Ideal para

29 cachorros pequenos que não crescem

Anne Caroline Gonçalves
Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. Atualizado: 25 abril 2023
29 cachorros pequenos que não crescem
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Conhecidos por muitos como o melhor amigo do homem, os cachorros são animais maravilhosos para se ter em casa, agradando tanto quem mora sozinho como aqueles que tem crianças e desejam um bichinho para brincar com elas.

Os animais de porte grande são, muitas vezes, mais difíceis de criar. Demandam mais espaço para correr e gastar energia, além de exigirem um treinador mais experiente. Por isso, se você está pensando em adotar o seu primeiro animalzinho, ou se tem um filho pequeno ou pouco espaço e mesmo assim gostaria de ter um cão por perto, talvez seja uma boa ideia procurar por um pet de porte pequeno.

Existem muitas raças de cães que, mesmo quando chegam à idade adulta, não ultrapassam 40 cm, sendo ótimos para quem mora em apartamento. Pensando nisso, o PeritoAnimal separou 29 raças de cachorros pequenos que não crescem. Entre eles, estão algumas das raças mais comuns do Brasil que podem ser encontradas para adoção em diversas instituições e ONGs. Se está pensando em pegar um novo animalzinho, adotar é sempre uma boa ideia, quem sabe você não encontra um novo companheiro em um pet que precisa de um lar, atenção e carinho?

Também lhe pode interessar: Cachorros para ter em apartamento pequeno

Índice

  1. 29 cachorros pequenos que não crescem
  2. Cachorros que não crescem
  3. Poodle
  4. Pinscher
  5. Yorkshire Terrier
  6. Shih Tzu
  7. Maltês
  8. Pug
  9. Lhasa Apso
  10. Bulldog Francês
  11. Bulldog Inglês
  12. Dachshund
  13. Lulu da Pomerânia
  14. Pequinês
  15. Chihuahua
  16. Fox Paulistinha
  17. Bichon Frisé
  18. Beagle
  19. Basset Hound
  20. Spaniel Anão Continental
  21. Shiba Inu
  22. Cavalier King Charles Spaniel
  23. Schnauzer Miniatura
  24. Basenji
  25. Cão de Crista Chinês
  26. Griffon de Bruxelas
  27. Boston Terrier
  28. Whippet
  29. Papillon
  30. Jack Russell Terrier
  31. West Highland White Terrier
  32. Cachorros de pequeno porte para adoção

29 cachorros pequenos que não crescem

Conheça as 29 raças de cachorro pequenos que não crescem com essa lista:

  1. Poodle;
  2. Pinscher;
  3. Yorkshire Terrier;
  4. Shih Tzu;
  5. Maltês;
  6. Pug;
  7. Lhasa Apso;
  8. Bulldog Francês;
  9. Bulldog Inglês;
  10. Dachshund;
  11. Lulu da Pomerânia;
  12. Pequinês;
  13. Chihuahua;
  14. Fox Paulistinha;
  15. Bichon Frisé;
  16. Beagle;
  17. Basset Hound;
  18. Spaniel Anão Continental;
  19. Shiba Inu;
  20. Cavalier King Charles Spaniel;
  21. Schnauzer Miniatura;
  22. Basenji;
  23. Cão de Crista Chinês;
  24. Griffon de Bruxelas;
  25. Boston Terrier;
  26. Whippet;
  27. Papillon;
  28. Jack Russell Terrier;
  29. West Highland White Terrier.

A seguir, veja a descrição de cada uma dessas raças de cachorro pequenos.

Cachorros que não crescem

Pensando em quem gostaria de ter a companhia de um cachorro em um apartamento pequeno ou não tem experiência para cuidar de um animal de porte grande, listamos aqui as raças de cachorros de pequeno porte mais queridas do país para você dar uma olhada e, quem sabe, encontrar o amigo ideal!

