Prevenção

10 coisas comuns que podem matar o seu gato

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 5 julho 2023
10 coisas comuns que podem matar o seu gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Existem muitas coisas que podem matar o seu gato e algumas encontram-se na sua própria casa sem que você saiba. É fundamental que se informe e saiba identificar quais são estes produtos, alimentos ou plantas e que os mantenha bem afastados do seu felino.

No PeritoAnimal propomos-lhe uma lista completa de coisas comuns que podem matar o seu gato, explicando-lhe porque isso pode acontecer. Além disso, também lhe explicamos o que fazer se o seu gato sofrer uma intoxicação ou como o pode evitar.

Continue lendo e descubra 10 coisas comuns que podem matar um gato.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns nos gatos

Índice

  1. Água sanitária
  2. Aspirina
  3. Flor-de-maio
  4. Chocolate
  5. Fumaça de tabaco
  6. Peixe cru
  7. Bolas de naftalina
  8. Pasta de dente
  9. Tinta
  10. Veneno para ratos
  11. O que fazer se o gato for intoxicado?
  12. Conselhos para evitar que o seu gato sofra uma intoxicação
Ver mais >>

1. Água sanitária

Iniciamos nossa lista de coisas que podem matar um gato falando da água sanitária. É normal que nas épocas de maior calor o gato tente beber água de qualquer lugar. Especialmente se tiver o seu bebedouro vazio, pode tentar ingerir líquido de outros lugares. Se por um descuido se esquecer do balde com água sanitária que usou para limpar, pode ter um grave problema.

Os gatos adoram a água sanitária, é irresistível para eles. Mas isso pode significar um problema grave para a sua saúde. A água sanitária é muito nociva e pode causar problemas graves no seu sistema digestivo, vômitos, salivação excessiva e muita dor. Se vomitarem, a água sanitária pode ser um terrível corrosivo para a boca do gato.

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - 1. Água sanitária

2. Aspirina

As aspirina é um medicamento muito habitual, que não prejudica o corpo humano. No entanto, os efeitos no nosso gato podem ser muito graves uma vez que é muito venenosa para os felinos. Outros medicamentos, como por exemplo o caso do paracetamol, também são tóxicos para os gatos.

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - 2. Aspirina

3. Flor-de-maio

A Flor-de-maio é uma das plantas tóxicas para gatos. É muito importante certificar-se de que o seu gato não consegue aceder a ela de nenhuma foram, uma vez que parecem ter uma atração natural para esta planta. A substância leitosa que esta planta libera causa vômitos e diarreias quando ingerida em pequenas quantidades, mas em grandes doses pode ser muito prejudicial, por isso, é considerada um veneno para gatos.

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - 3. Flor-de-maio

4. Chocolate

O chocolate contém uma substância tóxica chamada teobromina, um alcaloide que se obtém do cacau e que estimula o sistema nervoso e é considerado um verdadeiro veneno para o gato. Ao contrário do que acontece com as pessoas, os felinos não são capazes de eliminar esta substância do seu corpo. Apenas seis gramas por quilograma de peso podem ser mortais. Veja também esta lista de alimentos proibidos para gatos.

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - 4. Chocolate

5. Fumaça de tabaco

Tal como acontece com as pessoas, a fumaça do tabaco propicia o aparecimento de câncer no gato. Se você é fumador aposte em ter as janelas bem abertas, por fumar no exterior da casa sempre que for possível e por lançar o fumo para cima para evitar o contato com o gato, pois esta é outra das coisas que podem matar um gato.

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - 5. Fumaça de tabaco

6. Peixe cru

Não é boa ideia oferecer peixe cru ao nosso gato, embora possa ter sobrado alguma coisa do nosso sashimi. O peixe cru pode conter bactérias, muito prejudiciais para um gato que está acostumado a comer ração seca. Por outro lado, também devemos vigiar as espinhas, uma das primeiras causas de perfuração intestinal em gatos sendo, assim, outra das coisas comuns que podem matar gatos.

Por último, comentar que o consumo de determinados peixes, como é o caso do atum, pode provocar deficiências de vitamina B e uma quantidade excessiva de mercúrio, algo que é muito mau para os gatos.

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - 6. Peixe cru

7. Bolas de naftalina

Muitos tutores se perguntam se naftalina faz mal para gatos, já que é muito provável que o seu gato se sinta atraído se enxergar bolas de naftalina no chão. Mas se a naftalina for ingerida pelo felino, estamos diante de um problema de saúde muito grave que danifica de forma muito considerável o sistema nervoso. Pode provocar vômitos, diarreia e até convulsões. Então, sim, a naftalina é prejudicial e considerada um veneno para gatos.

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - 7. Bolas de naftalina

8. Pasta de dente

A pasta de dente contém uma grande quantidade de elementos químicos como por exemplo o flúor ou os abrasivos (sal). Concretamente o flúor, é muito prejudicial e perigoso para a saúde do seu gato.

Pode causar alterações nervosas, falta de atenção, ardor de estômago, vômitos e danos internos. A longo prazo pode até causar incontinência e até a morte. É muito importante evitar o acesso do gato a este produto por isso, por ser uma das coisas comuns que podem matar um gato e que nem imaginamos.

