Curiosidades do mundo animal

5 coisas engraçadas que os cachorros fazem

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 novembro 2018
5 coisas engraçadas que os cachorros fazem
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Desde o mais brincalhão até ao mais sério, passando pelo mais assustadiço, todos os cachorros têm particularidades e hábitos bem engraçados. Gestos ou hábitos, sejam gerais ou particulares de cada animal, que os fazem seres adoráveis e únicos.

Desde cedo, cada cachorro é diferente e todos os donos conhecem esse hábito tão engraçado que o nosso amigo peludo faz, mas também é verdade que os cães compartilham certas atitudes muito engraçadas e que têm uma explicação.

Neste artigo do PeritoAnimal reunimos as 5 coisas engraçadas que os cachorros fazem e damos-lhe a explicação de porque o fazem para conhecer melhor o comportamento destes animais tão simpáticos.

Também lhe pode interessar: 5 coisas engraçadas que os gatos fazem

Índice

  1. Perseguir a sua cauda
  2. Dormir de barriga para cima
  3. Meter a cabeça para fora da janela
  4. Pensam que você atirou o brinquedo e vão buscá-lo
  5. Sacudir a cabeça quando têm um brinquedo

1. Perseguir a sua cauda

De certeza que já viu alguma vez um cachorro dando voltas e voltas sobre si mesmo para morder a cauda. Pode ser uma atitude divertida, no entanto, quando o nosso cachorro a tem e mostra sinais de ansiedade, pode ser um sinal de que algo não está bem. Recomendamos que leia o nosso artigo por que meu cachorro morde o rabo, para descobrir as causas do seu amigo ter esse comportamento de forma compulsiva.

5 coisas engraçadas que os cachorros fazem - 1. Perseguir a sua cauda

2. Dormir de barriga para cima

As posturas que o nosso cachorro pode fazer enquanto dorme podem ser bem estranhas, no entanto, uma das mais comuns e engraçadas é quando fica de barriga para cima. Todas as patas ficam relaxadas, a cara enrugada e, às vezes, com o corpo dobrado como se fosse um verdadeiro contorcionista. Quando o nosso cachorro dorme assim significa que está totalmente relaxado e sente-se muito seguro.

5 coisas engraçadas que os cachorros fazem - 2. Dormir de barriga para cima

3. Meter a cabeça para fora da janela

Vamos no carro, baixamos a janela para entrar ar e, automaticamente o nosso cachorro tira a sua cabeça para fora para desfrutar da brisa. Os cães gostam de fazer isto por diversas razões. Gostam de sentir o vento na cara, mas gostam sobretudo da quantidade de odores que podem perceber desta forma.

Os cães têm o olfato muito mais desenvolvido que os humanos e, ao ir no carro, recebem milhões de partículas olfativas que os fazem desfrutar. Veja como mexe o nariz cada vez que mete a cabeça para fora da janela.

Lembre-se que o animal pode emocionar-se e saltar, por isso cada vez que deixar o seu cachorro colocar a cabeça fora da janela deve tomar as medidas de segurança necessárias.

5 coisas engraçadas que os cachorros fazem - 3. Meter a cabeça para fora da janela

4. Pensam que você atirou o brinquedo e vão buscá-lo

Entre as 5 coisas engraçadas que os cachorros fazem não podia faltar alguma relacionada com o jogo. Os cães são animais bastante brincalhões, gostam de brincar com você, com outros cães e se divertem como crianças quando lhe atira o brinquedo para o ir buscar.

A ânsia que têm por jogar faz com que estejam sempre alertas e quando lhe atira o seu brinquedo, eles saem automaticamente disparados para o ir buscar. Mas quando o engana e não o chega a atirar ficam confundidos sem saber muito bem onde está, porque não o ouviram cair e porque você não o tem na mão.

5 coisas engraçadas que os cachorros fazem - 4. Pensam que você atirou o brinquedo e vão buscá-lo

5. Sacudir a cabeça quando têm um brinquedo

De certeza que já viu alguma vez como o seu cachorro sacude a cabeça quando tem o seu brinquedo na boca, é um gesto que pode ser inclusive adorável porque os vê entusiasmados enquanto brincam, mas a verdade é que este gesto provém dos seus instintos mais primários.

É um gesto idêntico aos que fazem os lobos, animal do qual provêm os cães, quando capturam uma presa. Assim, quando vir essa atitude tão engraçada do seu cachorro, ele está fingindo que o caçou. Mas não se preocupe, não é agressivo, trata-se apenas de um jogo.

5 coisas engraçadas que os cachorros fazem - 5. Sacudir a cabeça quando têm um brinquedo

Estas são apenas algumas das coisas engraçadas que os cachorros fazem, mas cada animal é diferente e cada um faz coisas particulares realmente divertidas que o tornam único. Queremos conhecer o seu amigo, por isso conte-nos nos comentários que coisas engraçadas o seu cachorro faz.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 coisas engraçadas que os cachorros fazem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
5 coisas engraçadas que os cachorros fazem