Poodle

O Poodle é a raça mais popular do Brasil e as vertentes Toy e Micro Toy são as mais indicadas para quem procura um companheiro pequeno. Os poodles costumam ter um comportamento bastante enérgico e amoroso, são ciumentos e gostam de atenção.

29 cachorros pequenos que não crescem - Poodle

Pinscher

A versão em miniatura dessa raça é uma das menores do mundo, tendo animais que, algumas vezes, não chegam a passar de 25 cm. Seu corpo magro e alongado, assim como o latido fino e agudo, são algumas das características marcantes dessa espécie cheia de energia e curiosa.

29 cachorros pequenos que não crescem - Pinscher

Yorkshire Terrier

Os cãezinhos Yorkshire Terrier estão entre os preferidos de quem busca um animal uma raça de cachorro peludo que não cresce muito. Gostam muito de atenção e, por isso, são predispostos a sentirem ciúmes de seus donos, pedindo para serem acariciados ou que brinquem com eles.

29 cachorros pequenos que não crescem - Yorkshire Terrier

Shih Tzu

O próprio nome dessa espécie já diz tudo. No sentido literal, Shih Tzu seria algo como “cão leão” ou “pequeno leão”, uma referência à pelagem longa e densa do animal. Eles são muito extrovertidos e se dão muito bem com crianças, pois gostam de brincar e ser paparicados.

29 cachorros pequenos que não crescem - Shih Tzu

Maltês

Uma das raças mais antigas do mundo, o Maltês também se tornou conhecido por sua pelagem comprida e cheia, sendo comparado a um pequeno leãozinho na Ásia. Costumam ser cães muito dóceis, gostam de ser mimados e receber colo, sendo que é também um cachorro que não cresce muito.

29 cachorros pequenos que não crescem - Maltês

Pug

O focinho chato e o rabinho fazendo curvas circulares para cima são apenas duas das características que tornam o Pug um cachorro tão singular e querido. Muitas pessoas que moram sozinhas em apartamentos optam por este animal, que costuma ser muito apegado ao dono, tornando-se um companheiro dócil e brincalhão.

29 cachorros pequenos que não crescem - Pug

Lhasa Apso

Outra ótima opção para quem busca um cachorro pequeno que não cresce muito e peludinho é o Lhasa Apso. Como os seus pelos são divididos em longas camadas, semelhantes a fios de cabelo, estes animais necessitam ser escovados com frequência. Tendem a ser ativos, cheios de personalidade e curiosos, além de serem ótimos companheiros.

29 cachorros pequenos que não crescem - Lhasa Apso

Bulldog Francês

Se você tem bastante tempo para dedicar ao seu novo companheiro, o Bulldog Francês pode ser uma ótima escolha. Extremamente apegados aos donos, não gostam de ficar sozinhos, são curiosos e enérgicos. Os animais dessa raça demandam uma série de cuidados especiais para não desenvolver problemas respiratórios ou doenças de pele, por isso, fique sempre atento!

29 cachorros pequenos que não crescem - Bulldog Francês

Bulldog Inglês

Muito semelhante ao Francês, o Bulldog Inglês é um cachorro extremamente amável, gosta de estar por perto e agradar ao seu dono. São muito teimosos e tem certa resistência para aprender comandos, porém, são muito companheiros e tranquilos.

29 cachorros pequenos que não crescem - Bulldog Inglês

Dachshund

Popularmente conhecidos como “salsicha” ou “linguiça”, os cães Dachshund se destacam por terem o corpo alongado e as pernas curtas, movimentando-se como se estivessem carregando algo pesado ou dando pequenos pulinhos característicos quando correm. São muito protetores, independentes e amam correr e brincar.

29 cachorros pequenos que não crescem - Dachshund

Lulu da Pomerânia

Também conhecido como Spitz Alemão Anão, o pequeno peludinho Lulu da Pomerânia vem se tornando cada vez mais querido por aí, mesmo não sendo um cão tão fácil de se encontrar para adoção. Costumam ter uma personalidade forte e são muito inteligentes, necessitando de brincadeiras que os estimulem.

