isso?
Osman
Marco, da primeira drenagem até o dia da eutanásia não deu nem 35 dias.
Alex Caetano
Olá Osman Alves
Tenho um gato chamado Valente, e ele está passando por um problema praticamente igual ao que sua Amora passou, ele apareceu em minha vida no motor do carro quando estava dirigindo, eu pensei que era o carro do lado que estava o gato, mas quando o carro se distanciou vi que o gato estava em meu carro, depois que parei vi que ele estava entre o pára-choque e o radiador, ele estava bem novinho, a partir daí adotei ele, isso foi em fevereiro de 2018. O problema dele começou em dezembro de 2021, após sair de São Gabriel da Cachoeira-AM, e chegar em Vitória-ES, por motivo de trabalho, comecei a reparar que ele chegava perto da ração e não estava comendo mais, então levei ele ao veterinário e depois foi verificado que estava com um líquido que estava justamente pressionando o pulmão dele, e foi preciso fazer então a drenagem, logo depois foi diagnosticado com FELV e linfoma, tive que levar ele para retirar o líquido umas três vezes, depois comecei a fazer a quimioterapia, levando ele uma vez por semana, iniciei o tratamento em janeiro de 2022, e ele estava reagindo bem, mas infelizmente a partir de 2 de novembro de 2022 ele começou a ficar mal de novo, e desde essa data ele praticamente não está comendo mais nada, já gastei uns 10 mil com ele e agora não tenho mais como nem se quer tentar fazer o tratamento de novo para ver se ele iria resistir, não me arrependo nem um pouco do dinheiro que gastei, se tivesse mais condições eu ia ao menos tentar de novo o tratamento, mas infelizmente não dá, é muito ruim estar passando por isso que estou passando, já chorei feito criança e agora estou pensado em fazer a eutanásia dele amanhã dia 17 de novembro de 2022, eu estava na esperança que ele pudesse reagir ainda, mas infelizmente ele só está piorando, coitado… ele praticamente só se levanta para ir na areia para fazer as coisas dele e volta para ficar deitado no tapete. Ele agora mal consegue caminhar de tão fraco que ele está, espero está tomando a melhor decisão para ele. Estou escrevendo essa mensagem e a lágrima não para de escorrer 😭
Patricia
Jao, nosso gato siamês. Veio da rua entrou em casa e ganhou nossos corações. Entrava e saia qdo bem entendia, mas desde q chegou teve do bom e do melhor vacinas, boa ração, sachês...só não conseguíamos prende-lo em casa. Pegou esporotricose mas só conseguimos diagnosticar muito tempo depois, cd veterinário achava q era uma coisa. Enfim diagnosticado em 21.01.19 começamos com o itraconazol mas o Jão tem Aids e no começo respondeu ao tratamento mas depois desandou, perdeu os pelos do rosto, tem feridas enormes, 5 meses q fazemos o possível e impossível para ele melhorar, tem dias q ele fica animado come, dá umas voltas no gatil (sim, fizemos um para ele não sair mais) de uns 2 dias pra cá o Jao não sai mais da caixa, não come, nao bebe e está muito magro, quanta tristeza ver o nosso Jao depressivo, indo embora. Infelizmente a Fiv é cruel. Entregamos os pontos, amanhã com muita tristeza nos despediremos do Jao. Isso não é justo....animais não deveriam sofrer snif snif snif
Andréa
Adotei uma gatinha de rua e ao longo de 2 anos e meio ela foi sempre muito ativa e comia várias vezes ao longo do dia, até que de uma hora para outra ela parou de se alimentar. Eu oferecia petiscos e nada. Após 3 dias levei-a ao veterinário e após uma ultrassonografia e raio-x descobrimos um linfoma pulmonar imenso. Ela já respirava com dificuldades e era só o quarto dia... Não foi fácil. No dia em que ela tinha uma consulta com cardiologista para ver se aguentaria ser sedada para fazer uma tomografia, ela passou muito mal, não respirava. Fiquei a madrugada toda com ela deitada no meu peito, rezando para que o sofrimento dela passasse. Mandei mensagem desesperada para a veterinária com vídeo e tudo. No dia seguinte veio a confirmação de que qualquer tratamento somente iria prolongar o sofrimento dela e a decisão foi tomada. Não foi fácil, abriu um buraco imenso no meu peito, mas o conforto é saber que foi o melhor para ela.
