Outros problemas de saúde

Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas

Irene Juste
Por Irene Juste, Ajudante técnico de veterinário. Atualizado: 26 maio 2023
Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Muitos tutores se perguntam se gatos têm conjuntivite. E sim, a conjuntivite é um dos problemas oculares mais frequentes nos gatos. É facilmente detectável, bastante incômoda para o nosso pet e se não a tratarmos pode derivar em problemas oculares mais graves como a ruptura da córnea. Existem diferentes etiologias de conjuntivite no gato, e a maioria dos casos é de origem infecciosa.

Causas de conjuntivite não-infecciosa incluem conjuntivite eosinofílica, ceratoconjuntivite seca, conjuntivite lipogranulomatosa e conjuntivite alérgica. Alterações anatômicas, trauma, corpos estranhos ou neoplasias, entre outras causas, também podem dar origem à conjuntivite. O tratamento das conjuntivites pode ser simples ou muito complexo, a depender da causa e do grau de comprometimento do olho do animal.

Se você acredita que o seu gato pode ter conjuntivite, preste atenção a este artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos falar da conjuntivite em gatos, as suas causas e sintomas, além de falar de alguns fármacos indicados e remédios naturais. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: A conjuntivite canina - Causas e sintomas

Índice

  1. O que é a conjuntivite em gatos
  2. Tipos de conjuntivite em gatos
  3. Causas de conjuntivite em gatos
  4. Sintomas de conjuntivite em gatos
  5. Quanto tempo dura a conjuntivite no gato?
  6. Como tratar a conjuntivite em gatos
  7. Remédios caseiros para conjuntivite em gatos
  8. Conjuntivite de gato pega em humano?

O que é a conjuntivite em gatos

A conjuntivite em gatos trata-se da inflamação da mucosa do olho, ou seja, da membrana que a cobre e do interior das pálpebras. Pode ocorrer por diversos motivos e os sintomas são muito claros, pelo que é fácil de a detetar nos nossos felinos. Mas a conjuntivite pode ser um sintoma de outra doença mais grave, pelo que ainda que possamos tratar a conjuntivite em casa com alguns remédios, devemos levar o nosso companheiro ao veterinário.

Conjuntivite em gatos filhotes e recém-nascidos

No caso dos felinos domésticos, costuma ocorrer em gatos pequenos com menos de 6 meses de idade, sobretudo se não tiverem sido cuidados adequadamente ou tiverem estado na rua tentando sobreviver. Uma vez que o veterinário diagnostique o problema no nosso pet, irá nos indicar o tratamento a seguir, que geralmente será de uso tópico nos olhos para aplicar várias vezes ao dia durante vários dias, para além dos cuidados de higiene oculares. Além disso, se se suspeitar que a conjuntivite possa ser um sintoma de alguma doença mais grave, o veterinário irá realizar os exames adequados para identificar o agente causador e poder assim tratar o indivíduo afetado.

O prognóstico será bom no caso de se detetar a conjuntivite cedo e, à medida que for passando mais tempo sem ser tratada, o prognóstico irá se agravando. Deve ter em conta que nos felinos ocorrem com frequência recaídas, quando em outro momento sofrem de alguma doença e o seu sistema imunitário fica debilitado. Além disso, dependendo de qual tenha sido a doença causadora da conjuntivite devemos pensar que, ainda curado o nosso gato pode ser portador da doença e transmiti-la a outros da sua espécie.

Por isso, é importante ter presente que a conjuntivite felina trata-se de um quadro que pode ocorer em indivíduos de qualquer idade e que pode chegar a ser catastrófica para a saúde ocular do gato se não se diagnosticar e se tratar a tempo e a fundo, chegando a perder a vista por completo.

Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas - O que é a conjuntivite em gatos

Tipos de conjuntivite em gatos

Existem diferentes tipos de conjuntivite em gatos:

  • Conjuntivite serosa: Este problema é pouco grave, fácil de tratar e os sintomas são leves. Por exemplo, a membrana ocular fica rosa e um pouco inflamada, além das lágrimas serem líquidas e transparentes. Poder ser um primeiro sintoma de uma doença respiratória, mas normalmente é causada por temperaturas frias, poeira, vento e alergias.
  • Conjuntivite folicular: No caso da conjuntivite folicular, a secreção ocular é mucosa ao invés de líquida. A parte de trás da membrana nictitante e as pálpebras ficam maiores e forma-se uma superfície endurecida. Costuma ocorrer devido a uma alergia ou a uma infecção.
  • Conjuntivite bacteriana: Este tipo de conjuntivite é uma complicação da conjuntivite serosa, que piorou devido a uma infecção secundária devido a uma bactéria. As secreções oculares são tão espessas que a secreção ocular é de muco ou pus e formam-se crostas nas pálpebras. Se a conjuntivite deste tipo ocorrer em ambos os olhos em simultâneo, é possível que o gato tenha alguma doença respiratória viral.

Além disso, podemos classificar a conjuntivite felina segundo a sua origem em infecciosas, traumáticas, alérgicas e parasitárias:

  • Doenças infecciosas: Algumas doenças infecciosas que têm entre os seus sintomas a conjuntivite nos gatos são o Vírus da Rinotraqueíte Felina ou Herpesvírus Felino, Clamídia e Calicivirose Felina.
  • Hipertensão sistêmica.
  • Inflamação interna do olho ou uveíte causada pelo Vírus da Leucemia Felina, Imunodeficiência Felina, Toxoplasmose e Peritonite Infecciosa Felina.
  • Nos casos de câncer, algumas alterações deste podem causar a conjuntivite. Por exemplo: linfoma ocular e carcinoma de células escamosas quando ocorrem na zona ocular.
  • Traumatismos: causados por golpes, arranhões, corpos estranhos que entram nos olhos, queimaduras, etc.
  • Problemas hereditários: Em algumas raças de felinos é o caso de doenças hereditárias que afetam os olhos e estas facilitam a conjuntivite. Por exemplo, no caso dos Abissínios ocorre a atrofia retinal, nos Manx a distrofia corneal e no Burmês há alterações das pálpebras.
Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas - Tipos de conjuntivite em gatos

Causas de conjuntivite em gatos

A conjuntivite em gatos pode ocorrer devido a infecções oculares, alergias ou devido a doenças diversas, mas sobretudo as que afetam o sistema respiratório.

Estas doenças que têm entre os seus sintomas a conjuntivite, são muitas e altamente contagiosas, além disso têm uma alta probabilidade de deixar sequelas oculares no caso de não se tratarem a tempo.

Outras causas são a sujidade do ambiente no qual vive o gato, uma vez assim produzirão facilmente infecções que levarão a uma conjuntivite, não limpar os olhos do seu gato, o excesso de frio e correntes de ar que provocam resfriados e outras doenças respiratórias. Por último, adicionamos que também podem ocorrer por alguns problemas genéticos que facilitam o aparecimento da conjuntivite.

Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas - Causas de conjuntivite em gatos

Sintomas de conjuntivite em gatos

A conjuntivite em gatos pode ser detectada facilmente pelos seus sintomas mais comuns, como:

  • Irritação da conjuntiva ocular, ou seja, vermelhidão dos olhos e das suas mucosas (parte interna das pálpebras).
  • Lacrimejar constante que chega a causar o inchaço dos olhos.
  • Secreção ocular espessa em abundância (excesso de ramelas), às vezes amareladas ou esverdeadas.
  • A terceira pálpebra sobressai devido ao inchaço.
  • Em filhotes, devido ao inchaço e às secreções, ficam com os olhos meio abertos e custa-lhes abri-los.
  • Sentem coceira nos olhos, pelo que costumam se lavar e arranhar muito com as patas.
  • Em casos avançados pode chegar a ocorrer opacidade na córnea.
  • Outro sintoma em casos de longa duração são as mudanças na cor e na forma da íris.
Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas - Sintomas de conjuntivite em gatos

Quanto tempo dura a conjuntivite no gato?