29 cachorros pequenos que não crescem - Lulu da Pomerânia

Pequinês

Extremamente peludo, o Pequinês precisa ser escovado com frequência e é bastante sensível ao calor, por isso, é um companheiro ideal para viver dentro de casa ou em um apartamento. Os cães dessa raça tendem a ser independentes, teimosos e carinhosos.

29 cachorros pequenos que não crescem - Pequinês

Chihuahua

Chihuahua é a menor raça de cães do mundo, não costumando passar de 20 cm. São companheiros ideais para se ter dentro de casa, dotados de uma personalidade enérgica e leal, gostam de ser mimados e são bastante curiosos.

29 cachorros pequenos que não crescem - Chihuahua

Fox Paulistinha

O Fox Paulistinha (ou Terrier Brasileiro) é um cachorro que se originou em terras brasileiras e, talvez por isso, você tenha ouvido falar pouco deste pequeno. Os animais desta raça tem em média 40 cm, são cheios de energia e amorosos, gostam de brincar e aprendem facilmente

29 cachorros pequenos que não crescem - Fox Paulistinha

Bichon Frisé

Com seu pelo encaracolado, o Bichon Frisé é uma espécie de urso em miniatura para cuidar e criar dentro de casa. São dotados de uma personalidade alegre e sociável, sendo muito apegados aos donos. Além disso, amam brincar e correr por aí, por isso, precisam de brincadeiras e exercícios que os façam gastar energia. São uma boa opção para quem busca uma raça de cachorro que não cresce muito.

29 cachorros pequenos que não crescem - Bichon Frisé

Beagle

Levar um Beagle para casa é como ter uma criança pequena e cheia de energia para te animar e fazer rir, mas que também exige cuidado e paciência. Isso porque os animais desta raça são extremamente enérgicos e curiosos, além de bastante amáveis.

29 cachorros pequenos que não crescem - Beagle

Basset Hound

O temperamento tranquilo e amável do Basset Hound faz com que ele seja uma ótima companhia para quem tem crianças em casa ou um outro animal. O Basset Hound costuma atingir, em média, 35 cm e precisa de exercícios com certa frequência para que não se tornem obesos, pois isso poderia prejudicar sua locomoção.

29 cachorros pequenos que não crescem - Basset Hound

Spaniel Anão Continental

Você pode até não conhecer o Spaniel de nome, mas com certeza já viu um cachorro pequeno, com as orelhas e o rabinho extremamente peludos e o focinho comprido andando pelas ruas. Os cães dessa raça são ótimos companheiros para quem tem pouco espaço. Enérgicos, gostam de brincar e são muito amorosos.

29 cachorros pequenos que não crescem - Spaniel Anão Continental

Shiba Inu

Apesar de não ser o menor cachorro dessa lista, uma vez que um Shiba Inu adulto pode atingir até 43 cm, estes animais tem se tornado cada vez mais populares no Brasil, se mostrando ótimos companheiros para quem quer ter por perto um bichinho calmo, brincalhão e que ama passear.

29 cachorros pequenos que não crescem - Shiba Inu

Cavalier King Charles Spaniel

Outro cãozinho de pelagem longa e densa ótimo para criar dentro de casa ou em um apartamento é o Cavalier King Charles Spaniel. As orelhas e a cauda costumam ter pelos mais cacheados, criando um charme à parte. Já com relação ao temperamento, costumam ser dóceis e se dão bem com crianças, gostam de brincar e de ter sempre uma companhia, além de serem dos mais cachorros que não crescem muito mais populares entre os idosos.

29 cachorros pequenos que não crescem - Cavalier King Charles Spaniel

Schnauzer Miniatura

O Schnauzer Miniatura é mais uma das raças de cachorro pequeno excelente para quem busca um cachorro ativo, inteligente, leal e curioso. Eles têm a personalidade forte e, por isso, a socialização dessa raça é tão importante pois, se não forem corretamente socializados, podem se tornar cachorros agressivos, bravos ou medrosos.