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - 8. Pasta de dente

9. Tinta

Os diferentes tipos de tintas são compostos por pigmentos, aglutinantes, dissolventes, plastificantes e outros elementos. Todos eles são prejudiciais para a saúde intestinal do gato, mas os dissolventes, em particular, podem causar alucinações, dores internar muito intensas, convulsões, epilepsia, coma e até arritmias cardíacas. Então deixe as tintas fora do alcance dos felinos!

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - 9. Tinta

10. Veneno para ratos

Evidentemente qualquer tipo de veneno é muito prejudicial para a saúde dos nossos animais de estimação. Se tem gatos ou cães em casa nunca utilize venenos para ratos, uma vez que os seus pets podem também ser afetados. Não esqueçamos que as crianças também são susceptíveis de comer qualquer coisa que encontrem. Aposte antes em armadilhas caseiras que não matem o rato e que não possam prejudicar os seus animais. Ingerir este tipo de produto pode causar a morte de forma muito rápida.

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - 10. Veneno para ratos

O que fazer se o gato for intoxicado?

Se o seu gato se intoxicou deve ir ao veterinário o quanto antes para que ajude a expulsar a substância tóxica do seu corpo. Lembre-se que não é aconselhável forçar o vômito se não temos a certeza do que ingeriu, isto porque alguns produtos como a água sanitária podem agir como perigosos corrosivos na sua boca.

Recorra ao veterinário de urgência se for necessário, a vida do seu gato está em risco se ele ingeriu alguma destas 10 coisas comuns que podem matar o seu gato.

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - O que fazer se o gato for intoxicado?

Conselhos para evitar que o seu gato sofra uma intoxicação

O melhor que pode fazer para evitar que o seu gato se intoxique será manter fora do seu alcance todos estes produtos tal como faria com uma criança pequena. Não pode esperar que o gato saiba identificar que coisas são nocivas ou não. Você mesmo deve zelar pela sua segurança de forma responsável.

Agora que você conheceu algumas das coisas que podem matar um gato, não perca esses dois artigos que recomendamos:

10 coisas comuns que podem matar o seu gato - Conselhos para evitar que o seu gato sofra uma intoxicação

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 coisas comuns que podem matar o seu gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
Lili
Boa noite o meu gato ingeriu ben u ron e agora
A sua avaliação:
Isabela Candiani
Boa noite!
Meu gato lambeu um pinguinho de pasta de dente, devo me preocupar? O que eu faço?
NAYANE
Eu botei um pouquinho na boca do meu gato pq estava com bafo, GENTE NAO FAÇAM ISSO, ele começou a correr pela casa toda fazendo cara feia e babando. Acalmei ele um pouco e fiquei esperando... ele ficou bem com uns minutos.
A sua avaliação:
jessica santos
meu gato bebeu água sanitária hoje, quando vi estava tonto parecia ele, mais depois de algum tempo estava normal. devo me preocupar ?
Luísa Savala
Oi Jessica! Para garantir o bom estado de saúde do seu pet, o mais indicado é buscar um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gabriel
paracetamol tambem
Francisca Marcelino
Dia 7 de Junho quando cheguei em casa por volta das 16 hs minha gata de 4 anos estava paralisada próxima a pia da cozinha. Pensei que estava dormindo, mexi com ela, ela miou alto.
Parecia estar morrendo. Pensei e dei 3ml de azeite. Língua Branca, céu da boca Branco. Olhos como bola de gude...depois dei 3 ml de leite. ..ela não morreu, mas não fica em pé. A língua e o céu da boca voltaram ao normal. ..
Luísa Savala
Oi Francisco! Você deve levar a sua gata em um médico veterinário de confiança o quanto antes pois, se trata de uma situação grave.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Isabel Monteiro
Estou muito triste porque meu gato comeu uma planta nao dei conta a tempo. Hoje ele ta muito mal. Tenho medo que seja tarde .
A sua avaliação:
Rosemeire Jesse
O Video do YouTube é difícil de entender Porque a música de fundo é muito alta. Não se pode concentrar no q a Mofa diz. Por isso eu dei um sinal de negativo... Mas squi a reportagem está entenderxtremamente Clara entenderxtremamente legivel. ainda bem. obrigada
A sua avaliação:
silmara
Sempre aprendendo...é bom saber,mas tem pessoas que tem más intenções e odeiam gatos! E podem usar estas informações para o mau...eu tenho três lindos bichanos que adotei!
A sua avaliação:
Ilone Adiers
Ola td bem. Tenho um gato amarelo com laranja tem 4 anos e castrafo. Dou racao de gato castrado . esta lindo. Porem gangei um preti ho que esta com 4 meses ao come a racao de filhote e mestico com persa. Misturo as racoes dou a goldem. Nao sei o que fazer. Estao bem. Mas creio que pode Faltar alguma coisa para o bebe.
Onrigada.
Roberto Rodrigues
Percebo um estilo linguístico meio "complexo" nos textos. Por acaso a origem deles é portuguesa?
CARMEM
Herbicida Roundap o cara que corta grama passou disse que era inofensivo para os animais,mas minha gatinha de 10 que estava saudável deve ter ingerido o capim e morreu com hemorragia interna,ficou uma semana agonizando.Quem animais em casa nao deixa passar esse veneno
Márcia Caetano
Sra. Cármem, realmente esse herbicida NÃO É INOFENSIVO e sua fabricante, a Monsanto, é acusada de contaminar uma cidade inteira com resíduos industriais enterrados no solo sem que a população soubesse - hoje, 3.500 dessas pessoas estão com câncer e processando a Monsanto por isso. Ela tb é acusada de introduzir ilegalmente no Brasil a sua soja Roundup Ready, alterada geneticamente para resistir a um inseticida fabricado pela própria empresa.
luiz
Bom !!! Tenho um gatinho que esta sofrendo muito ele esta com 15 anos !!! esta com cancer !! esta mais de 7 meses com alimentação pela solda !! Minha esposa ama de mais mais não tem corajem de sacrificar !!
Eu queria dar ulguma coisa p ele que o levasse dessa p melhor pois esta sofrendo muito e juntos com toda minha familia !! Que aparecer morte natural !!!
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luiz! A única forma de que o seu gato morra de uma forma indolor e "humana" é através da morte medicamente assistida, a eutanásia. Leia o nosso artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/a-eutanasia-nos-gatos-20919.html
fatima garcia
faz mal o gato bebe comer raçao de adulto,
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fatima! Rações próprias para filhote são bem mais aconselhadas pois nessa idade eles precisam de um aporte calórico e nutrientes diferentes do que precisam em adultos e essas rações foram estudadas e planeadas para isso mesmo. A infância dos gatinhos é a altura mais importante para que você invista numa boa ração, porque assim ele vai crescer mais forte e a probabilidade de ter problemas em adulto é inferior. Aconselho a que invista numa boa ração, mesmo sendo mais cara porque você vai poupar muito no futuro se o seu gato crescer saudável!
fatima garcia
eu comprei lhe roial canin, e ele gosta muito pate da hills, mas como salta muito vai comer a raçao do meu outro persa que só come comida da virbac, que compro no veterinario. mas ele come tudo, é um comilao..
A sua avaliação:
Daniel
Boa materia, parabens.!!!
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Muito obrigado Daniel! :)
A sua avaliação:
caroline
gato é um caçador de peixe natural....
Carina
Precisa estudar história, pelo amor de Deus, isso é um mito.
Márcia Caetano
Gato "caça" peixe????
A sua avaliação:
Larissa
Outra flor ruim para gatos é o lírio, só a inalação do pólen pode desencadear insuficiência renal aguda, podendo levar ao óbito.
A sua avaliação:
Angela
NOSSA O GATINHO DE CASA AMA CHOCOLATE VOU PARAR COM ISSO PROMETO
A sua avaliação:
Renata Silva
Cuidado paracetamol é um veneno e pode matar o seu gato sim, caso necessite de algo para tirar a dor utilize diporona e lembre se apenas uma gotinha por kg . É comum pessoas acharem que gato pode tomar a mesma dose que seres humanos ERRADO e CUIDADO apenas uma gota por kg
Rosangela
Acho que nunca devemos medicar nossos amigos. Veterinário SEMPRE.
A sua avaliação:
Jaime
Excelentes informações! Muito obrigado por partilharem essas dicas
Marlene Scarpelli
O Paracetamol é tóxico até para seres humanos. Quase matei meu marido, com o uso desse medicamento. O metabolismo dele é feito no fígado e não no estômago, como a Novalgina
Josiel Silva
Será que paracetamol mata mesmo, pois já dei três comprimidode 500 mg, um por dia e nada de meu gato , que, precisa morrer. entrar em óbto. Ele está desenganado e eu não tenho dinheiro para pagar uma eutanásia e com isso, continua sofrendo. Não sei mais o que fazer.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Josiel! Nenhum animal merece uma morte dolorosa como a que você pode estar sujeitando o seu animal a sofrer. A eutanásia é a única forma de terminar com o sofrimento dele de uma forma considerada "humana". Você deve procurar um médico veterinário ou uma associação de animais e explicar a sua situação econômica para que o possam ajudar. Jamais a morte de um animal sem ser medicamente assistida é justificável. Para além de que pode ser considerado um mau trato, punível por lei. Por esse motivo, o PeritoAnimal está totalmente contra o uso de métodos alternativos à eutanásia!
Leninha
Quando meu gato de 15 anos começou a perder temperatura, o veterinário se recusou a fazer eutanásia. Os órgãos do gatinho estavam falhando. Em vez disso, acolheu no hospital, colocou na toalha térmica, medicou no soro e o assistiu até seu último suspiro. Minha situação econômica não permitia a internação do meu filho, mas o veterinário o atendeu a vida toda e quis ajudar. De toda forma, o veterinário disse que não daria para salva-lo mais...
1 de 13
10 coisas comuns que podem matar o seu gato