A duração da conjuntivite felina vai depender do agente causador e da resposta imunológica do gato. Geralmente, as conjuntivites virais e bacterianas duram cerca de 15 dias, quando tratadas. Caso não sejam medicadas, podem perdurar por vários dias e até meses, com risco de complicações e perda da visão.

Como tratar a conjuntivite em gatos

Nós do PeritoAnimal recomendamos que, se você identificar algum dos sintomas de conjuntivite em gatos mencionados acima em seu companheiro peludo, não hesite em levá-lo ao veterinário, pois pode ser uma simples conjuntivite devido a problemas leves ou um sintoma de uma doença mais grave.

Uma vez que o especialista prescrever um tratamento adequado, é provável que ele também recomende alguns cuidados caseiros além da medicação. Dessa forma, não podemos fornecer um método definitivo para curar a conjuntivite felina, uma vez que, se não tratarmos a causa subjacente, a condição ocular continuará a ocorrer. No entanto, podemos fornecer orientações sobre como limpar os olhos e quais produtos utilizar.

É muito importante lembrar que existem doenças virais que podem causar muitos problemas além da conjuntivite, e que possuem vacina. Portanto, devemos seguir o calendário de vacinação. Além disso, uma vez que tenhamos passado por isso, se nosso animal de estimação apresentar uma recaída, poderemos notá-la mais cedo e agir em casa com remédios para aliviar os sintomas e até mesmo prevenir a conjuntivite.

Tratamentos para a conjuntivite em gatos

Além do tratamento prescrito pelo veterinário para combater a causa do problema ocular, é provável que ele recomende o uso de soro fisiológico e uma gaze esterilizada para tratar a conjuntivite em gatos. Além disso, esse produto evita o acúmulo de secreções e sujeira que podem causar infecções oculares. Para realizar a limpeza corretamente, sempre use gazes diferentes para cada olho e limpe de dentro para fora.

É muito importante não utilizar algodão em vez de uma gaze esterilizada, pois o algodão pode deixar resíduos de filamentos que se prendem facilmente e se tornam corpos estranhos nos olhos do nosso gato, causando vários problemas.

Além disso, dependendo do tipo de conjuntivite, é possível que o veterinário prescreva o uso de pomadas oftálmicas. Em qualquer caso, deve ser um especialista que indique qual é a mais adequada e como administrá-la. Existem também produtos à venda em lojas especializadas para animais de estimação, como lágrimas artificiais e banhos oculares.

Esses produtos ajudam a manter os olhos limpos e hidratados, respeitando o pH dos olhos do nosso felino. É bom aplicar as gotas nos olhos, nas doses indicadas para cada produto, em seguida, cobrir o olho com um pano úmido com água morna por alguns minutos e, em seguida, repetir o processo com o outro olho usando um pano diferente.

A conjuntivite em gatos e o tratamento com antibióticos

Em alguns casos, o veterinário pode prescrever o uso de colírios antibióticos quando a causa subjacente da conjuntivite exigir. É importante ressaltar que, mesmo que tenhamos antibióticos de uso humano ou antibióticos para gatos de ocasiões anteriores, não devemos usá-los se não forem prescritos explicitamente pelo veterinário, pois podemos agravar a situação, caso a causa seja outra, causando danos permanentes à visão ou ao organismo do nosso felino.

Prognóstico da conjuntivite em gatos

O prognóstico é bom quando o problema é detectado precocemente. Por outro lado, se a conjuntivite em gatos não for tratada, o prognóstico se deteriorará com o tempo. Devemos ter em mente que em felinos as recaídas são comuns quando eles sofrem de alguma outra doença em outro momento e seu sistema imunológico está enfraquecido. Além disso, dependendo da doença que causa a conjuntivite, devemos considerar que, mesmo após a cura do nosso gato, ele pode ser portador da patologia e transmiti-la a outros gatos.