29 cachorros pequenos que não crescem - Schnauzer Miniatura

Basenji

Os cachorros da raça Basenji são extremamente limpos e latem muito pouco. A personalidade é brincalhona e um pouco teimosa, por isso, precisam de um tutor paciente e constante na educação. Além disso, pode ser um pouco tímido com desconhecidos podendo ser um pouco agressivo se for provocado, por essa razão, não é uma raça de cachorro pequeno recomendada para famílias com crianças.

29 cachorros pequenos que não crescem - Basenji

Cão de Crista Chinês

O Cão de Crista Chinês, além de ter uma aparência única e inconfundível, é um cachorro extremamente alegre, agradável e sensível. Essa raça de cachorro costuma ser muito leal a uma pessoa específica, a qual considera seu companheiro principal. Ainda assim, por ter uma personalidade tímida, ele deve ser bem socializado para evitar que se torne um cachorro medroso.

29 cachorros pequenos que não crescem - Cão de Crista Chinês

Griffon de Bruxelas

O Griffon de Bruxelas, Griffon Belga e Pequeno Brabançon são três raças em uma, pois apenas têm diferenças na cor e tipo de pelo. Porém, a Federação Cinológica Internacional (FCI) considera esses cachorros como três raças separadas, outras organizações como o Kennel Club Americano e o Kennel Club Inglês reconhecem três variedades de uma mesma raça denominada Griffon de Bruxelas. Seja como for, esses cachorros têm uma personalidade forte muito parecida, sendo mais recomendados para tutores adultos experientes no trato com cachorros.

29 cachorros pequenos que não crescem - Griffon de Bruxelas

Boston Terrier

O Boston Terrier é mais um exemplar perfeito da lista de raças de cachorros pequenos que não crescem.São cachorros amigáveis, sociáveis, leais e muito inteligentes. O seu bom caráter fez com que se tornasse um dos peludos mais amados pelas famílias de todo o mundo.

29 cachorros pequenos que não crescem - Boston Terrier

Whippet

O Whippet é uma raça de cachorro pequeno muito tranquila, gentil, doce e sensível. Pode ser um pouco tímido com estranhos e, por isso, é muito recomendável que seja socializado desde filhote, evitando que se torne um cachorro muito reservado com outros animais ou pessoas.

29 cachorros pequenos que não crescem - Whippet

Papillon

A raça de cachorro Papillon está sempre alerta em relação ao tutor ou a qualquer movimento próximo de casa, costuma ser um cachorro que late bastante dependendo da educação que recebe. São cachorros extremamente brincalhões, que precisam de boas doses de passeios e jogos diários.

29 cachorros pequenos que não crescem - Papillon

Jack Russell Terrier

O Jack Russell Terrier é um cachorro muito ativo, que tem muita energia e adora brincar. Pode ser a raça de cachorro pequeno ideal para família que tem crianças ou outros animais, porém é importante ressaltar que a relação entres esses membros deve ser de respeito mútuo, carinho e muitas brincadeiras.

29 cachorros pequenos que não crescem - Jack Russell Terrier

West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier é uma das raças de cachorros mais queridas do Brasil. É o companheiro perfeito para crianças, sendo o cachorro mais carinhoso e sociável entre os terrier. Pela sua personalidade tão amável, adoram se sentir parte de um núcleo familiar, devolvendo em dobro todo o amor que os tutores lhe oferecem.

29 cachorros pequenos que não crescem - West Highland White Terrier

Cachorros de pequeno porte para adoção

Muitas vezes, quando se pesquisa sobre raças de cachorros indicadas para quem não tem muito espaço em casa, as pessoas esquecem que existem muitos animais SRD (Sem Raça Definida, também conhecidos como “vira-lata”) disponíveis em idade adulta e que não cresceram muito.

Existem cerca de 20 milhões de cães sem um lar no Brasil e muitos deles estão disponíveis para adoção em ONGs e outros tipos de associações. A maioria deles não tem uma raça definida. Se você está procurando um cachorro de pequeno porte para adoção, pode ser que encontre o seu amigo ideal em um bichinho mestiço.

