Problemas mentais

5 sintomas de estresse em gatos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 fevereiro 2019
5 sintomas de estresse em gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O estresse é um mecanismo de defesa que não está presente apenas nos seres humanos, mas também nos animais, de fato, trata-se de uma resposta adaptativa ao ambiente que permite a sobrevivência perante situações de perigo.

O principal problema é que o estresse pode ser patológico quando ele ocorre com frequência e em situações que não incomuns. Por isso, os gatos são muito suscetíveis ao estresse, uma vez que precisam de ter o seu ambiente sob controle e podem desencadear uma intensa resposta de adaptação perante a mais mínima mudança.

Alguns gatos gerem muito bem o estresse, em contrapartida para outros é um problema de saúde que deve ser tratado. Para detetar este transtorno o quanto antes, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar os 5 sintomas de estresse em gatos.

Também lhe pode interessar: Como reduzir o estresse do meu cachorro

Índice

  1. Aparecimento frequente de doenças infecciosas
  2. Aumento da agressividade
  3. Aumento da ansiedade
  4. Transtornos alimentares
  5. Marcação de território
  6. O que fazer se o meu gato está estressado?

1. Aparecimento frequente de doenças infecciosas

O estresse envolve a liberação de múltiplas hormonas, as quais interferem no adequado funcionamento dos glóbulos brancos ou células de defesa, por isso, o sistema imunológico do gato deixa de responder adequadamente.

Se o gato contrai de forma repetida doenças infecciosas e autoimunes deve suspeitar de imediato de um estado de estresse crônico, o qual também se pode manifestar com outros transtornos como a alopecia ou a asma brônquica.

5 sintomas de estresse em gatos - 1. Aparecimento frequente de doenças infecciosas

2. Aumento da agressividade

O seu gato passou de ser um animal dócil e manso a ser um pet agressivo? Então pode estar sofrendo de estresse. Nem todos os gatos manifestam a agressividade da mesma forma, no entanto, um gato agressivo pode apresentar os seguintes comportamentos em maior ou menor grau:

  • Não quer se relacionar com as pessoas nem com outros pets.
  • Morde e arranha.
  • Mantém as pupilar dilatadas e o olhar fixo.
  • O gato sibila.
  • Eriça o pelo do lombo.
5 sintomas de estresse em gatos - 2. Aumento da agressividade

3. Aumento da ansiedade

O estresse também causa ansiedade nos gatos. A ansiedade é um grande indicador de estresse, um gato com ansiedade é um gato que mostra um constante medo e fobias que talvez antes não eram evidentes. Um dos componentes mais graves da ansiedade felina são os comportamentos compulsivos como as estereotipias.

Um gato com ansiedade é propenso à autoagressão, podemos observar nele um lambido excessivo e a ingestão de objetos não comestíveis, como por exemplo tecido.

5 sintomas de estresse em gatos - 3. Aumento da ansiedade

4. Transtornos alimentares

Os transtornos alimentares também podem afetar os gatos, embora por motivos muito diferentes aos que se observam nos humanos. Os transtornos alimentos em gatos ocorrem principalmente por estresse, uma vez que o estresse afeta diretamente os hábitos alimentares.

Um gato com estresse pode perder por completo o apetite e inclusive chegar a apresentar má nutrição, outro comportamento que podemos ver em um gato estressado é o de comer de forma compulsiva e não tolerar bem a comida, vomitando no final.

5 sintomas de estresse em gatos - 4. Transtornos alimentares

5. Marcação de território

Um gato estressado sente que perdeu por completo o controle do seu meio e fará tudo o que for possível para o recuperar.

Um sinal evidente de estresse em gatos é a marcação de paredes e móveis grandes (incluindo o sofá), mais ainda quando este comportamento não tinha ocorrido antes. A marcação de território por estresse ocorre em forma de arranhões de cima para baixo, verticais.

5 sintomas de estresse em gatos - 5. Marcação de território

O que fazer se o meu gato está estressado?

Se o seu gato está estressado tem à sua disposição múltiplos recursos que lhe irão permitir gerir melhor o estresse e melhorar a sua qualidade de vida, como por exemplo o uso de tranquilizantes naturais para gatos.

No entanto, é recomendável que em primeiro lugar consulte o veterinário para fazer uma avaliação do estado de saúde do seu gato, uma vez que como vimos o estresse pode ter repercussões muito importantes sobre o organismo do seu pet.