Portanto, é importante ter em mente que a conjuntivite felina é uma condição que pode ocorrer em qualquer exemplar, de qualquer idade, e pode se tornar catastrófica para a saúde ocular do gato doente se não for diagnosticada e tratada de forma oportuna e completa, chegando a levar à perda completa da visão.

Posso usar soro fisiológico no olho do gato com conjuntivite?

O soro fisiológico pode ser utilizado para realizar a limpeza do olho do felino, com o auxílio de uma gaze, de forma suave, para não causar dor ao gatinho. Para instilar nos olhos do animal com conjuntive, é aconselhável o uso de colírio lubrificante à base de hyaluronato de sódio, como o Hyabak.

Assim, as principais opções de colírios para gatos, são:

  • Colírio Hyabak
  • Colírio Tears
  • Soft Care lubrificante oftalmológico Vetfresh
  • Systane UL
  • Lácrima Plus
Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas - Como tratar a conjuntivite em gatos

Remédios caseiros para conjuntivite em gatos

Além de seguir o tratamento prescrito pelo veterinário, podemos usar remédios naturais para tratar a conjuntivite em gatos. A seguir, apresentamos os mais recomendados e fornecemos algumas orientações:

1. Revise sua alimentação

Com uma alimentação adequada, faremos com que o gato tenha um sistema imunológico forte, o que resultará em uma recuperação mais rápida e bem-sucedida. É claro que, dependendo da causa subjacente da conjuntivite felina, será necessário adaptar a dieta ao estado do animal, e será o próprio veterinário quem indicará as diretrizes a seguir para esses casos.

2. Chá de camomila ou tomilho

Se notarmos que nosso companheiro coça muito os olhos, devemos tentar impedir que ele o faça, pois é provável que acabe se ferindo. Para aliviar a coceira, inflamação, vermelhidão e outros sintomas, além de limpar o olho, podemos aplicar uma infusão de camomila ou tomilho com uma gaze estéril enrolada no dedo, da mesma maneira que explicamos anteriormente com o soro fisiológico.

3. Frio e calor para a conjuntivite felina

Se combinarmos compressas frias com quentes ou mornas, conseguimos reduzir significativamente a inflamação e irritação ocular causada pela conjuntivite. Por esse motivo, este é um remédio caseiro para a conjuntivite em gatos que tem sido usado há décadas em humanos e, devido à sua eficácia, também foi aplicado ao mundo animal.

4. Higiene adequada

Devemos manter a pelagem do nosso gato saudável e limpa. Neste caso, enfatizamos o pelo ao redor dos olhos, que podemos pentear para longe dos olhos e cortar em casa se tivermos o equipamento adequado, ou mais seguro, levá-lo a um salão de estética especializado. Assim, evitaremos irritações e infecções oculares.

5. Segurança em primeiro lugar

Se tivermos vários animais de estimação, o ideal é separar os afetados dos saudáveis para evitar a contaminação e também limpar e desinfetar suas caminhas, cobertores, etc.

Além disso, lembramos que uma das causas da conjuntivite em gatos são os resfriados causados por correntes de ar, então devemos garantir que as janelas de casa estejam fechadas ou semiabertas. Se viajarmos de carro com o gato, devemos ter a mesma precaução com as janelas e o ar condicionado, evitando que o ar incida diretamente em nosso animal de estimação.

Sempre que observar sintomas, devemos levar o felino ao veterinário especializado, pois, se for uma conjuntivite, provavelmente ele nos recomendará algum medicamento além do que podemos fazer em casa.

Conjuntivite de gato pega em humano?