Antes de adotar um animal SRD, tenha em mente o que você está buscando. Existem casos em que é possível encontrar uma ou mais raças predominantes nos traços físicos e comportamentais do pet e, assim, você conseguirá ter uma noção de como será o bichinho quando adulto. Em um Yorkshire misturado com Poodle, por exemplo, é possível que você consiga notar características de ambos. Como as duas raças são de porte pequeno, podemos imaginar como ficaria este filhote ao atingir a idade adulta.

Porém, na maioria das vezes, não é possível distinguir qual é a raça dominante em um vira-lata, uma vez que houveram misturas recorrentes em diversas gerações. Quando isso acontece, o animal se destaca por trazer traços peculiares, mas também se torna mais imprevisível. Se você deseja levar um cãozinho desse para casa mas tem medo que ele cresça demais, é uma boa opção adotar um cachorro em idade adulta. Observar e interagir com ele antes de acolhê-lo pode ajudar, assim você já saberá o seu tamanho e terá uma ideia da personalidade dele.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 29 cachorros pequenos que não crescem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.

Vídeos relacionados com 29 cachorros pequenos que não crescem

1 de 3
Vídeos relacionados com 29 cachorros pequenos que não crescem

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Ana
Hoje em dia existem diversas ONGs confiáveis em que vocês podem encontrar cachorros de porte pequeno para adoção mais os mais populares são os de porte grande ( os mais encontrados).
A sua avaliação:
MARIA CLAUDIA PADILHA
Quero muito adotar um poodle 0, ou maltês ou schitsu pois tenho minhas netas pequenas então quero esses pois sei que se dá bem com criança,e porque moro em condomínio e não tem muito espaço
A sua avaliação:
Alba Valéria Dos Santos Nogueira
Quero adotar um cachorrodr porte pequeno moro sozinha e quero um pequeno para me fazer companhia pequeno posso levar para aonde eu for
A sua avaliação:
Luiz Fabiano Braga de Mendonça
Gostaria muito de adotar um cachorro pequeno porte pois moro numa casa pequena só eu e minha esposa queria um novo membro para família para trazer alegria
A sua avaliação:
Ludmila morais Tibúrcio
Queria um cachorro que cresce pq eu moro em um apartamento e não tempo muito local e eu amo cachorro
A sua avaliação:
Leticia
Gostaria de um cachorro que não crescesse muito para adotar?
A sua avaliação:
Leticia
Onde posso encontrar cachorros pequenos que não crescem para adotar?
Milton Honorato Bernardes
No canil às vezes tem até de raça.
poa
batata pode comer?
Maria Fernanda de Sales Guimarães
Eu sou apaixonada pela raça Papilon eu amo essa raça ais pelo o que eu li no trecho falando dele não se fala o tamanho do Papilon , qual é o tamanho dele?Eu sei que ele e de porte pequeno mais eu queria saber o tamanho verdadeiro dele e o peso dele.
Leticia
Quero um cachorro de porte pequeno que não cresce
roberto
esse cachorro aqui: Cavalier King Charles Spaniel ele é pequeo e muito bom
A sua avaliação:
Clarice de castro
Queria adotar um cachoro de raça pequena mais n muito velho
Luzia Rodrigues Félix
Gostaria de adotar um cachorro de pequeno porte ,para dá pra minha bebê de 2 aninhos
Conceição Gomes
Gostaria de adotar um cachorrinho porte pequeno BULLDOG
Margareth
Gostaria de adotar um cachorrinho de porte pequeno e peludinho
A sua avaliação:
Daniela
amo cachorros pequenos para apartamento
SANDRA REGINA DE OLIVEIRA
Gostaria de ver um cachorrinho para adoção muito pequeno pois não tenho espaço e é para crianças também pequenas
1 de 30
29 cachorros pequenos que não crescem