5 sintomas de estresse em gatos - O que fazer se o meu gato está estressado?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sintomas de estresse em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Marilene
Olá, gostaria de saber porque que minha felina de 07 anos me faz de arranhador?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Marilene. Recomendamos a leitura deste artigo em que falamos o que fazer quando meu gato me morde e me arranha: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-me-morde-e-arranha-o-que-fazer-20759.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Cnunes
Adotei há 3 semanas uma gata de rua (2 meses idade) e já tinha um Junior com 3 anos. Tudo estava a correr bem entre ambos mas há 2 dias a gata bebé revelou um comportamento estranho em que parece estar a ter uma crise de pânico, medo, começa a bufar e perde controlo de esfincter. Não entendemos a razão desta mudança, o gato mais velho nem se aproxima e tem ficado assustado e nem quer comer refungiando-se num canto da casa. Não encontro razão para esta mudança de comportamento súbito na nova residente que até é um animal dócil e muito dado. Alguém já passou por uma situação semelhante e tem alguma ideia do que possa estar a acontecer? Obrigada
A sua avaliação:
Becca
Uma das minhas gatas teve um filhote em dezembro e agora em maio teve mais quatro. O gato de dezembro, Café, mais de uma vez já chegou perto da caixa onde os novos filhotes estão e começou a rosnar, mas geralmente ele só evita ficar perto. Eu imagino que ele esteja com ciúme, já que ele tinha nascido sozinho, então deva estar estranhando tantos filhotes (por mais que eu já tivesse duas cachorras, a mãe dele e outra gata também quando ele nasceu). Queria saber se tem alguma coisa que eu poderia fazer pra ele se sentir mais seguro ou se acostumar com os bebês (a gente vai doar os novos filhotes, mas acho que seria melhor que ele não se sentisse tão ameaçado ou algo assim), ou se eu só deveria esperar e com o tempo ele ficaria menos hostil. (obs: ele ainda não foi castrado)
A sua avaliação:
josé carlos sundermann sundermann
..minha gata castrada tem 9 anos...come somente ração p/castrados(Whiskas gato castrado) !!...salvo ás vezes....Eu ralo cenoura e coloco com um pouco de melequinha Salmão/Atum Whiskas(não todo dia)..!!..E de uns dias pra cá... á noite quando está recolhida pra dormir...ela vomita(só a noite que Eu percebo) uma secreção da ração com um pouco de pelo..!!...Pergunto....É normal ?....o problema é a ração..?...ou stress..?... !!....Gostaria muito da opinião do Perito Animal...!!..Obrigado....!!
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi José Carlos! Se vem pelo junto, podem ser bolas de pelo. Você pode consultar informação sobre isso aqui: https://www.peritoanimal.com.br/as-bolas-de-pelo-em-gatos-20139.html
A sua avaliação:
Thais:3
Minha gata começou a ficar estranha ultimamente ..... Por exemplo, eu fui fazer carinho nela e quando parei um pouco , ela saiu e começou a ficar muito nervosa! Bate nos próprios filhotes, está com olho meio fechadinho...... Acho que é dor..! Quero procurar um veterinário o mais rápido possível, mas não sei se minha mãe irá deixar......
A sua avaliação:
Fábio Sathler
Tenho três gatas e um gato, este com 23 anos. Desde que passei a trabalhar durante a semana em outra cidade, o gato idoso começou a miar de forma estridente e sem causa aparente, especialmente na porta do apartamento. Todos são castrados e moram em apartamento sem nenhum problema. Me preocupo por ele mas também com o nosso sono e com os vizinhos, pois os miados às vezes ocorrem de madrugada. Minha esposa relata que nos fins de semana, quando estou em casa, a situação piora. O Frajola está comigo desde que nasceu.
Kátia
Olá, minha gata ultimamente tem o ronronar muito forte, o barulho chega a incomodar, será que é normal??
A sua avaliação:
Cristina Meira
O meu gato anda muito estressado. Atualmente toma calmante e mesmo assim continua muito assustadiço e a fazer xixi em vários cantos da casa. Ao mínimo ruído assusta-se logo. Quem tiver uma sugestão para o problema, agradeço.
Luísa Savala
Oi Cristina! Temos dois artigos que podem te ajudar, um sobre coisas que deixam um gato estressado e outro sobre como reduzir o estresse em gatos, confira:
https://www.peritoanimal.com.br/11-coisas-que-deixam-seu-gato-estressado-22596.html
https://www.peritoanimal.com.br/como-reduzir-o-estresse-em-gatos-21268.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário o quanto antes para eliminar qualquer possibilidade de doença e saber com exatidão quais as causas do estresse no seu gato e qual o melhor tratamento.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Janaína
Tenta os florais. Vou tentar TB na minha gata que se estressa com qqr mudança na casa e com outros animais que adotei. Conversei c alguns vets e eles acham q funcionam. Vou dar ao cão que u resgatei TB., Após castração.
A sua avaliação:
Flávia
Adotei um gato adulto há 3 meses. Percebi que o comportamento dele se compara aos descritos nessa matéria , sintomas de estresse. Já levei a dois veterinários, já fiz exames. A imunidade dele está baixa. Está tomando complexo vitamínico, mas não sei mais o que faço. Por favor, me diga o que fazer.
MARCIA
QUERO PARABENIZAR PELOS ARTIGOS BASTANTE ESCLARECEDORES. OBRIGADA PELA VALIOSA AJUDA!
ESTOU COM UMA GATINHA QUE A MÃE APARECEU AQUI AMAMENTANDO E DEPOIS FOI EMBORA DEIXANDO-A. ELA TEM DEMOSTRADO BASTANTE DIFICULDADES DE CHEGAR PERTO DE MIM E DOS MEUS FAMILIARES. MAS NO MOMENTO ELA ESTA BRINCANDO MAIS E ATE ENTRA NOS CÔMODOS DA CASA. MAS AINDA NÃO DEIXA SER TOCADA.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcia! Aconselho a leitura deste nosso artigo, muito útil para que aprenda algumas dicas para socializar a sua nova gatinha: https://www.peritoanimal.com.br/socializar-um-gato-filhote-21622.html
BEATRIZ FERNANDA RUI
Alimento uma gata de rua. Na última ninhada, dispensou as duas fêmeas e ficou amamentando o filhote macho que foi dispensado quando entrou na época do cio. Acolhi o filhote mas em termos: alimento-o, ofereço carinho e atenção, brinco um pouco mas não tenho como trazer para minha casa onde há outra gata muito brava. Esse filhote não para de miar quando estou por perto. Chega a ser insuportável. Já dei vermífugo pensando em dores abdominais mas continua o mesmo. O que fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Beatriz! Existem muitas possíveis razões para o gato miar quando a vê. Leia este nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-gato-mia-tanto-20210.html
1 de 7
5 sintomas de estresse em gatos