Não, os agentes causadores de conjuntivite em gatos são espécie específico, ou seja, só infectam felinos. Caso o seu animalzinho esteja com conjuntivite, você não precisa ter medo de pegar a doença, podendo cuidar dele sem qualquer risco para a saúde dos seus olhos. No entanto, é sempre aconselhável lavar as mãos antes e após manipular os animais doentes

Texto elaborado em parceria com Carla Moreira

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Gelatt, K.N. Oftalmologia Felina. Manual de Oftalmologia Veterinária, 2003, Editora Manole, p. 295-336.
  • Conjuntivite Felina e Canina. Target Treatment for Eyes. Disponível em file:///C:/Users/alvar/Downloads/1920-CAP-008PT.pdf. Acesso em 26/05/2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
Cristhiane Reia Cardia Dugaich
Bom dia!
Minha gatinha vai completar 1 ano, é castrada e desde o nascimento tem problema ocular. Tem uma secreção escura (avermelhada). Quando limpamos, o algodão fica avermelhado, parece "sangue" na secreção. Os irmãos dela tbem tiveram, mas melhoraram. Como devo cuidar dela? Ela se alimenta muito bem (dou ração golden para gatos castrados e sachê da "SPECIAL CATS)". Fora esse problema, ela é muito saudável. E muito esperta.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Cristhiane. Recomendamos que você consulte um profissional para saber os cuidados necessários e específicos para a sua gatinha e garantir, assim, a melhor qualidade de vida possível a ela. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Luze
Olá pessoal,alto medicar um filho de patas por conta própria é um grande risco a saúde do animalzinho. Pode ser que por sorte amenize,ou piore.
As vezes temos dinheiro pra comprar tantas besteiras. Por que ñ ter sempre uma quantia de dinheiro guardada pra cuidar do nossos filhos? Uma consulta no vt não custa tanto assim pra quem nos ama incondicionalmente. Tenho um vt que me atende em qual quer hora que preciso,ñ sou rica,mas sempre penso nos meus 4 filhos de patas. Nunca alto médico nenhum,pois meu medo de perder um deles é maior.
A sua avaliação:
Ana Maria de Souza
A conjuntivite costume dar sempre nos gatos.
Obrigada
A sua avaliação:
Fla
Eu usei por recomendação da veterinária o colírio humano chamado Tobradex ( que contém dexametasona e tobramicina) ou seja, é antibiótico e antiinflamatório. Usei por 10 dias, uma gota em cada olho de 12/12 horas. Limpar os olhos com soro fisiológico antes de pingar o colírio!!
Jaqueline
a partir de que idade pode usar a tobramicina nos filhotes?
A sua avaliação:
Jône
Nossa meu gato tá com o olho muit inchado vou ver se dar certo o
A sua avaliação:
Lavínia
Minha gatinha estava normal, ate um dia que eu vi o olhinho dela esquerdo dela meio inchadinho e com remela, logo pensei que fosse conjuntivite,comecei a limpar o olhinho com água morna e sal, mas com o tempo o olhinho continuou inchado e remelando, ai pesquisei um pouco e comecei a limpar com soro fisiológico, mas também não deu muito resultado, e eu não sei o que fazer e também não tenho dinheiro pra levar ao veterinário ou comprar um remédio.
Guilherme
Ela está melhor? A minha gatinha também está nessa situação.
Lavínia
sim ela melhorou muito, eu limpava todos os dias o olhinho dela com soro e pingava uma gota dentro, ate que parou de remelar e o olho voltou ao normal
Ludimila
Então eu usei soro fisiológico com gases pra limpar, e depois usei a pomada CYLOCORT ela é uma pomada oftalmológica e antibiótico e não é indicada para animais. Mas usei no meu e deu muito resultado meu gato está bem agora é não está mais com os olhos avermelhados e nem coçando.
Mariana
O olho do meu gato está desse jeito na foto o que pode ser e o que devo fazer?
Luísa Savala
Oi Mariana! Você deve levar o seu gato a um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jone
Nossa o mu também
A sua avaliação:
Taís c Ferreira
Dei por recomendação veterinária 5ml de P.esser p meu gato que supostamente foi picado por aranha , na primeira dose depois de algumas horas ,meu gato ficou cego c o olho todo esbranquiçado ! Não sei o que fazer liguei no laboratório responsável por fabricar o remédio e eles afirmam que o remédio é natural e não foi isso que causou a cegueira