Ariele
No dia 30 de março descobrimos que nosso gatinho Tadeu é Fiv e Felv + e por conta disso ele também estava com linfoma renal . O veterinário disse que não tinha oq fazer além de tratar os sintomas, oq a doença não tem cura e a quimioterapia não seria uma opção por conta da Fiv ( AIDS felina) e ele não resistiria a quimioterapia. Entramos com corticoide e outros medicamentos e ele deu uma melhorada, durante uma semana ele ficou bem, comendo bem, mais disposto... Mas depois quando paramos de dar o corticoide, pq já tínhamos dado durante 10 dias como o veterinário prescreveu, ele deu uma recaída , parou de comer, ficou bem pra baixo . Continuamos com as medições e o corticóide mas dessa vez não está tendo melhora. Já emagreceu um pouco mais e está com ascite... E gente não sabe exatamente se ele está sentindo dor , se não tá e a grande dúvida se optar pela eutanásia fica, vai que ele melhora um pouco, e se não for a hora de escolher isso . Só de pensar eu já caio aos prantos , mas eu sei que em algum momento teremos que fazer essa escolha difícil que ninguém gostaria de fazer 😣
A sua avaliação:
claudia guerr
Temos 10 gatos, todos adotados da rua. Um deles o Raj, foi diagnosticado com Felv e estamos tratando da melhor forma possível, mas, em 2 meses apenas que ficamos sabendo, ele está muito mal. Perdeu o olho esquerdo, está com o rim afetado e, apesar de toda a medicação, estamos decidindo se não é hora do Raj ir. É difícil, mas não é correto mantê-lo nas condições em que ele está agora. É muito triste ver o que essa doença maldita fez com ele em pouco tempo. Que Deus e São Francisco nos ilumine nessa decisão.
Samara
Estou em um momento difícil... Meu gatinho fez cirurgia, iniciou a quimio, porém não está reagindo bem... Há alguns dias não se alimenta, nem bebe... Estou o alimentando na siringa, e água... Ele não teve bons resultados nos últimos exames. Hoje não consigo perceber o olhar do meu Juca, tá distante e não me responde quando chamo... Ele está medicado, estamos fazendo de tudo e fizemos de tudo desde abril... Eu acreditava muito na melhora dele, sintia uma força danada... Mas se perdeu nesses últimos dias. Ele é muito importante está nas nossas vidas há quase 6 anos, meu pai o trouxe da rua em um dia de chuva... Meu pai se foi, há três anos, o Juquinha virou ainda mais importante... Mas eu sei que não posso e nem quero ser egoísta, estou tomando coragem... Obrigada pela postagem.
Maria Eduarda
olá, tenho uma gata, ela já teve uma ninhada com 3 filhotes, e depois de três meses que eles haviam nascido ela entro no cio novamente, nao conseguimos pega-la, e ela passou a noite toda em cima do telhado, no outro dia resolvemos dar a maldita da injeção(anti-cio) só que ela já tinha ficado prenha, hoje a barriga dela esta grande, porém os filhotes morreram dentro dela, pois a barriga não cresceu mais, e ela esta vomitando, não come, não bebe, só fica deitada perto da água, não temos como pagar veterinário para salva-la, e queremos acabar com o sofrimento dela, é de arrancar pedaços do coração vê-la assim.
A sua avaliação:
Alessandra
Precisei tomar essa difícil decisão. Foi bem difícil e ainda sinto uma mistura de dor, saudade, impotência. Lutamos por quase dois meses contra o linfoma pulmonar decorrente da FELV. Eu, meu marido e minha filha tentamos salvar a Pits mas não conseguimos - fomos vencidos pelo linfoma. Ela tinha menos de um ano e viveu muito intensamente todos os dias que esteve conosco. Ver minha filha abraçada no risco do que foi a Pit foi uma experiência bem dolorosa. Dor multiplicada por três. Nós vamos superar. Tenho certeza que ela foi para um lugar melhor e está respirando uma brisa fresca e correndo atras de algum bichinho.
Kátia GUDIM
Ontem perdi meu Snow. Ele era Albino e com olhos de 2 cores.
Lutamos por 2 meses.
O diagnóstico final foi Felv, pois o rim dele no final estava do tamanho do labrador.
Indicaram fazer o exame nos outros, pois todos os meus animais são de resgate de rua e bebem no mesmo bebedouro e usam a mesma caixa de areia.
Em q adiantaria isso, já q não tem cura.
Obs. Um dos gatos vai passear na rua.
Gustavo
Moro com minha esposa na Australia a 2 anos e meio... 2 anos aatras adotamos a gatinha mais linda do mundo de um abrigo... ela sempre foi saudavel, tem 3 anos apenas, mas a duas semanad ela parou de brincar e se cocava e lambia mto, estava ainda comendo normal e bebendo... ao levar no veterinario primeira impressao era alergia ou pulgas.. fizemos o tratamento e depois de uma semana ela nao melhorou em nada... levamos novamente e fizemos exame de sangue, o qual constatou anemia.. a Dra acahava quque era uma bacteria, entao pedimos o exame completo... infelzmente ontem ela nos ligou com o resultado positivo para Leucemia.. em apenas dois dias ela parou de comer e beber direito.. estamos dando em seringa agua, e alguns alimentos molhados na mao, porem em dois dias ela ja perdeu mto peso, e hoje nao tinha fforcas pra fazer nada, deitada com o olhr distante o dia todo... estamos sofrendo demais, pois sabemos quque em alguns dias teremos que sacrifica-la, com apenas 3 anos e todo nosso plano de vida de levar ela conosco pro brasil e viver a vida toda feliz ... essa doença infelizmente é cruel... tanto pra gatinha qto pros donos, que percebem o gato definhando a cada dia que passa... desculpem o desabafo, mas longe da familia e de amigos passar por isso tem sido extramamente depressivo
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gustavo! Lamento muito aquilo que você está passando. Conheço de perto essa doença e sei aquilo que custa passar por isso. Infelizmente, o único que podemos fazer é enviar um grande abraço de força por parte de toda a equipe do PeritoAnimal e agradecer o facto de existirem tutores como você que não desistem e fazem tudo pelos filhinhos deles até ao último dos seus dias.
Marielly klem heminh
ol´á estou passando por uma situação igualzinha a sua nesse momento com meu gatinho, uma dor terrível pra ele e pra nós donos
Marciany Ferraz
Estou passando por isso com nosso gatinho Nininho. Tem doído demais em todos nós. Quando li seu depoimento,me identifiquei.
Rayanne
O meu gato está com esporotricose, vem tratando desde fevereiro, ele teve uma leve melhora no mês de abril, porém desde o final de maio ele vem piorando, em um lado de dentro do nariz acabou surgindo uma ferida que só vem aumentando e do outro também, apesar de se alimentar bem está magro, não vem respondendo ao tratamento, amanhã levarei ele ao veterinário para ver o que poderá ser feito. Prometi a mim mesma que não aceitaria ver ele sofrendo, que no primeiro sinal de sofrimento iria realizar a eutanásia e acho que esse momento chegou, é uma decisão difícil, ganhei ele em um momento complicado da minha vida e ele vem sendo meu companheiro desde então, já perdemos vários companheiros felinos e sempre um ajudando o outro. Tô bem ciente de que estou fazendo o possível pra curar ele, mas infelizmente acho que não tem mais jeito. Só quero o melhor pra Ele!!
Aneelle
Eu fiquei tratando o meu um bom tempo só c o itraconazol ele melhorava e depois voltava. Ate que me indicaram dar junto o itraconazol com iodeto de potássio (fiz manipulado e o itraconazol na farmácia msm) ate hj nao voltou mais, acho q ja faz um ano e meu gato está mt bem!
Ana Cristina Lemos de Souza Rodrigues
Ontem passei por um processo muito doloroso, minha linda Belinha uma gatinha amiga e companheira, depois de uma semana fazendo tratamentos para uma possível infecção, foi realizado uma ultrassom onde a médica diagnosticou dois linfomas avançados, e os pulmões tomados de liquidos, e que possívelmente ela estaria com FELV avancada. Na mesma hora fizeram o teste fiv e felv, aonde foi comprovado a FELV em estado avançado...ela ja não comia, não bebia, não urinava e não fazia as fezes....Chorei muito... não tinha mais nada o que fazer. A médica maravilhosa doutora Camila sentou ao meu lado e me deu as opções, teria que fazer quimioterapia e estar drenando os pulmões continuamente, e prazo de vida mais ou menos dois meses...ou a eutanásia, indolor, com o soro seria posto uma anestesia mais elevada e provocaria a parada cardiaca...eu não sei expressar a minha dor e meu sofrimento e o da minha filha peluda também...e assim foi feita a eutanásia ontem 18/04...Me despedi dela dizendo...sempre irei te amar...estou sofrendo muito mais ela não está mais...acho que isso é amor...
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Cristina! Em primeiro lugar, lamento profundamento o que você está passando. Todos os que temos amigos não humanos, que nos acompanham todos os dias e nos dão amor incondicional, sabemos o quão dolorosa é a perda deles. Não existem palavras que possam acalmar ou melhorar o que você está sentindo. O único que posso fazer é enviar um forte abraço por parte de toda a equipe do PeritoAnimal. Temos um artigo que fala um pouco sobre este momento que você está passando: https://www.peritoanimal.com.br/meu-pet-morreu-o-que-fazer-22276.html
A sua avaliação:
Paula Almeida
Bom artigo
1 de 4
Eutanásia em gatos