Jamil M Hammad
Ola fazem 2 dias que reparei apenas um dos olhos do meu gato lacrimerjar e este um olho esta bem fechado, conjuntivite acontece apenas em um olho? De QQ forma acho que hoje já levaremos ele no vet.
Luísa Savala
Oi Jamil! Conjuntivite pode aparecer em apenas um dos olhos, você tomou a atitude correta levando ao veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jamil M Hammad
Então a veterinaria receitou uma especie de colirio, não tenho o nome aqui, ontem a noite aplicamos pela primeira vez e hoje cedo já não estava com vermelhidão e o olhinho dsls totalmente aberto. Aplicamos novamente mesmo assim. Depois vou ligar pra vet pra ver SS vão ser necessario dar durante os 10 dias que foram receitados. Mas estou muito feliz pelo meu Miumiu estar bem.
Paula
Qual o nome do colírio que vc usou??
Jaqueline macena
Meu gato levei ele pra tomar vacina contra raiva dia 18/5 e no outro dia ele ficou com olho meio fechado e saindo uma remela do olho ....... Não sei o que mais so de um lado do olho????
Éder
Qual foi o diagnóstico e tratamento... Meu filhote está acontecendo isto.
Ariele
Olá, parece que meu gatinho está com conjuntivite ta com o olhinho lacrimejando, não consegue abrir direito e tá inchado também em volta do olho ... mas ainda não o levei ao veterinário, tenho medo de ser alguma picada de algum animal peçonhento. Será ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ariele! Pelos sinais clínicos que você refere, é imprescindível visitar um veterinário o quanto antes para chegarem a um diagnóstico e iniciarem um tratamento.
Alex
Olá. Posso pingar uma gotinha de chá de camomila diretamente nos olhos do gato ou só serve mesmo como uma forma de limpeza externa ?
Alex
Olá. Posso pingar uma gotinha do chá de camomila nos olhos do gato ou é apenas para limpeza ao redor dos olhos ?
Reginaldo dantas
meu gatinho tá com conjutivite estou lavando com soro mas não está melhorando que deve usar?
Vanessa Alexandra sousa
ola tenho o meu menino de um ano e meio chama se tobias ele comecou por ficar com o olho cheio de remelas venho a lava lo com soro e gases constantemente. mas nao ha meio de passar .nao tenho possibilidade de o levar ao veterinário ..ha alguma dica caseira em que o possa ajudar .obrigado
Roseli olher
Meu gatinho tá com o olho lagrimando e um pouco vermelho e além disso tá espirrando
Patricia
Boa noite! A conjutivite felina e canina sao iguais? Tem o mesmo sintoma e tratamento?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Patricia! São semelhantes, porém o tratamento depende de caso para caso. Este artigo fala sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/a-conjuntivite-canina-causas-e-sintomas-4545.html
Josianne
Boa tarde! Eu ganhei um gatinho de uma vizinha, pois na casa dela tem muita rota de fuga e ele vivia fugindo. Observei que ele quando quer dormir ele além de "amassar pãozinho " ele mama no rabinho. Porque será? Ouvi algo sobre uma síndrome "PICA". PODE ser?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Josianne! Leia este nosso artigo que explica esse comportamento: https://www.peritoanimal.com.br/porque-os-gatos-mamam-no-cobertor-22293.html
antonia saes
meu gato esta com uma conjuntivite forte levei no dia no veterinario ,ele receitou um ant biotico mas achei que deveria receitar um remedio pra colocar nos olhos ,ele tem tido febre ,estou muito preocupada o que fazer ;;
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Antonia! Lamento que o seu gatinho esteja doente. Você deve seguir exatamente o tratamento receitado pelo médico veterinário. Os antibióticos por vezes demoram a fazer efeito, por isso espere até à consulta de reavaliação e se até aí ele não melhorar, com certeza que o veterinário vai definir outra abordagem no tratamento. Desejo as melhoras rápidas do seu gatinho!
1 de 6
Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas